IAD PORTUGAL SA

IAD Portugal - Falta de confiança e empenho de comercial no cumprimento do contrato

Mário Albino da Silva
Mário Silva apresentou a reclamação
17 de outubro 2023
Exmos. Srs.

Venho desta forma demonstrar o meu total desagrado no serviço contratado e assim solicitar cancelamento do contrato supramencionado existente.
Neste momento sinto-me enganada, lesada e com total perda de confiança, que fielmente depositei na Vossa agência, através da pessoa que vos representa.

Em abril assinei um contrato com a IAD Portugal SA para a venda do meu imóvel.
Várias promessas foram feitas pela vossa funcionária no momento da angariação, nomeadamente o valor de venda proposto de 325 mil euros (acima do que outras agências no mercado propunham), assim como o espaço temporal para concretização do negócio (de 40 dias) e ainda uma vasta carteira de clientes internacionais capazes de adquirir o imóvel sem qualquer visita.
Esclareci desde a primeira visita que a concretização do negócio teria de decorrer até final de junho, data em que todo o agregado familiar se mudaria de forma permanente para o arquipélago dos Açores, ao que não existiu qualquer objeção.

Com o valor indicado inicialmente pela vossa comercial não houve nenhuma proposta, nem durante o tempo decorrido até à nossa mudança, ultrapassando em muito os 40 dias sugeridos verbalmente.
Decidimos, por iniciativa própria e sem aconselhamento profissional, reajustar o valor do imóvel. Na tentativa de chegar a um valor enquadrado na área, já que a vossa comercial se mostrava incapaz de lidar com a situação. Começaram a surgir contactos para visitas, mas ainda assim sem quaisquer propostas.

Com a aproximação do final do contrato (6 meses), existiu conversa telefónica com a vossa comercial, onde esta se comprometeu a realizar todos os esforços resultantes na venda, no menor tempo possível.

Assim que o contrato renovou a Vossa funcionária deixou de ter disponibilidade para as visitas após as 18h, horário em que a maioria das pessoas sai dos empregos e tem possibilidade para as visitas ao imóvel.
Mais informo que a minha decisão de não ceder uma chave de acesso ao imóvel à vossa funcionária, centrou-se no facto desta não ter demonstrado conhecimento técnico relativamente aos materiais utilizados na renovação da moradia. Inclusive demonstrou falta de credibilidade e confiança na referência aos trabalhos executados de melhorias, como o material das janelas, telhado, canalização, etc… Quando tal lhe foi indicado minuciosamente desde o início em que começamos a trabalhar convosco e ela nunca os referiu aos clientes nas primeiras visitas. Isto obrigou-me a ter alguém conhecedor destes pormenores técnicos sempre a acompanhá-la, para que os clientes tenham a informação correta e completa de todas as melhorias realizadas.
A vossa comercial ainda tem referido constantemente que já fez tudo o que podia para concretizar o negócio, e se este continua no mercado, é por responsabilidade do proprietário em não baixar ainda mais o valor. Valor este que já sofreu redução por minha iniciativa própria em mais de 60 mil euros ao inicialmente proposto pela comercial, que deveria ter efetuado um estudo de mercado, coisa que não fez obrigando-me a realizar esse trabalho.
A vossa funcionária apresentou 2 propostas de “investidores” nestas últimas semanas, logo após a renovação do contrato. Clientes estes excluídos à partida, visto que se trata de uma moradia pronta a habitar, o que nos deixou descontentes e confusos. Pois a comercial deveria ter efetuado a devida qualificação de clientes, à qual se comprometeu no início do contrato. Poucos dias depois sou informada que existe um casal amigo da comercial com uma proposta semelhante à de “investidor” para os quais a vossa funcionária parece estar claramente a canalizar este negócio. Mesmo existindo outros contatos, são quase sempre descartados por razões completamente descabidas, por exemplo: o imóvel tem escadas, tem águas-furtadas não escrituradas. Ou simplesmente porque o cliente chegou ao local, olhou para a moradia e desistiu da visita.

Ainda na semana passada existiu uma proposta, que em menos de 12h foi retirada pelo cliente sem qualquer justificação aparente. Só após a minha insistência com a comercial em saber o motivo, esta contactou o cliente e auferiu que a minha contraproposta poderá ter sido ofensiva, por uma diferença de 20 mil euros. No entanto ao efetuar esta contraproposta, por intermédio da comercial, não fui alertada que tal pudesse acontecer, nem fui devidamente aconselhada a realizar uma outra contraproposta diferente.

Como devem compreender a minha profissão não é a de agente imobiliária, desconheço por completo o vosso negócio e por essa razão contratei os vossos serviços. Deveria estar a ser aconselhada para a melhor opção na venda do meu imóvel o que não está a acontecer, com resposta ao serviço contratado recebo a informação de que: - “Apenas cumpro ordens! Não tenho disponibilidade, pois tenho de ir buscar os meus filhos!” palavras da vossa comercial. O contrato realizado foi de uma relação profissional, como tal não me posso comprometer com os problemas pessoais da vossa funcionária.

Todo o mencionado é comprovável através das mensagens que tenho recebido por parte da vossa comercial, onde esta se revela uma pessoa arrogante com uma falta transparência profissional tremenda.

Foram efetuadas no total de 13 visitas em quase 7 meses, 98% das quais após os nossos reajustes ao valor. Dado o tempo decorrido acredito que o imóvel já poderia estar vendido, se a vossa comercial se tivesse empenhado, como prometeu que o faria aquando da angariação do imóvel.

Certa da compreensão de vossas Exas.
Aguardo, pela mesma via, vossa confirmação para a resolução do contrato.

Atentamente,
Data de ocorrência: 17 de outubro 2023
18 de outubro 2023

Os nossos cumprimentos.

Tomamos conhecimento do teor da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

Neste sentido, importa referir que encaramos qualquer reclamação como uma oportunidade de melhorar a qualidade dos nossos serviços.

Na sequência da sua comunicação, contactamos a consultora encarregue deste processo, no sentido de reconstituir o histórico deste processo e avaliar a situação atual.

Verificamos que também enviou esta comunicação através do endereço contacto@iadportugal.pt.

Por motivos de confidencialidade, responderemos através do referido correio eletrónico, o que não deixaremos de fazer rapidamente.

18 de outubro 2023
Exmos. IAD,

Agradeço a resposta atempada na plataforma de reclamação, ficando assim a aguardar resolução prometida através de email.

19 de outubro 2023
Bom dia, no dia de hoje a vossa comercial enviou mensagem a informar que estava a criar um dossier com as características da moradia, em 7 meses não houve preocupação já que estávamos encarregues de explicar e apresentar a moradia aos clientes. Características estas explicadas na angariação do imóvel.
Como já referi, o estudo de mercado e as atualizações de preço foram também feitas por nós.
A descrição sugerida do anúncio a publicitar a moradia, foi-lhe enviada através de link de outro anúncio (que estava excelente), tendo a vossa comercial feito copia sem as devidas retificações referentes á localização e serviços próximos do nosso imóvel. Pedidas retificações na descrição, somos informados que não estava a ser possível devido a um constrangimento do vosso departamento de marketing, o que originou reclamações dos clientes quando chegavam ao local e assim desistências das visitas.
Acredito que a imagem da Vossa empresa não se deve adequar ao (mau) serviço prestado pela pessoa que vos representa.
As comissões pretendidas face ao serviço prestado estão muito altas, pois temos tido a preocupação de ter uma terceira pessoa presente para a ajudar. A vossa comercial face à situação reduziu apenas 1%.
Como demonstro o serviço prestado em 7 meses não se adequa ao contrato assinado, peço assim a rescisão por incapacidade no cumprimento deste.

O descrito será enviado novamente por email para o mesmo endereço.

Grato pela atenção
27 de outubro 2023
Deixo em seguida a resposta da agência imobiliária em questão, para que todas as pessoas que seguem este assunto possam ficar conhecedoras do empenho no esclarecimento do exposto:

"Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Acusamos a receção de vosso correio eletrónico, através do qual V. Exa. nos comunica a intenção de proceder ao “cancelamento” do contrato de mediação imobiliária outorgado com a Iad Portugal S.A., registado internamente com o número 2854/2023, que mereceu a
nossa melhor atenção.

Para sustentar o pedido de cancelamento, invoca V. Exa. que está desagradada com os serviços de mediação imobiliária prestados pela nossa Técnica de Mediação Imobiliária, a senhora Daniela Albuquerque, em representação da Iad Portugal S.A.

Permita-nos começar por referir que a Iad Portugal S.A. pauta o exercício da sua atividade pelo estrito cumprimento das obrigações legais e regulamentares que disciplinam o nosso setor de atividade. E, cumprindo os compromissos acordados com os seus clientes
e demais partes interessadas, encara a gestão de reclamações como uma oportunidade de melhorar a qualidade dos serviços que presta. Pelo que agradecemos, desde já, a comunicação de V. Exa. no sentido da constante melhoria dos serviços prestados.

Na sequência da comunicação enviada por V. Exa., instauramos um processo interno de averiguações destinado a apurar a veracidade dos factos invocados por V. Exa. relativamente à conduta da nossa Técnica de Mediação. E, nestes termos, apuramos que :

A senhora Daniela, Técnica de Mediação Imobiliária da Iad responsável pela promoção do imóvel de V. Exas., tudo tem feito para prestar a V. Exas. os melhores serviços de mediação imobiliária possíveis com vista
a conseguir interessado na aquisição do imóvel de V. Exas. pelas melhores condições possíveis.

É do nosso conhecimento (estando devidamente comprovado) que a nossa Técnica de Mediação tem suportado, a suas expensas, o pagamento de anúncios, em diferentes portais imobiliários, com o objetivo de destacar o
imóvel de V. Exas. de forma a conseguir um maior número de visualizações e, consequentemente, um maior número de interessados.

Sabemos que o imóvel tem recebido várias visitas, com clientes diretos e através de outras agências de mediação imobiliárias. Sendo que é sempre comunicado a V. Exa. o
feedback prestado pelos eventuais interessados com os quais são realizadas visitas ao imóvel. Pelo que V. Exa. sabe perfeitamente quais são os aspetos, relativos ao imóvel, que têm sido questionados por eventuais interessados e que obstam à apresentação
de mais propostas (por exemplo, o facto de terem sido efetuadas obras no imóvel que não se encontram devidamente legalizadas).

O preço, pelo qual o imóvel é divulgado, sempre foi definido por V. Exa.

No entanto, e apesar dos pontos que, normalmente, são questionados por eventuais interessados, devido ao trabalho prestado pela nossa Técnica de Mediação, foram já apresentadas a V. Exa. diferentes propostas.

Acresce que, sem que para tal estivesse obrigada, já se disponibilizou a nossa Técnica de Mediação a reduzir o valor de comissão acordado, para ajudar V. Exa.

Posto isto, não podemos deixar de concluir que a nossa Técnica de Mediação Imobiliária tudo tem feito, e continuará a fazer, para conseguir encontrar interessado na concretização do negócio pretendido por V. Exa.

Deste modo, informamos V. Exa. que continuaremos a prestar adequadamente – como sempre tem sido feito – os serviços de mediação contratados, nos termos do contrato de mediação imobiliária n.º2854/2023, até que o mesmo cesse a sua vigência findo o prazo estabelecido.

Permanecemos ao inteiro dispor para o que V. Exa. reputar conveniente.

Reiteramos os nossos melhores cumprimentos,

Iad Portugal S.A."
27 de outubro 2023
Após a receção da declinação de responsabilidade da agência e do profissionalismo da comercial, resta-me informa-los que partirei para um processo contencioso.
Todas as afirmações usadas para corroborar as atitudes e procedimentos da comercial, não primam pela veracidade, estão incorretas.
Disponibilizei prova do afirmado, mensagens de texto, mas nunca foi do vosso interesse verificar o conteúdo e apurar responsabilidades na promoção do imóvel para interesse de amigos próximos.
Não concordo com tal procedimento comercial, sinto-me lesado e como tal irei lutar pela correção desta situação.
A concordância nestes procedimentos colocam a agência no mesmo patamar da comercial.

Irei espelhar estes conteúdos no email da empresa nuclear, empresa mãe para tentar obter um feedback profissional.

Contudo grato por se dignarem a responder.
28 de outubro 2023
Reclamação graciosa iniciada, assim que seja tomada uma decisão institucional, colocarei neste site a resolução.
Entretanto tenho a acrescentar que a comercial, a Exmª Daniela conseguiu 6 clientes logo no dia que efetuei a reclamação pública, mas que apenas conseguiam agendamento para visita no horário de expediente, altura que tínhamos pedido que fosse evitada por motivo profissionais, penso que seria agora argumento a apresentar, de que consegue visitas mas não pode levar por falta de disponibilidade do cliente. Com grande dificuldade e para desmascarar "o profissionalismo" desta senhora, concordamos com o agendamento nos horários sugeridos, SURPRESA: clientes fantasma que não aparecem... Salienta-se que o casal que deixou de ser referido como amigo ainda está interessado na aquisição da moradia a preço de retalho.
Após 5 clientes que nunca deram sinal de vida, supostamente desmarcaram em cima da hora, pede nova visita para o dia de fieis, talvez para colocar mais esforço da nossa parte, foi pedido então que a visita fosse da parte da manhã ao que a comercial responde que de manhã não lhe dá jeito, de tarde é mais oportuno para ela, alega incómodos pessoais e familiares... Os clientes da IAD que se desenrasquem.

Situação de profissionalismo que a IAD do Porto mostrou concordar e se identifica, o que já se torna ridículo e incompreensível.
30 de outubro 2023
Lamentável!
Começo por relembrar que a empresa imobiliária sediada no Porto "IAD" referiu que a Técnica de Mediação Imobiliária está a fazer um trabalho exemplar e que, passo a citar : "Assim sendo, somos obrigados a concluir que não existe qualquer comportamento que possa ser imputado à nossa Técnica que justifique uma resolução imediata do contrato de mediação imobiliária outorgado, por parte de V. Exa. Pelo que, tendo a Iad Portugal S.A., representada pela sua Técnica Daniela Albuquerque, prestado devidamente a V. Exa. os serviços de mediação contratados, não poderá ser imputada a esta Mediadora qualquer incumprimento com vista à resolução imediata do contrato."
Posto isto, a técnica de mediação "exemplar" acaba de me enviar uma mensagem áudio desrespeitosa, insultuosa e em tom intimidatório dirigida à minha pessoa. Mensagem que será guardada e apresentada ás entidades competentes assim que exigido.

Situação de profissionalismo que a IAD do Porto mostrou concordar e se identifica, o que já se torna ridícula e incomportável.
31 de outubro 2023

Os nossos cumprimentos.

Tomamos conhecimento do teor das três novas reclamações, que mereceram a nossa melhor atenção.

Reiteramos que encaramos qualquer reclamação como uma oportunidade de melhorar a qualidade dos nossos serviços.

Verificamos que as comunicações supra foram igualmente enviadas através do endereço contacto@iadportugal.pt, bem como através do Livro de Reclamações Electrónico desta empresa.

De forma a optimizarmos a gestão deste processo, responderemos através do Livro de Reclamações Electrónico.

1 de novembro 2023
Exmos. IAD,

Agradeço a resposta atempada na plataforma de reclamação, ficando assim a aguardar resposta prometida através de através do Livro de Reclamações Eletrónico.

Saliento que irei republicar neste site a vossa resposta, local de origem da minha reclamação, exceto se manifestarem entendimento contrário. O intuito de usar esta plataforma e republicar o conteúdo das respostas será sempre apenas para ajudar outros intervenientes na resolução de possíveis futuras situações.

2 de novembro 2023
Como a reclamação apresentada no livro de reclamações foi pouco construtiva da minha parte, limitei-me a copiar o aqui postado, a IAD respondeu nos mesmos termos.
Então efetuei nova reclamação no livro, com todos pormenores que passo a republicar, ficando a aguardar o feedback:
-"Por falta de profissionalismo e competência na execução do serviço contratado venho solicitar cancelamento do contrato nº 2854 2023.
O valor inicial proposto pela comercial, aquando da angariação, causou impacto negativo nas visitas, obrigando-me por falta de capacidade dela, a fazer análise de mercado na localidade. Verifiquei que não estaria enquadrado e pedi que o valor fosse reduzido, tornando-o mais apelativo.
Relativamente ao que mencionam como obras realizadas não legalizadas, desde o primeiro contacto a vossa comercial tem conhecimento dos termos em que o imóvel se encontra e aceitou-os sem qualquer hesitação ou oposição, como verificou na análise aos documentos que lhe foram entregues (planta do edifício e caderneta predial). No entanto procura agora justifica a sua incapacidade no desempenho das funções com este tipo de pormenores. Após a minha primeira reclamação a funcionária da IAD Portugal deixou de me dar qualquer informação sobre a promoção e venda do imóvel. Não sou informada sobre os contactos recebidos, visitas marcadas, resultado dessas visitas, etc... Apenas responde de forma rude e arrogante, em tom intimidatório, quando questiono o ponto de situação e se há alguma novidade, chegando a ser insultuosa, como comprovam as mensagens escritas e 1 áudio recebido que estão gravadas e que posso apresentar assim que solicitadas. A 01 de novembro houveram visitas, inicialmente apenas tive conhecimento de 1, porque questionei a comercial. No final do dia fui forçada a questionar novamente sobre o ponto de situação da visita ao que me respondeu que existiram 3 visitas no total. Agradeço o facto de a terem substituído nesse dia por outro comercial, só que até ao momento existe um silêncio total por parte da empresa em questão, não sei se foram preenchidas fichas de visita, apenas sei que no dia 02 houve uma reunião com uma possível compradora mas desconheço os termos da negociação. Esta falta de profissionalismo já se torna ridículo e incomportável."
22 de novembro 2023
Venho através deste meio de comunicação, solicitar que a comercial em causa, seja substituída e excluída das apresentações na minha moradia.
Acreditei que essa decisão racional e logica já teria sido tomada, mas as recentes visitas levam-me a crer que não.
A falta de cuidado, profissionalismo, educação e cortesia forçam-me a efetuar esta exigência.
O novo comercial mostrou-se estar muito a cima, em todas as características mencionadas que estão em falta na comercial visada, sendo assim peço que este volte à apresentação aos clientes interessados.

21 de dezembro 2023

Os nossos cumprimentos.

Tomamos conhecimento do teor da nova reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.

26 de dezembro 2023
Reclamação passou, como informei anteriormente, para o serviço contencioso, que tentei evitar a todo o custo.
Assim que seja preferida decisão judicial, atualizarei esta página.
27 de dezembro 2023
Exmo. Senhor Mário Albino da Silva.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Registamos que submeteu a questão exposta na presente reclamação ao Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto, no passado dia 18 de Dezembro de 2023. A Iad Portugal S.A., notificada que foi para se pronunciar, já prestou a devida resposta junto dessa entidade.

Pelo que, e forma a otimizarmos a gestão deste processo, deverá ser devidamente informado por essa entidade da nossa resposta e decisão.

IAD PORTUGAL S.A.
28 de dezembro 2023
Boa tarde, fico contente pela decisão tomada por Vós, finalmente conseguimos chegar a uma rescisão contratual. Decisão justa e correta.

Espero que esta página vá ajudar pessoas lesadas a resolver este tipo de situações conflituosas.
Situações que nunca deveriam acontecer.
Mário Albino da Silva
Mário Silva avaliou a marca
28 de dezembro 2023

Péssimo serviço, como cliente fiquei bastante fragilizado e comprometido. Casa que iria ser vendida em "40 dias" , ficou 8 meses a receber visitas indesejadas, com pedidos constantes e insistentes de venda a preço de saldo. Comercial a quem foi entregue a venda, demonstrou profissionalismo medíocre e por várias vezes falta de respeito pelos clientes.