Hospital do Divino Espírito Santo

Hospital do Divino Espírito Santo - Tratamento dos utentes em sala de espera

Sérgio Filipe Duarte da Silva
Sérgio Silva apresentou a reclamação
19 de janeiro 2024
No dia 19 de janeiro, dirigi-me em situação de urgência para ser atendido. A entrada era meio caótica, pois entrar no serviço que mudaram qualquer utente fica perdido. Lá entrei, após perguntar às pessoas. Identifiquei-me e mandaram-me para a triagem. Diziam que era "lá fora" e dirigi-me para o exterior novamente e meio perdido. Dada a inexistência de uma placa informativa, entrei num espaço errado. Após questionar onde ficava a zona de triagem,
informaram-me sobre o local. Entrei na triagem e referi que o funcionamento é caótico para um utente que desconhece os locais. De seguida, encaminharam-me para uma sala, balcão 2. Como já lá teria entrado por engano, já sabia onde ficava. Entrei e aguardei. Ao fim de meia hora (20h00) informaram que o serviço iria fechar e que deveria ir para outra sala de espera. Sem informarem às pessoas onde seria tal sala de espera, perguntei. Informaram aos utentes que era na sala de admissão onde entramos. Fomos todos, com pessoas a reclamar, pois com frio na rua e pessoas doentes não é uma boa forma de tratamento. Acontece que essa sala ficou cheia e sem lugares disponiveis. Reclamei de imediato e se não seria melhor colocar cadeiras para todas as pessoas. Referiram que não e, se quisesse, que fizesse queixa. E assim foi. Considero uma vergonha de tratamento das pessoas e uma falta de ética, seja pela forma desconfortável que tratam os utentes como pela ausência de ajuda às pessoas. Venho, por este meio, pedir que alterem este tipo de comportamento e de tratamento e melhorem as condições, organização dos espaços e eficácia no tempo de espera.
Data de ocorrência: 19 de janeiro 2024