1.5

Housers - Falta de transparência no financiamento do projecto

Joao Silva
Joao Silva apresentou a reclamação
16 de junho 2020
A Housers é uma plataforma de crowdfunding, e como tal, em princípio, os projectos propostos só são financiados quando o financiamento atinge 100% (ou em casos excepcionais, de acordo com as regras da Housers e lei espanhola, 90%), apesar de que no site este facto não ser claro e chegar mesmo a ser contraditório:

Is it necessary to cover 100% of the funding capital of a project so that it is not rejected?
As a general rule it is necessary; however, if Housers believes that the project has enough potential for success and has been funded more than 90%, then the project might remain open for a few more days.

(dá a entender que caso o financiamento chegue aos 90% no periodo pre-definido, o periodo de financiamento possa ser extendido para eventualmente chegar aos 100%, indiciando que os 100% são necessários - Nada diz que um projecto possa ser considerado financiado com apenas 90%, apesar de estar definido na lei espanhola).

Investi no projecto "Puerto de la Torre IV", que é o 4º projecto do empreendimento "Puerto de la torre". No entanto, estes quatro projectos são apresentados como independentes, ou seja um investidor de um projecto não ganha mais ou menos se qualquer outro projecto do mesmo empreendimento correr bem ou mal. Estes quatro projectos têm timmings diferentes, objectivos de financiamento diferentes, e até níveis de risco diferentes.Do ponto de vista do investidor são independentes e nada é mencionado relativamente a qualquer dependência ou articulação entre os quatro projectos que apenas partilham parte do nome e o promotor.

Este projecto tinha como objectivo de financiamento 275.000€ e só foi financiado em 196570€ (72%). De acordo com a regras da propria plataforma, deveria ter sido dado como não-financiado e os fundos devolvidos aos investidores. No entanto, após reclamação minha, a Housers diz que como se trata de um projecto que faz parte de um empreendimento maior, que o cálculo do financiamento tem também em consideração os fundos já financiados dos outros projectos e que assim, é atingido o limite dos 90% necessário para dar o projecto como totalmente financiado. Esta parece-me uma interpretação abusiva das próprias regras e da lei, cujo trecho me enviaram:

"Artículo 69. Límites temporales y cuantitativos del proyecto.

(...)

5. No obstante lo dispuesto en el apartado 4, las plataformas de financiación participativa podrán establecer en sus reglas de funcionamiento que el proyecto reciba la financiación cuando se hubiere alcanzado al menos el 90 por ciento del objetivo de financiación, una vez descontada la participación en el proyecto que pudiera tener la propia plataforma de acuerdo con el artículo 63.1, y siempre que se informe, con carácter previo a la inversión, de tal posibilidad y de los supuestos que dan lugar a la misma."

Em rigor, segundo o que está neste trecho da lei espanhola, a Housers apenas poderia fazer o que está a fazer caso tivesse informado os investidores da dependência/articulação dos quatro projectos do mesmo empreendimento na altura da publicitação dos projecto em que investi. Nada foi mencionado neste sentido, pelo que na minha opinião a Housers não está a ser transparente nem honesta.

A atitude correcta seria dar o projecto como não-financiado e devolver os fundos aos investidores, mas já nem peço isso. Devolvam-me apenas o que investi porque perdi toda a confiança nesta plataforma. Isto não é maneira de fazer negócios. As regras existem para se cumprirem!
Data de ocorrência: 16 de junho 2020
Joao Silva
Joao Silva avaliou a marca
22 de novembro 2021

Muito cuidado com esta plataforma de crowdfunding. Em 4 investimentos que fiz, 3 não devolveram o investimento, inclusivamente este de que fiz a queixa. Para mim, nunca mais!