40.5
IADE40.5
IADE - Creative University
  • Av. Dom Carlos I 4
  • admissions@iade.pt

IADE - Funcionária alterou o sistema em agosto para tentar levar mais dinheiro de mim!!! tomem cuidado com esta universidade!!!

Utilizador apresentou a reclamação
28 de agosto 2023 (editada a 26 de setembro 2023)
Estava a cursar Mestrado em Marketing e Inovação, no IADE, e sempre paguei adiantadas todas as mensalidades das cinco cadeiras realizadas, mas no início deste ano, 2023, informei a Universidade que poderia fazer apenas uma cadeira de 6 ECTS e ficou tudo OK, pois a Isabel Pinto, dos serviços académicos resolveu meu caso e me informou que as propinas das mensalidades desta cadeira seriam 78,72 euros, e no meu sistema, as propinas estavam todas zebradas e pagas até julho, pois em janeiro fiz o pagamento de 479,60 euros.

Em maio, pedi para dar uma pausa/trancar o curso, pois não poderia dar andamento ao mesmo, e a Isabel Pinto me orientou a apenas não renovar a matricula para o próximo semestre.

E ao fazer os cálculos, por eu ter pagado em janeiro 479,60 euros para uma única cadeira/disciplina de 78,72 euros, conforme explicado pela Isabel Pinto, e ainda no sistema, ainda me sobrava um crédito de 164,72 euros, pois pensei que a Universidade me cobraria somente até maio, mas ao falar com a mesma em pedidos, uma funcionária da faturação e cobranças, que não se identificou, consultou a tesouraria e disse-me “que os valores pagos a mais, foram descontados nas mensalidades de abril a junho, logo não existem valores para receber.”

Eu então e fiz um novo pedido no portal, pois mesmo que me cobrassem junho, ainda haveria um crédito de 86 euros a receber. Demoraram incríveis dois meses inteiros para me responderem, e agora, a funcionária da faturação e serviços que não se identificou, disse-me que estou devendo à universidade 250,72 euros e que o valor foi lançado no sistema. Existem mensalidades de abril a julho de 62,69 euros, pois segundo a funcionária, as mensalidades eram 79,93 euros.

Olha, não sei que cálculo erróneo é esse e o porque de tamanha confusão, porque ainda que me cobrem 79,93 euros pela cadeira, os 479,60 euros pagos em janeiro cobrem as mensalidades a partir de fevereiro, assim como consta na minha nota fiscal emitida pela secretaria. Isso para mim, é agir de má fé, porque no meu sistema não havia valor algum, e após eu pedir meu crédito, estão a me cobrar a mais.

Sem falar que a própria funcionária reconheceu que eu havia pago um valor a mais e este era para cobrir os meses de abril a junho, mas agora, segundo ela, eu paguei a menos. Ainda vos digo que paguei sempre corretamente todas as mensalidades e sem atrasos, nunca tive problema algum, pois sempre paguei pessoalmente na secretaria de acordo com o que consta no sistema.

Um adendo, sempre que ligo no telemóvel da Universidade, sou tratada com descaso pelas funcionárias. Dessa vez, ao falar com uma funcionária da secretaria, acho que chamada Patrícia, pedi a gentileza, de passar o recado para a Isabel Pinto retornar minha ligação, como já ocorreu outras vezes e ela retornou, mas a funcionária, me tratou muito mal e não quis passar o recado! Estou a me sentir desvalorizada, enganada e prejudicada pela Instituição. Espero que possamos resolver a questão, pois entendo que erros acontecem.

Tamara Diniz.
Data de ocorrência: 25 de agosto 2023