Hospital Garcia de Orta
Hospital Garcia de Orta

Hospital Garcia de Orta - Execução de exame em doente oncológico - biópsia aspirativa transtóracica

Rute Martins apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2023
Desde a última quinzena de Dez22 que o meu pai vem sendo acompanhado no HGO por ter sido diagnosticado com cancro do pulmão. Efetuaram diversos exames nomeadamente análise, PET e Broncoscopia. Neste último exame não foi possível efetuar biópsia pois o tumor encontra-se em zona periférica no pulmão. Foi solicitado uma Biópsia aspirativa transtoracica no dia 13/01/2023. Quando fui ao respetivo serviço para entregar o pedido do exame foi-me transmitido que o exame iria demorar para ser efetuado pois o único médico que o realiza estava de férias. Até hoje dia 14/02/2023 o meu pai contínua a aguardar o contacto para efetuar este exame. Sem ele não pode avançar para tratamento de quimioterapia. E os dias continuam a passar e o estado do meu pai a agravar-se. Que país é este em que se deixam morrer pessoas com falta de assistência?
A questão é como é possível ter um acompanhamento destes? Um doente com uma doença grave não terem médico para executar o procedimento. Um hospital que serve diversos concelhos com um único médico a efetuar este exame???? Perante esta falta o doente não teria de ser encaminhado para a sua realização noutro hospital ou passarem documento para a sua execução no serviço privado?
Situação vergonhosa. Pondero avançar para queixa crime no ministério público e na comunicação social.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2023
23 de fevereiro 2023
Foi realizada a biopsia a 22/02/2023.
7 de março 2023
Hoje dia 07/03/2023 continuo a aguardar o resultado da biopsia. De resto foi medicado para a dor. Até ao momento não fizeram mais nada.
7 de março 2023
Rute Martins avaliou a marca
26 de abril 2023

Tudo muito demorado mesmo sabendo que era uma doença oncológica. Lamentável todo a atenção dada ao meu pai.