Hospital da Senhora da Oliveira

Hospital da Senhora da Oliveira - Mau atendimento

Noémia Azevedo
Noémia Azevedo apresentou a reclamação
21 de novembro 2023
Desloquei-me ao serviço de urgência do HSOG, no dia 20.11.2023, pelas 9h30, por indicação do Sr. Dr. Luis Almeida Maia, que atendeu o meu filho,após queda que levou à fractura do escafóide da mão esquerda.
Conforme me indicou este médico - que foi excecional - deveria nesta visita refazer os exames imagiológicos para averiguar o estado da lesão, já que, na data da primeira avaliação após colocação do gesso, a fratura do osso em causa não apresentava consolidação, mantendo-se a necessidade do gesso. Acrescentou ainda este médico que, na data da segunda reavaliação, a manter-se o quadro, ou seja, na ausência de melhoria de consolidação, a indicação seria de cirurgia.
Hoje, chegados à urgência, fomos atendidos por dois outros médico que, após realização de exames imagiológicos, concluiu que a lesão se mantinha mas que, ainda assim, deveria retirar o gesso e indicar ao paciente - de 15 anos!! - que deveria apenas suportar a dor, exercitar a mão mas evitar atividades de contacto. (repita-se, indicações a um adolescente de 15 anos!!!)
Apesar de termos mostrado o papel com as indicações do outro médico, foram ignoradas, mandando o meu filho embora da urgência que, com a dor e o tempo que esteve sem alimentação, acabou por desmaiar, tendo sido necessário passar para pediatria.
Rogo, em nome de todos os utentes, dos bons médicos e do nosso SNS, cuja imagem já é, infelizmente, tão má, que seja averiguado o assunto e apuradas as devidas responsabilidades, solicitando ainda a revisão urgente do estado da lesão do meu filho, que saiu do hospital a queixar-se imenso das dores e com o osso, ainda, partido, sem qualquer perspectiva concreta de melhoria.
É que não só este médico, na nossa leiga opinião, actuou negligentemente perante a lesão e de modo indiferente ao sofrimento da criança, como lhe faltou lealdade profissional com o seu Colega, já que passou por cima da sua opinião, sem motivo aparente.
Como a dor persistia, voltamos de novo ao serviço de urgência para ser avaliado de novo, desta feita o médico ortopedista, diz, e passo a citar" querias o quê, subir paredes só porque tiras-te o gesso? Esta lesão pode demorar mais de três meses a consolidar, faz o que puderes e toma benuron, ou brufen para as dores. Se não passar vens procurar o Dr Luís " escusado será dizer que foi com muito autodominio e respeito que não tratamos o senhor como ele merecia. Como podem médicos da mesma área de saúde terem visões tão diferentes. Infelizmente é mais uma mancha na reputação de um hospital que já tem pouca" toalha branca" para ser manchada.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2023
Noémia Azevedo