IEFP
IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.2
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99%
Tempo Médio de Resposta
95%
Taxa de Solução
95,3%
Média das Avaliações
50,2%
Taxa de Retenção de Clientes
60,8%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88
3 IMPIC 73.8
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • 215 803 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Inércia do serviço de formação de vila nova de gaia

Resolvida
1/10
Neide Souza
Neide Souza apresentou a reclamação
25 de outubro 2023
Este registo tem por finalidade demonstrar a inércia do IEFP, e, em minha opinião, o descaso com o recurso oriundo da União Europeia para qualificar e recolocar no mercado de trabalho os formandos em situação de desemprego.

Em julho p.p., após conclusão da formação em Banca e Seguros, ao ter ciência de que o curso de Banca e Seguros, ministrado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP de Vila Nova de Gaia, não possui certificação e reconhecimento do Banco de Portugal, nomeadamente em 02 (duas) UFCD´s 9854 e 9856 relacionadas com a Banca, busquei uma entidade certificada (ESAI) para realizar a formação e obter a devida certificação, item compulsório para aqueles que pretendem atuar na área de formação.

Após a conclusão e aprovação nos exames finais, a entidade ESAI incumbiu-se de fazer o registo do formando na plataforma SIGO e emitir o respetivo certificado. Entretanto, o referido procedimento de registo e certificação não foi permitido a ESAI, uma vez que já há a anotação na plataforma governamental, realizadas pelo IEFP, para a formação em Banca e Seguros, com as UFCD´s individualizadas, entre elas as UFCD´s 9854 e 9856.
Com a impossibilidade do registo da formação pela entidade credenciada e da ausência da certificação do IEFP junto ao Banco de Portugal, vi-me impedida ao indispensável retorno ao mercado de trabalho, na área de formação.

Face a impossibilidade de registo, recorri ao IEFP, nas pessoas dos coordenadores e diretores, para exposição da questão e requerer a necessária intervenção junto aos seus superiores, no sentido de requestar o reconhecimento da formação, junto ao Banco de Portugal, uma vez que, como já referido, sem tal acreditação, a formação em Banca e Seguros torna-se inútil e sem serventia para atuação profissional.

Minha tentativa, devidamente formalizada, junto ao IEFP viu-se frustrada com a resposta de incompetência para solução da questão, seguida da sugestão para que o formando fizesse tal encaminhamento ao Banco de Portugal.

Pois bem, se o IEFP tem a missão de promover a informação, a orientação, a qualificação e a reabilitação profissional, com vistas à colocação e progressão profissional dos trabalhadores no mercado de trabalho, então, qual o propósito de ter uma formação, em nível técnico, sem utilidade ou serventia para atuação profissional?

O IEFP tem, como obrigação, dar suporte ao formando, algo que, nesta situação, não aconteceu e a instituição parece-me indiferente ao pleito.
Data de ocorrência: 25 de outubro 2023
IEFP
26 de outubro 2023
Exma. Senhora

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos
Neide Souza
13 de novembro 2023
Continua a espera de resposta para a reclamação em causa.
IEFP
30 de novembro 2023
Ex.ma. Senhora

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que já procederam à análise, tratamento e resposta da mesma, através de e-mail de 16-11-2023, reiterando a informação facultada no e-mail de 26-09-2023.

Com os melhores cumprimentos
Neide Souza
Neide Souza avaliou a marca
13 de novembro 2023

Ainda não obtive resposta a minha reclamação.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.