Hospital São João

Hospital São João - Atendentes do hospital recusam-se a remarcar consultas

Vânia Costa
Vânia Costa apresentou a reclamação
6 de abril 2023
Venho por este meio prestar queixa sobre uma situação que ocorreu no hospital são João (Porto).

No dia 15 de Novembro de 2021 (num período crítico devido à pandemia) eu faltei a uma consulta devido a terem me surgido sintomas de covid 19. Por ligação, informei o hospital e pedi a remarcação da consulta (Estomatologia Cirúrgica), ao qual me foi confirmado que remarcariam a consulta.

Eu esperei receber a carta que nunca chegou.
Desde que comecei a ser seguida no hospital de são João já ocorreram vários imprevistos em relação á marcação de consultas. Nomeadamente, já cancelaram e remarcaram consultas (o hospital e não eu) e uma vez foi remarcada porque eu fui para o hospital errado ( pois o de são João estava em obras e eu teria de ir para valongo, porém, eu não fui avisada pessoalmente porque já era uma remarcação da consulta que foi cancelada por eles e eu não notei essa informação na carta ( que não avisava da mudança, apenas tinha a morada alterada).
Em resumo, já tive varias consultas adiadas pelo hospital e a remarcação sempre é demorada (uma das vezes demorou 6 meses para chegar).

Tendo em conta a demora habitual e a situação precária que o sistema e saúde se encontrava devido á pandemia, eu não estranhei a demora. Porém ao fim de 1 ano qualquer um se cansaria, e por isso, no início de 2023 liguei preocupada que o meu processo tivesse ficado no esquecimento.

A atendente respondeu me que eu teria demorado quase 3 anos para reclamar (quem sabe fazer contas sabe que até à data de hoje não se passou nem 2 anos da marcação que foi supostamente adiada, quanto mais 3, e essa ligação foi no inicio do ano). Em decorrência disso, eu teria que pedir um novo P1 ao médico de família. A atendente nem sequer verificou o processo ou o meu nome ou o numero de utente nessa chamada, e me desligou na cara.

Ao fim de algumas tentativas de ligar e obter o mesmo tratamento e a mesma resposta, decidi hoje ligar e omitir a data da marcação da ultima consulta. Após me pedir o numero de processo e verificar a data da consulta a resposta foi a mesma "mas só ligou após quase 3 anos?".

De alguma forma as atendentes do centro de são João, alem de irresponsáveis, pois não marcaram a consulta que ficaram de marcar, não sabem matemática básica e acreditam que um ano e meio ou menos, são "quase 3 anos". Além disso, da primeira vez que liguei, informaram me que deveria ter ligado num prazo de 1 ano (o que ocorreu mas ficaram de remarcar de novo e não o fizeram). Hoje, afirmaram que deveria ter ligado logo após 2 meses (para mim essa informação não faz sentido porque já recebi cartas de remarcação ao fim de 6 meses sem pandemia).

Também me informaram que seria assim porque eu teria faltado á primeira consulta. O que é mentira. Eu cheguei a ir a mais de uma consulta no hospital de sao joao e uma a valongo (o médico era o mesmo). Porém ao falar isso, a atendente voltou a acusar me de demorar demasiado tempo a ligar e disse que "não valia a pena ficarmos a discutir" e mais uma vez me desligaram na cara no momento que eu estava a falar que era irresponsabilidade deles não me terem remarcado a consulta.

Ora bem, eu não sou paga para ligar para o hospital 300 vezes para que as meninas da secretaria se lembrem que são pagas para remarcar as consultas dos pacientes.
No momento eu não tenho médico de família porque aparentemente Portugal tem "falta de médicos" e os centros e saúde estão "sobrecarregados". Se não fosse pela incompetência e má educação de certos funcionários públicos, não teria tanta sobrecarga para os médicos de família. (Como ter de atender uma pessoa para passar um p1 para alguém que já está a ser seguida pelo profissional da área, mas alguém decidiu não marcar consulta e voltar a pedir o p1).

Espero que resolvam a minha situação porque isso é literalmente gozar com a cara das pessoas. Principalmente quando desligam o telefone na cara e a seguir , ao reconhecer o numero, voltam a desligar na cara sem falar uma palavra. Daqui a mais é preciso pedir justificação para faltar ao trabalho, porque é preciso ligar para o hospital lembrar para os trabalhadores de lá fazerem o trabalho que estão a ser pagos para o fazer.
Data de ocorrência: 6 de abril 2023
Vânia Costa
Vânia Costa avaliou a marca
21 de abril 2023

eu nunca recebi uma resposta á reclamação, mas suponho que a viram porque recebi uma carta com a remarcação da consulta, hoje dia 21/04/23.