13.9
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Informação em falta; espera elevada; má prestação da linha de apoio ao cliente

Adriana Martins
Adriana Martins apresentou a reclamação
9 de abril 2024
Recebi a confirmação do preenchimento do formulário de adesão à Iberdrola no dia 17 de fevereiro, onde constava também a informação de que iria receber cópia do contrato assim que os todos os dados estivessem processados.

No dia 22 do mesmo mês recebi a confirmação do início do fornecimento de energia, mas não recebi a cópia do contrato nem os dados para ativação da minha área de cliente.
Assim, contactei a linha de apoio ao cliente pela primeira vez no dia 26/02, onde me foi dito que iria receber todos os dados em falta ainda durante essa semana.
Questionei também sobre até que dia podia enviar a leitura do contador, uma vez que, sem acesso à área de cliente, não conseguia saber essa informação. Foi-me dito que tinha até dia 28 de cada mês para enviar as leituras.
Assim sendo, no dia 28, enviei a leitura através de chamada, pois continuava sem acesso à área de cliente.

A semana passou e continuei sem receber qualquer comunicação por parte da Iberdrola, pelo que liguei de novo para a linha de apoio no dia 1 de março.
Nessa chamada, fui informada de que só receberia os dados para acesso à área de cliente quando fosse emitida a primeira fatura.
Foi-me também dito que ficaria um pedido no sistema informático para que a cópia do contrato me fosse enviada o mais depressa possível.

Esperei até dia 26 de março, um mês depois do meu primeiro contacto para a linha de apoio, para ligar uma terceira vez, pois continuava sem notícias por parte da Iberdrola.
Nessa chamada, o processo foi exatamente o mesmo das duas chamadas anteriores - confirmaram se o meu e-mail estava correto e se não tinha alguma comunicação na pasta de spam.
A assistente confirmou que já havia um pedido registado anteriormente para que me fosse enviada a cópia do contrato, disse que provavelmente houve uma falha no sistema informático e garantiu-me que receberia a informação em falta ainda no próprio dia ou o mais tardar no dia seguinte.
Ou seja, tudo praticamente igual ao que já me tinha sido dito nas chamadas anteriores, com a exceção que afinal a data final para enviar as leituras é até dia 20, não 28. Portanto, vamos de mal a pior.

Dia 28 de março recebi a primeira fatura por e-mail. No documento é possível confirmar que os valores faturados até ao dia 28, o dia em que enviei a leitura, eram os reais e os restantes estimativa, tudo porque não fui corretamente informada sobre a data para enviar as leituras.
Pensei que pelo menos já teria acesso à área de cliente, como me foi dito na primeira chamada para a linha de apoio, mas afinal também ainda não fora desta. No e-mail lê-se a seguinte informação: "Ocultámos todos os dados pessoais da sua fatura porque ainda não validou o correio eletrónico onde a deseja receber. Enviámos-lhe um e-mail onde poderá efetuar esta validação." e, realmente, ao consultar a fatura, todos os dados pessoais estão ocultados e não há sinais de qualquer método para ativar o acesso à área de cliente, contrariamente à informação que me foi dada na linha de apoio.
Em relação à comunicação para validação do meu e-mail, não recebi nada.

Assim sendo, ainda no dia 28/03, vi-me obrigada a realizar a quarta(!) chamada para a linha de apoio ao cliente, onde me foi dito que a situação iria ser reencaminhada para o departamento informático e que iria ser contactada na semana seguinte.
Esperei a semana toda, já estamos no dia 9 de abril e ninguém me contactou.
É incrível que aparentemente o meu problema só tenha sido levado a sério pela linha de apoio ao cliente à quarta chamada e mesmo assim nada foi resolvido.

Posto isto, já só me ocorre dizer que a Iberdrola deveria envergonhar-se do serviço que presta.
Haver atrasos e/ou falhas informáticas é uma coisa, outra coisa é este total desrespeito pelo cliente.

Assim sendo, não voltarei a ligar para a linha de apoio ao cliente, sendo esta a minha última comunicação para esta operadora. Solicito que me seja enviado por e-mail os dados para poder ativar a minha área de cliente e a cópia do contrato, ficando a aguardar que a situação seja resolvida com a maior urgência e brevidade.

Cumprimentos.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2024
Adriana Martins
Adriana Martins avaliou a marca
23 de abril 2024

Péssimo serviço, nunca tive uma experiência tão má.