Sōzō Portugal, S.A.
  • apoiocliente@sozo.pt

Honda Automóveis - Incompetencia

Bruno Vieira
Bruno Vieira apresentou a reclamação
30 de julho 2023 (editada a 7 de agosto 2023)
Boa tarde

Venho por este meio fazer uma reclamação à Honda Portugal uma vez que internamente no concessionário aparentemente ninguém quis saber da porcaria de serviço que me prestaram

No dia 19 de Maio de 2022 tive um pequeno acidente com o meu Honda Civic, do qual não fui culpado e existe um relatório da PSP de Leiria a comprovar.
Imediatamente chamei a PSP, assinei a declaração amigável e encaminhei logo o carro para a ONDAL (Concessionário Honda em Leiria)

No dia seguinte (20 de maio) tentei ligar diversas vezes, de forma seguida e ao longo do dia, ao chefe de Oficina (Paulo Mendes), que nunca me atendeu o telefone. Nisto um dos vendedores atendeu o telefone da Oficina e enquanto estava ao telefone comigo tentou encontrar o sr. Paulo, não conseguindo encontrar o sr. Paulo, comprometeu-se a transmitir o recado assim que o visse.

No dia 21 voltei a ligar e lá consegui falar com o sr. Paulo, para o informar da situação do acidente e agendar a marcação da peritagem.

Comecei passado pouco tempo a receber mensagens da seguradora a dizer que era necessário eu dar autorização à oficina para que o carro fosse desmontado e a peritagem concluída.
Liguei novamente ao Sr. Paulo que me disse que nao era assim que funcionava e que só desmontavam o carro quando houvesse atribuição de culpas, etc.

Quando por fim houve atribuição de culpas, depois da seguradora receber o relatório da PSP, o carro la foi reparado.

No dia 24 de Junho por volta das 15:00 liguei ao Sr. Paulo a perguntar como estava a correr a reparação, ao que ele me responde que ainda me entregava o carro no próprio dia.
Eu iria necessitar de um carro para os dois dias seguintes e até ao momento não tinha pedido um de substituição, pois não tinha havido essa necessidade.
Até referi que não valia a pena andar a apressar o trabalho, que queria o carro como deve de ser e se não fosse possível entregar o carro ainda no dia 24, não havia problema que iria então pedir nesse momento carro de substituição.
O sr. Paulo de forma indignada respondeu que o carro só estava a alinhar a direção e mo entregava no fim.

Às 17:20 ligou-me para ir buscar o carro. eu fui.

No proprio dia ao retornar a casa reparei que a mascara do farol de nevoeiro do lado esquerdo estava partida e o farol de nevoeiro solto.
No dia seguinte desloquei-me a Coimbra e comecei a notar a direção desalinhada o que era estranho pois supostamente o carro tinha sido alinhado no dia anterior. Quando estava a estacionar comecei a ouvir um barulho que parecia vir do volante. Retornei a casa com bastante cuidado e chamei um vizinho que é chefe de Oficina num concessionário Ford para ver se era seguro andar com o carro até poder mandar corrigir o que quer que fosse. Nisto este sr. diz-me que tinha a rótula da direção totalmente DESAPERTADA e que não me espetei graças a Deus.
Tentei ligar ao Sr. Paulo de imediato, mais uma vez, nao atendeu.
Liguei ao sr. Virgilio uma vez que é adjunto da direcção do concessionário poderia eventualmente chamar o sr. Paulo à atenção.
Relatei o que se passou, e enviei por Whatsapp videos e fotografias de todos os defeitos encontrados.
- Capot desalinhado
- Farol de nevoeiro totalmente solto
- Mascara do farol de nevoeiro partida
- Direcção desalinhada

Ao que me parece ninguém foi chamado à atenção.
Na segunda-feira seguinte liguei ao sr. Paulo e mostrei o meu descontentamento com o serviço prestado, ele disse para no dia 4 de Julho lá deixar o carro novamente e iria corrigir todos os defeitos, além de que me emprestava um carro para eu andar enquanto o meu lá estivesse.
Chegando ao dia 4 tive de pedir à minha mãe para ir ela deixar o carro na oficina e pedi-lhe para transmitir os reparos que necessitavam de ser feitos.
A minha mãe assim o fez, e o sr. Paulo fez questão de dizer que de certa forma eu estava a ser demasiado picuinhas e que nem os carros novos vêm assim tão bons.

Eu comprei um Honda e o que não falta por aí são boas oficinas, mas eu fiz questão de o colocar a arranjar na marca, pois achei que iria ter um serviço exímio, afinal os profissionais da Honda não passam de medíocres,e em vez de pedir desculpa eu como cliente ainda tive de ouvir uma pessoa arrogante.

Off-topic: Os meus pais têm uma Volkswagen Passat que ha uns anos teve um problema eletronico e esteve numa oficina em Leiria em que o proprietário teve a humildade de dizer que não conseguia resolver e não pediu nem 1€ por todas as horas que perdeu a tentar resolver o problema. Levei o carro ao concessionário em Leiria (Lubrigaz) onde na recepção a recepcionista fez um comentário desagradável, depois de contar o que se passava com o carro. Algo do género "Pois, metem os carros onde nao devem, depois dá asneira".
Depois da reparacção recebi uma SMS com um link para avaliar a minha satisfação com o serviço, nas observações escrevi o que a recepcionista me disse. Essa recepcionista foi DESPEDIDA no proprio dia, e sei isto porque ela própria me ligou em lagrima a pedir para retirar a minha avaliação que lhe tinha custado o emprego.
A HONDA devia aprender um bocadinho com as outras marcas.
Nunca mais voltarei a entrar numa oficina Honda nem nunca mais compro Honda.
Data de ocorrência: 31 de julho 2022
30 de julho 2023
Exmo(a). Sr(a). Bruno Vieira,

Desde já agradecemos a vossa comunicação.

Informamos que a situação por vocês exposta no dia 2023-07-30 se encontra em acompanhamento pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente, que irá contactá-los através do seguinte endereço: apoiocliente@sozo.pt.

Sózó Portugal

Caro Bruno, li tudo com a atenção de quem tem o seu primeiro Honda e venho referir que fazendo fé no seu pormenorizado relato, lamento muito pelo que está a passar. Lamento por si e lamento pela marca Honda, que não merece que destratem nenhum cliente desta forma , nem que as verdades sujem o seu nome.
Pergunto aos responsáveis como podem aceitar que destratem desta forma alguém que se preocupou em levar o carro à marca, em acompanhar o processo, em ter tido paciência de esperar ordeiramente pela reparação do veículo e apesar de tudo ser desconsiderado desta forma. Como apreciador da filosofia nipónica não posso estar mais em desacordo com o processo. Não foi isto que o Sr Soichiro Honda pretendeu deixar coo legado. Simplesmente é um comportamento indigno de quem tem a responsabilidade de representar a marca. Porra, mas é assim tão difícil devolver a chamada ao cliente? Consigo colocar-me na sua pele pois há uns anos aconteceu-me algo semelhante num concessionário de uma marca francesa, em Vila do Conde e claro vendi a carrinha, expliquei tim tim por tim tim dos defeitos da mesma ao comprador, pois o conhecimento que já tinha da vida não permitia que fosse de outra forma e adeus até nunca mais. O que não falta são marcas e concessionários. Na verdade por mais cuidados que tenhamos na escolha de carro/concessionário corremos sempre o risco. A minha máxima é que para se perder um cliente basta tratá-lo bem, agora pense... Enfim, felizmente para mim, até ver, estou satisfeito com o serviço do concessionário que escolhi, e espero que assim continue pois só têm a ganhar. Cliente satisfeito trás clientes! Espero que tudo se resolva com a dignidade que um cliente Honda merece.