Hotéis
Hotel Casa do OuteiroN/A
Outeirhotel, Lda

Hotel Casa do Outeiro - Burla em hotel na Batalha

Rogério Cruz apresentou a reclamação
1 de outubro 2018 (editada a 6 de outubro 2018)

No sábado dia 1 de setembro, acedemos ao booking para procurar alojamento para essa noite, de sábado para domingo. Após selecionar o que pretendíamos, mas precisamente, 3 quartos na Vila do Gerês ou o mais próximo possível, surgiu como sugestão a Casa do Outeiro, situada lá localidade de Outeiro a mais ou menos 30 minutos da Vila do Gerês. Gostamos da sugestão e pretendíamos marcar este local para passar a noite.

No entanto, em vez de marcar diretamente pelo booking decidi procurar o site oficial do alojamento para falar diretamente com alguém responsável pelas reservas e para esclarecer algumas dúvidas. Ao realizar esta pesquisa entrei no site da Casa do Outeiro, sem reparar que o local deste alojamento era diferente do que eu pretendia. Contactei então este hotel e solicitei o que queria mas para garantir a reserva solicitaram me o número de um cartão de crédito, mas como não possuo sugeri que me enviassem o NIB da conta para poder efetuar a transferência, de forma a garantir a reserva. Como solicitado pela funcionária do hotel enviei o comprovativo de pagamento para o e-mail deles.

Nesta conversa foi referido que ia chegar tarde pois ainda não tinha começado a viajem.

Depois de jantar, liguei para a Casa do Outeiro, sitiado na Batalha, para perguntar até que horas podia entrar no hotel. Afirmei que antes de ir para lá queria dar uma volta pela Vila do Gerês. Responderam- me que no máximo podia chegar até a 00h30min.

Como estava num sítio com pouca rede a chamada caiu.

Em conversa com as pessoas que me acompanhavam decidimos mudar de planos e ir diretos para o hotel. Nestes instantes, liga o senhor do hotel da Batalha. Disse-lhe que tinha mudado de planos e que ia já para o hotel e que como estava perto dá Vila do Gerês que ia demorar mais ou menos 30 min a chegar.

Quando chegamos à Casa do Outeiro no Gerês verificamos que ninguém estava a nossa espera.

Depois de ter falado com o dono da casa do Outeiro no Gerês ele disse que estávamos enganados e que já não éramos os primeiros a quem acontecia isso.

Liguei logo para o outro hotel na Batalha com o mesmo nome a esclarecer a situação.

Responderam-me que já não éramos os primeiros a quem acontecia isso e afirmaram também que a responsável já tinha avisado, os senhores da Casa do Outeiro no Gerês, que não podiam usar o mesmo nome que eles, visto que estes eram uma empresa registada.

Perguntei como ia fazer para reaver o dinheiro, pois não fui por falta de comparência mas sim porque houve um engano e não pretendia ir para aquele hotel. O funcionário respondeu que não estava na sua posse devolver o dinheiro e que teria que ligar para lá na segunda-feira para falar com a responsável, mas que em primeiro não haveria nenhum problema em devolver o dinheiro. Pedi que colocasse lá uma nota para que logo na segunda-feira a responsável estivesse a par da situação.

Segunda-feira, dia 3 de setembro, liguei para o hotel e disseram-me que não sabiam de nada. Referiram que iam falar com a gerência e que mais tarde voltavam a contactar-nos.

A gerência contactou-nos ao fim da tarde para dizer que não devolviam o dinheiro. Expliquei novamente a situação e a resposta da responsável foi imediata, não vamos devolver o dinheiro, o que ocorreu foi falta de comparência e nunca aconteceu uma situação semelhante. Afirmei que o funcionário que me atendeu no sábado referiu que já não era a primeira vez que tal acontecia. A resposta continuou negativa, não íamos ter o dinheiro de volta nem qualquer tipo de vale, visto que foi falta de comparência.

Data de ocorrência: 1 de outubro 2018
3 de outubro 2018
Caro Sr. Rogério,

É com espanto que lemos o título da sua queixa, referindo Burla em Hotel na Batalha. Para além de ser uma acusação muito grave, é falsa e com informação bastante incompleta. Poderá manter com todo o direito a sua queixa, mas chamar burla a um erro que foi exclusivamente seu e colocar em causa o nosso bom nome é de facto MUITO GRAVE, pelo que agradecemos que altere o título, caso contrário podemos acusá-lo de Difamação.

Já que pretende ir por esta via e mesmo depois de já termos falado consigo ao telefone a tentar explicar que não tem razão, de facto é de lamentar que só consiga ver o seu lado.

Pedimos desde já desculpa aos leitores desta queixa, pelo que vai ser a nossa extensa resposta, mas só desta forma poderemos defender-nos de uma acusação sem sentido.

Às 16h42 do dia 1 de Setembro recebemos um telefonema de uma senhora, a solicitar disponibilidade e preços para este mesmo dia. Foi dada essa informação pela mesma via, referimos inclusivamente que eram os últimos quartos disponíveis, e a reserva não foi feita de imediato. Às 17h34 (quase passado 1h) esta mesma senhora entrou novamente em contacto para então realizar a reserva de 3 quartos. Como é nosso procedimento e procedimento normal em hotelaria, foi solicitado um nr de cartão de crédito já que é a única forma dos hotéis ficarem com uma garantia em caso de cancelamento tardio ou não comparência. Na falta do cartão crédito, que foi o caso, foi solicitada então a transferência do valor dos quartos, para podermos considerar a reserva, já que nos foi informado que iriam fazer o check-in tarde. Foi solicitado o e-mail à senhora para que pudéssemos enviar a informação da reserva por escrito, assim como o NIB para a transferência bancária. Assim foi, às 18h03 foi enviado um e-mail onde voltamos a informar o valor dos quartos, onde informamos o que está incluído e onde solicitamos o pagamento até às 18h30 para assegurar a reserva. Já agora…aproveitamos para referir que até este momento, os senhores já tinham digitalizado o indicativo 244 (região de leiria) e no e-mail enviado por nós, tem todos os nossos contactos, inclusive a morada da Batalha.

Às 18h24 entrámos nós em contacto para perguntar se já tinham realizado o pagamento, e às 18h31, em resposta ao nosso e-mail foi-nos enviado o comprovativo de pagamento.

Até este momento 18h30 para nós a reserva estava tratada, simplesmente tínhamos conhecimento que iriam fazer o check-in de noite.

Às 22h14 voltaram a entrar em contacto connosco a perguntar até que horas poderiam fazer o check-in, ao que foi dito que poderia ser feito até às 00h30. A nossa receção não está em funcionamento 24 horas, apesar de estarmos no hotel 24 horas. O senhor de facto referiu que estavam no Gerês mas como não temos por hábito perguntar ou duvidar por onde andam a passear os clientes até chegarem ao nosso hotel, por nós tudo bem…foi simplesmente uma informação extra, já que do Gerês até à Batalha seriam mais ou menos 2 horas. Como a chamada caiu o funcionário voltou a ligar-lhe às 22h26 para voltar a informar novamente da hora de check-in pois não tinha percebido se tinham entendido já que a chamada tinha caído.

Voltamos a lembrar que até este momento para nós nada de anormal estava a acontecer. Era uma reserva como muitas outras.

Às 23h20 entrou uma última vez em contacto connosco a informar que se tinham enganado e que afinal estavam numa Casa do Outeiro na zona do Gerês, que era lá que queriam reservar e a solicitar devolução do pagamento. O funcionário informou que não seria ele a tomar essa decisão, que seria difícil pois tínhamos o hotel cheio e ficaríamos com eles por alugar (às 23h30 dificilmente iriamos alugar 1 quarto, quanto mais 3!). De qualquer maneira que poderia ligar na 2ª-feira para falar com a direcção.

Na 2ª-feira entrámos em contacto consigo a informar que não iriamos fazer qualquer reembolso, pois o erro não tinha sido nosso, o que da sua parte não foi de todo bem aceite, tendo inclusivamente acusado o nosso funcionário de que ele devia ter percebido que estavam enganados só porque referiu que estava no Gerês, o que não é correcto da sua parte. Ameaçou-nos que iria fazer queixa à Deco…etc, que isto não iria ficar assim (sua expressão).

Dada a sua atitude e agressividade ao telefone, não achámos por bem perguntar se iria desejar factura com nr de contribuinte naquele momento, pelo que foi enviado um mail a perguntar se assim o desejavam. Como não obtivemos resposta, foi enviada de qualquer forma a factura como Consumidor Final, pelo que confirme no e-mail para onde foi enviada também a confirmação da reserva, pois a factura foi enviada. Estamos ao dispor para voltar a enviar se assim o desejarem.

Em relação ao seu engano em reservar quartos numa unidade hoteleira que não era a que pretendia, não conseguimos compreender como pode ter acontecido tendo em conta os passos que foram seguidos:

1º - Como referiu, esteve a consultar no site de reservas Booking.com o hotel, mas ficamos na dúvida se esteve a ver realmente o nosso Hotel Casa do Outeiro ou a outra Casa do Outeiro que nem sequer é hotel. Neste caso, fica a nossa dúvida…se viu a Casa do Outeiro do Gerês, deve ter visto preços. Não achou que os nossos preços dados pelo telefone eram bastante diferentes?? Se realmente na booking viu o nosso hotel…então ainda é mais preocupante pois tem fotos do Mosteiro da Batalha, tem escrito que é na Batalha, tem o mapa de localização…enfim não há como induzir em erro!!

2º - Se foi ao nosso site directamente para ver o nosso nr de telefone tal como referiu…deparou-se logo na página de entrada com uma foto do Mosteiro da Batalha. No Gerês existe algum mosteiro??? No separador contactos…onde deve ter consultado o nosso nr de telefone, tem imediatamente por baixo a nossa morada, que refere Batalha! Também não há como induzir em erro!!

3º - ao digitalizar o nr 244765… não tem conhecimento que 244 é da região centro leiria??

4º - o e-mail que enviámos com confirmação da reserva e o nosso NIB tem no final todos os contactos e morada!

5º - Somos um hotel…logo o nosso nome Hotel Casa do Outeiro. A casa onde ficou alojado é Agro-Turismo. Também não achou estranho na designação de hotel, ou não tem conhecimento das diferenças???

Posto isto, e se toda a explicação já dada não for suficiente ainda, lembramos que não temos por hábito perguntar aos nossos clientes onde moram e por onde andam até chegaram ao nosso hotel, pelo que informar-nos que está no Gerês e que dali viria para o hotel, para nós não é sinónimo de que estaria enganado no hotel, como nos quis acusar pelo telefone e agora por esta via. Dizer-nos tal como nos disse ao telefone que a culpa por esta situação é nossa, pois devíamos ter percebido que estava enganado na Vila é para além de outras coisas ridículo. Colocar as culpas no outro de um erro que por falta de atenção foi simplesmente seu, é de lamentar.

Na tentativa que percebesse o porquê de não lhe fazermos o reembolso, foi-lhe dado inclusivamente um exemplo similar, ao reservar um bilhete de avião. Se perdesse o voo por algum motivo (ou porque se atrasou, ou porque se enganou no horário)…iria pedir reembolso à companhia aérea?? Provavelmente não porque o erro seria seu e porque eles simplesmente não iriam devolver. Em hotelaria funciona da mesma forma, mas com quartos.

A reserva foi solicitada por si ou pela senhora já referida anteriormente e conforme nossas condições, foi pedido o pagamento. O pagamento foi feito e os senhores não compareceram. Para nós foi considerado uma não comparência, logo, não existe devolução possível. Não podemos assumir e ficar com um prejuízo que não foi provocado por nós, até porque somos os únicos sem culpa de nada no meio desta situação e ainda por cima a ser acusados por si de burla, o que é de facto bastante injusto. O erro foi seu, nós simplesmente fizemos a reserva conforme solicitado. Quanto muito poderá solicitar reembolso à Casa do Outeiro onde ficou alojado pois eles sim estão a divulgar um nome que não podem utilizar. Nós temos a marca registada Casa do Outeiro há bastantes anos. Somos os únicos com classificação de hotel.

Temos conhecimento de algumas outras casas que publicitam o nosso nome e com quem aliás já entrámos em contacto, para que alterem de alguma forma o nome. Não tínhamos conhecimento desta casa no Gerês e das poucas situações que ocorreram com enganos de clientes estrangeiros, foram situações simples de resolver até porque os enganos foram detectados com antecedência.

Da sua parte só tem de saber o que está a reservar e sinceramente não conseguimos compreender como foi possível ter ocorrido um engano destes, depois de tudo o que expusemos em cima.

Concluindo…esta situação de burla não tem rigorosamente nada! Não somos burlões, nunca fomos nem nunca seremos…não ficamos satisfeitos com esta situação que só tem um único culpado e esse alguém é o senhor ou a senhora que fez a reserva. De uma vez por todas terá de aceitar um erro que foi seu, já que da nossa parte este assunto está encerrado.

Melhores cumprimentos,

Marta Madeira
4 de outubro 2018
Cara Marta Madeira,

Nós não estamos a dizer que o erro não é nosso, porque se no dia em vez de termos acreditado no que nos foi dito, que em principio não haveria nenhum problema em devolver o dinheiro tendo em conta a situação e que tudo seria resolvido na segunda-feira, deveria ter ligado logo para o banco e cancelado logo a transferência. Deste modo, sim o erro é nosso!

Em primeiro lugar, às 23h20min quando liguei a explicar a situação a pessoa que me atendeu referiu que já não era a primeira vez que isto acontecia, que o vosso hotel já tinha contactado com a Casa do Outeiro no Gerês a informá-los que estes não podiam continuar com esse nome devido a outras pessoas também já se terem enganado a realizar a reserva.

Continuando e dando resposta a todos os pontos que referiu:

1º - O hotel que pesquisei no booking foi para a zona do Gerês e deste modo o alojamento que vi foi Casa do Outeiro. Após ver as fotografias deste e de ver os seus preços preferi contactá-los por via telefónica para esclarecer algumas dúvidas.

2º - Ao fazer a pesquisa do contacto, acedi ao vosso site não estando a ver nenhuma das imagens, nem reparando na imagem principal, visto que já estávamos a meio da tarde e que era muito em cima da hora para realizar a reserva. Reparei no vosso logo tipo que em letras grandes diz CASA DO OUTEIRO. Onde ficou o hotel?? Afinal há como induzir em erro!!!!

3º - Vi apenas o local dos contactos e liguei para o vosso número fixo sem prestar atenção no indicativo. Realmente houve uma alteração no preço mas naquele fim-de-semana os hotéis na zona do Gerês estavam quase todos lotados e a ser muito procurados e quando isto acontece todos nós sabemos que há a inflação dos preços.

4º - Deveria ter confirmado a morada, mas não o fiz porque como já referi foi feito tudo muito à pressa. Quando li o vosso e-mail apenas tive a preocupação em realizar o pagamento e deste modo não foi ver os vossos contactos, nem a vossa morada, registei apenas o vosso NIB.
Às 18h e 24min contactaram-me através de um número móvel, assim não deparei mais com o indicativo 244 da região de Leiria.

Relativamente à vossa comparação com o bilhete de avião é lamentável! São duas situações diferentes!! Eu não cheguei atrasado ao vosso hotel. Eu fiz uma reserva no vosso hotel pensado sempre que estava a reservar na Casa do Outeiro no Gerês. Eu ao referir esta localidade, e visto que não era a primeira vez que isto acontecia, vocês podiam ter referido que eu poderia estar enganada, porque ninguém reserva um hotel na Batalha para ir passear para o Gerês. Só se estiver enganado nos contactos, o que foi o meu caso.

O título da reclamação realmente pode ser mudado se é essa a vossa grande preocupação!! O que não é mudado é a nossa indignação perante esta situação! Um hotel com a vossa excelência não foi capaz de perceber o nosso erro, mas foi capaz de ficar com 250€ limpos, pois não tiveram qualquer despesa com a nossa estadia.
O que nós pretendemos é alertar outras pessoas para esta situação e para que não se volte a repetir! Pelos vistos já não somos os primeiros.
Esta situação podia ser muito simples de resolver. Podiam dar um voucher para nós podermos descontar mais tarde. Mas a vossa atitude de primeiro mostrar que não haveria problema e depois, esperar por segunda-feira ao fim do dia, para dizer que não vão reembolsar de nenhuma forma o dinheiro? É no mínimo muito lamentável e questionável a vossa má-fé.

Também tenho uma empresa e tal vós defendo o seu nome. Já nos aconteceram situações que envolviam quantias de dinheiro elevadas, em que a lei estava a nosso favor e que o nosso cliente ficaria a perder. Mas para nós é mais importante tentar resolver todas as questões de forma as que as duas partes envolvidas não fiquei a perder, visto que não vivemos bem com aquilo que não nos pertence.
O ser humano é um animal racional e como tal erra, e assim sedo também devemos ter a capacidade de ver o que está certo ou errado. Perante a vossa empresa ficara bem vocês terem percebido que foi um engano e encontrar um meio termo para esta situação. Naquele dia não fui vossa cliente mas noutro dia poderia vir a ser!

O mal do nosso pais, actualmente, é que a lei define as decisões do ser humano mesmo estas estando incorrectas! Cabe, então a nós tomar as decisões mais certas mesmo que não esteja de acordo com a lei!

Cumprimentos
4 de outubro 2018
Caro Sr. Rogério,

Como continua sem entender que em hotelaria o procedimento e as condições são desta forma, não vamos alimentar mais este assunto na "praça pública".

Se achar conveniente falar connosco novamente por telefone de uma forma não agressiva e ameaçadora, estamos à disposição.

Melhores cumprimentos,

Marta madeira