14.0

Iberdrola - Más práticas para a obtenção de contratos

Telma
Telma apresentou a reclamação
20 de junho 2017

No dia 19/06/2017, um colaborador da IBERDROLA apareceu em minha casa sem se anunciar (era da luz). Quando entrou em casa eu pergunto-lhe se precisa ver o contador da luz, ao qual ele responde que não pois só é uma atualização de preços e por isso só precisava de ver o n.º do meu contador na minha fatura (da EDP). Depois de ver a fatura refere, que o preço estaria atualmente mais baixo, aproximadamente uma poupança de 14%. Perante isto, digo que eram bom baixar um pouco. O Sr. com isto até me aconselha no final do mês a enviar eu a contagem à EDP, indicando na minha fatura para onde deveria ligar e as datas para o fazer.
Seguidamente diz-me que necessita é de um local onde possa assinar para concluir, (a atualização do preço). Quando me apresenta o papel para a assinar, apercebo-me que diz Iberdrola, o que me deixou logo a estranhar (mas que ele nunca referiu, mesmo quando questionado): Pergunto-lhe então agora mudou para a Iberdrola? Ao qual responde, que a EDP é da distribuição e que a Iberdrola era uma parceira da EDP das energias renováveis. Passando-se isto tira foto aos meus documentos, pede a assinatura. Os documentos assinados não tem praticamente dados nenhuns, nem sequer o contador a que se refere o contrato. Mal este Sr. sai de minha casa recebo a chamada de confirmação, que é somente a pergunta que vou pagar 0,14.

Em suma este Sr. entrou em minha casa, nunca referiu que era da Iberdrola, fez passar por alguém da EDP (pela omissão de quem era), sem nunca referir que eu iria celebrar um contrato, com outra operadora de energia, e ainda levou um papel quase sem dados e tirou fotos aos meus documentos (para posterior preenchimento). Além disso a Sr.ª que me telefonou logo de seguida fez exatamente a mesma coisa. A frase celebração de novo contrato nunca existiu.

No dia seguinte anulei o contrato, claro e fiz a reclamação à empresa, que tem o n.º 545799200.

Quero deixar aqui expresso o meu repúdio por este tipo de práticas, que são tão constantes que deveriam promover uma atuação por parte de quem as regula. Sei que este tipo de situações devem-se muitas vezes a culpa das pessoas que não tenham a melhor índole, mas neste caso, e já expressei isto na minha reclamação, não foi só uma pessoa a omitir a verdadeira situação, mas sim duas pessoas em posições diferentes, o que me leva a pensar que não são tão poucas pessoas com esta técnica de "venda", nesta empresa.
Além disso, existe outra coisa que foi gravíssima e que na minha opinião deveria ser doutra forma para mostrar mais transparência e honestidade. Deveriam levar também as fotos das provas que são deixadas às pessoas (o duplicado), pois segundo me disseram no telefonema de reclamação, os contratos só são aceites ou estes só podem ser celebrados com todos os dados da pessoa e contador. Ou seja este Sr. vem a casa das pessoas e depois preenche os dados com as fotos que tira. E apresenta a empresa um papel preenchido que não corresponde ao que ficou com a pessoa no duplicado. Sendo que o meu nem sequer tinha o n.º do contador, que muito provavelmente dever ter sido colocado depois por esse Sr. Ou seja isto não deveria ter qualquer valor pois no meu duplicado não tenho nenhum contador afeto (como pode ser contabilizado). O que não significa nada. Mas no entanto, e como pude perceber, o contrato celebrou-se. E questiono a legalidade disto.
Acho que se está a tornar indecente, são constantes as investidas destas empresas. Há demasiadas reclamações como esta, para mim gravíssimas. Eu tenho perfeita noção que tenho 14 dias para anular o contrato foi logo isso que fiz, mas existe muita gente idosa que não terá essa noção.

Obrigada.

Data de ocorrência: 20 de junho 2017

Hoje aconteceu-me exatamente a mesma coisa...ja cancelei via telefone,mas ja vi que esta empresa nao e de confiança, sera que enganam em relação a isso também?