13.9
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Cuidado! - aumento de preços sem comunicação prévia e perda de confiança

Miguel Rasteiro
Miguel Rasteiro apresentou a reclamação
1 de abril 2024
Iniciei contrato com a Iberdrola em Julho de 2023, com condições promocionais atrativas propostas por 12 meses.

Ao receber a primeira Fatura deste ano, verifiquei um aumento de 43,4 % na Tarifa de Acesso às Redes + 38,2% na Energia, o que corresponde a um aumento de 81,6% na Fatura. A somar a isso, aumentaram também a Potência em +17%, tudo isto sem comunicação prévia de 30 dias!

Reclamei de imediato e disseram-me que tinham enviado comunicação por carta a 06 de Janeiro (já depois de feito o aumento). Como afirmei não ter recebido qualquer carta, disseram em seguida ter enviado por email.

Responderam à minha reclamação depois de 30 dias (têm um prazo máximo de 15 dias úteis após o que têm de proceder a compensação contratual mínima de 5 €), atribuindo a culpa de todos os aumentos à alteração tarifária da ERSE e negando qualquer compensação contratual.

Mudei de comercializador várias vezes e passei por muitos aumentos de tarifas em Janeiro, mas nunca me tinha acontecido isto! Portanto, muito cuidado com a escolha de empresas no mercado, porque nem todas funcionam de forma igual.

Perdi toda a confiança neste comercializador, pelo que mudei de imediato. Informo também a título geral que reclamar à ERSE não serve de nada porque não têm qualquer poder regulador, só fixam tarifas.
Data de ocorrência: 1 de janeiro 2024
Miguel Rasteiro
Miguel Rasteiro avaliou a marca
23 de abril 2024

A reclamação no Portal da Queixa não obteve qualquer resposta, como parece ser habitual com esta empresa. A Iberdrola aproveita um vazio real de competências fiscalizadoras da ERSE(que resulta na inoperância e complacência desta entidade que não tem qualquer poder executivo, apenas pode "aconselhar" o operador a fazer o que está certo) e faz o que lhe apetece, estabelecendo novas regras comerciais conforme lhe dá mais jeito. Já contratei serviços à EDP, Endesa, Galp e Yes Energy e os meus contratos sempre respeitaram legislação e regras em vigor, pelo que esta é a 1ª vez que me aconteceu algo deste género. PARA MIM NÃO TENHO DÚVIDAS - IBERDROLA NUNCA MAIS! Qualquer outro operador que já referi procede de forma mais adequada e transparente. Pensem nisso antes de contratar.