IEFP Marca Recomendada Marca do Mês

IEFP - Inscrição em formação

Daniel Teixeira apresentou a reclamação
1 de fevereiro 2024
Exmos. Senhores,

Venho por este meio expressar a minha profunda insatisfação e apresentar formalmente uma reclamação devido à ausência de qualquer tipo de resposta ou feedback relativamente à minha pré-inscrição na formação profissional oferecida pelo Serviço de Emprego de Portimão, a qual foi submetida através da plataforma IEFPonline no dia 25 de janeiro de 2024. Este não é um caso isolado, nunca obtenho resposta das pré-inscrições feitas pela plataforma.

Apesar de ter seguido todos os procedimentos indicados para a inscrição e ter enviado um email de seguimento para o serviço em questão, encontro-me até à presente data, 1 de fevereiro de 2024, início previsto da formação, sem qualquer tipo de retorno, seja ele informativo ou indicativo do estado do meu pedido.

Considero que tal situação não só reflete uma falha de comunicação e gestão por parte deste organismo público, mas também representa uma falta de respeito e consideração pelos utentes do sistema, os quais dependem destas formações para o seu desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho.

Saliento que, ao não receber resposta, vejo-me impossibilitado de planear adequadamente o meu percurso profissional, encontrando-me numa situação de incerteza e desamparo face ao meu futuro profissional.

Deste modo, solicito a vossa urgente atenção para este assunto, esperando que medidas sejam rapidamente tomadas para esclarecer a situação da minha pré-inscrição e para que seja melhorada a comunicação entre os serviços do IEFP e os seus utentes.

Agradeço antecipadamente a vossa compreensão e aguardo uma resposta breve.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2024
2 de fevereiro 2024
Exmo Senhor

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos
1 de março 2024
A reclamação não pode nem deve ser encerrada após a receção da mesma. Enquanto o conteúdo da reclamação se estiver por resolver a reclamação deve permanecer aberta.
1 de março 2024
Hoje, dia 01/03/2024, a reclamação não se encontra resolvida. Em acréscimo de referir que o prometido "responsáveis pela sua análise e tratamento que (...) dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta" ainda não o fizeram e não recebi comunicação nenhuma, isto quando desde o dia 02/02/2024 até 01/03/2024 já correram 29 dias, 20 dos quais úteis.
6 de março 2024
Ex.mo Senhor

Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que já procederam à análise, tratamento e resposta da mesma, através de e-mail de 04-03-2024.

Com os melhores cumprimentos
Daniel Teixeira avaliou a marca
15 de março 2024

O serviço responsável pela gestão das reclamações encerra nesta plataforma a reclamação no ato da recepção das mesma. Após uma mensagem standard e padronizada com indicação de 15 dias úteis para resposta não os cumpre. O IEFP precisa de uma solução mais eficiente e coordenada para a gestão da formação para tornar o processo mais célere e tranbsparente para os candidatos.