IEFP
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Cancelamento de inscrição

Em tratamento
David Junior apresentou a reclamação
22 de março 2024 (editada a 25 de março 2024)
Sou inscrito no IEFP de Gondomar e dei entrada no meu fundo desemprego em Valongo.
No dia, a senhora que me atendeu disse que não podia ser feito em Valongo, porém, ia abrir uma exceção.
Nesse mesmo dia, a mesma confirmou meus dados, como telemóvel, e-mail e morada.
Porém, recebi as correspondências na antiga morada.
Dessa forma, nesse mês de março recebi a carta da segurança social com o cancelamento do meu subsídio.
Além disso tenho de devolver o valor referente a quase dois pagamentos.
Ou seja, minha inscrição foi cancelada em janeiro e somente em março sou notificado pela segurança social (na morada correta) que não vou mais receber aquilo que é meu de direito por falta de profissionalismo, comprometimento e acima de tudo respeito com o cidadão.
A realidade é que cobrei resposta e a única coisa que me foi dito é que devo esperar 3 meses para fazer nova inscrição.
Venho expor minha situação com extrema indignação e assim, aguardo breve resposta e resolução da minha situação.
Data de ocorrência: 22 de março 2024
IEFP
22 de março 2024
Exmo Senhor

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Detetámos que, consultados os Sistemas Informáticos do IEFP, I.P. o NIF apresentado na reclamação refere-se a outra Utente, tendo este Organismo do Estado registado a sua reclamação com o seu NIF. Acresce referir que, em reclamações a apresentar, deverá ser indicado o NIF do/a reclamante, a fim de ser inequivocamente identificado/a.
Informamos que a reclamação foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 10 dias úteis para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos
1 de abril 2024
Em resposta por e-mail, o IEFP diz que não pode fazer nada a respeito. Que foi cancelada a minha inscrição.

Minha grande indignação é que quando dei entrada no fundo desemprego, a senhora foi concisa em dizer para eu ficar atento ao telemóvel, bem como email. Ainda, confirmou meus dados para devida atualização.
Ora, se nesses serviços há pessoas incapacitadas para tal trabalho, então não somos nós cidadãos que temos que pagar!
A questão é, porque, assim como hoje que recebi um e-mail, não me enviaram as solicitações de comparecimento por outros meios, assim como me foi dito?

Fica aqui minha questão e indignação.
David Junior
David Junior está a aguardar resolução da marca