Hospital Garcia de Orta
Hospital Garcia de Orta

Hospital Garcia de Orta - Reclamação de supostos cuidados de saude prestados

Aguarda resposta
jsilva apresentou a reclamação
22 de março 2024 (editada a 25 de março 2024)
A dia 05/03/2024 foi diagnosticada zona oftalmologica á minha mãe. Após irmos ao centro de saúde solicitar ajuda para ser medicada para a pele, a médica que atendeu achou por bem a minha mãe ser encaminhada para a urgência de oftalmologia do HGO e assim o fez. Uma vez que já foi depois das 20h fomos aconselhadas a ir ao serviço apenas a partir das 8h da manhã pois á noite não haveria essa especialidade. Dia 6/03 pouco passava das 8h da manhã quando demos entrada nas urgências e pelas 12h ainda não tinha sido chamada tendo pulseira amarela. Só após dizer que ela estava a vomitar a chamaram para uma sala já perto dos gabinetes de oftalmologia. Quando foi chamada (já depois das 12h30) não esteve 5min em gabinete, nem questionada que medicação tomava por norma pois segundo o médico estava bem medicada pelo oftalmologista particular que a vira. Dia 7/03 encontrei a minha mãe caída em casa e após ligar para o SNS24 encaminharam para as urgências do HGO. Já na triagem contei o sucedido fazendo referência á queda (onde a minha mãe disse á enfermeira ter batido com a cabeça e com o olho), fiz referência á zona (doença) que estava bem visivel e as tonturas de que ela se queixava e foi-lhe colocada pulseira verde. Já em consulta com um Dr. ele mediu a tensão e estava normalizada nesse dia mas nem eu fazendo referência á queda, ter batido com a cabeça e ter um discurso algo incoerente nem um exame lhe foi feito. Só após eu referir o facto dela ter zona é que o médico disse que as tonturas poderiam ser da medicação onde eu referi duas vezes que não lhe estava a dar tramadol nem outro para as dores pois ela dizia não ter, preocupava-me as tonturas e ela não querer comer. Nem análises foram feitas a uma pessoa de 76 anos pois segundo palavras médicas "poderia ser da medicação". Uma pessoa confia em quem diz que estudou e fez um juramento para cuidar dos outros certo? Nisto a minha mãe continuou a vomitar, tentei de tudo com os ditos especialistas, inclusive do centro de saúde, até ter de ligar novamente dia 20/03 para o SNS24 perto das 21h onde pela primeira vez foi feito um despiste a um possivel AVC e mais um encaminhamento para as urgências do HGO onde demos entrada pelas 21h45... daí até á hora de internamento da minha mãe foi uma verdadeira vergonha. Triagem depois das 22h15 onde ela vomitou, tinha tensão abaixo de 8/3, voltei a referir os sintomas todos (tonturas, vómitos, discurso incoerente) e vai de pulseira amarela e sala de espera. Vomitou durante este tempo e perto das 2h (penso eu) chamada de novo Á TRIAGEM!!! Pois diz que é protocolo para verem se a pessoa melhorou, se esta em condições de ir embora... até pode ser para aqueles que vão para lá dormir e passar tempo mas uma pessoa de 76 anos com a tensão como estava, com o histórico de entradas nas urgências e sintomas????? Nem a soro a colocaram??? Lá foi vista pelo médico estrangeiro que mal percebia o que eu lhe dizia e que ainda me disse que diarreia é fazer cocó mais de 20 vezes quando lhe digo que a minha mãe já nem diarreia fazia mas sim era tudo liquido. Falei nos vómitos, na zona, nas tonturas e nada. Pediu para fazer xixi para um copo e esperar que chamassem...só depois de eu perguntar se demorava muito é que a chamaram, tiraram sangue e colocaram a minha mãe a soro. Passado 5 min ela vomitou e só passado um pouco uma das enfermeiras vendo o que se tinha passado falou com o médico e colocou um medicamento na veia para ela não vomitar. Penso que pelas 4h foi a hora que voltaram a tirar sangue, não dizendo o porquê. Já passava das 6h quando questionei onde andaria o resultado das análises pois eu já não conseguia ver a minha mãe da forma que estava. Não sei a que horas um médico veio ter connosco e questionou se sabíamos que ela sofre de insuficiência renal e se fazia diálise… embora a minha mãe seja seguida em consulta de nefrologia no Hospital Curry Cabral ainda o mês passado estava tudo bem e não, nunca fez diálise. De repente retiraram-na para a sala 7 e quando me dou conta estão a leva-la e a dizer-me para as seguir e para eu ter calma!!!!!!!!!! A minha mãe acaba a manhã a ser internada na UCI2 com falência dos rins por intoxicação medicamentosa porcausa da infeção da zona (doença) em reação com o metformina que ela toma aos anos!!! Dizem-me que a minha mãe terá de fazer diálise e não se sabe se só agora se para o resto da vida!!!!!!!!!! A minha mãe apresenta um discurso com algumas incoerências (não muitas mas as bastantes para hoje, dia 22/03 pela primeira vez a Dra Catarina em nefrologia me dizer que se continuar assim terá de fazer exames pois a zona pode ter afetado algumas celulas cerebrais). Questiono e reclamo do serviço todo desde a 1ª vez que vamos ao HGO, com todas as queixas, com todo o discurso e nada fizeram!!!!!!! Olhavam e pode ir para casa!!!!!!!! Protocolo de espera para ver na triagem se as pessoas como a minha mãe morrem?????????
As únicas pessoas acessíveis foram as enfermeiras das urgências, enfermeiras e médico da UCI2, a Dra que hoje explicou tudo o que se passa com a minha mãe e os enfermeiros do piso de nefrologia onde felizmente ela já está. A Dra explicou que a minha mãe está muito fraca pois foi muito grave o que aconteceu e eu continuo a dizer: não foi por falta de ir ás urgências, ao suposto sitio certo, de procurar ajuda mas de que me valeu levar a minha mãe a quem me deveria ajudar a mantê-la viva e bem e nada fazerem?????? Nem uma análise e nem um exame após ser sempre explicado que tinha zona e discurso algo confuso, de andar com ela numa cadeira de rodas…
Não tenho nomes de médicos nenhuns pois há os registos das consultas que eles fazem e isso deverão ser os senhores a fazer essa procura pois se nós vamos para a urgência não é para tomar conta de nomes mas sim tomar conta dos nossos.
Data de ocorrência: 20 de março 2024
8 de abril 2024
E continuo à espera de resposta. Também enviei e-mail como solicitado pela entidade para o gabinete do cidadão e até hoje sem resposta. Neste tempo já a minha mãe teve de fazer análises para ver os indicadores a nível cerebral e irá amanhã fazer um TAC a pedido da médica de família para ver qual o défice cognitivo depois do mau atendimento pelo HGO que nem com ela internada e comigo a dizer que o discurso não era o mesmo não a encaminharam para exames neurológicos porque segundo o médico que lhe deu alta, 5minutos passados com ela deu para ver que estava muito bem.
23 de abril 2024
23/4/2024 ainda sem qualquer resposta. A partir daqui tomarei outra atitude com outra entidade responsável
jsilva
jsilva está a aguardar resolução da marca