IEFP

IEFP - Inscrição no centro de emprego

Maria do Carmo do rosário Soares
Maria Soares apresentou a reclamação
24 de março 2017

Venho por este meio apresentar uma reclamação do centro de emprego de Cascais. No passado dia 27 de fevereiro desloquei-me ao centro de emprego afim de me inscrever e fazer o pedido de reativacao do meu subsídio. E foi me dada uma carta para uma ação de formação, à qual eu disse à funcionária que eu já tinha ido no mês de Dezembro logo não se justificava ir novamente, mas ela disse que não constava nada no meu processo é que tinha que ir. Marcou então a ação para dia 8 de Março às duas e meia. Dia 8 de Março às duas e meia desloquei-me então para assistir a formação e entreguei ao segurança a carta com a convocatória a qual o segurança ficou muito espantado pois foi marcada para a hora do final da secção. Acompanhou-me então a sala da ação onde falei com a técnica que ao ver o meu processo verificou que já não se justificava fazer a formação pois já a tinha feito em Dezembro. Dias Depois recebo uma proposta de emprego por carta a qual eu me candidatei mas não recebi qualquer resposta. Sinal de que estava inscrita não é assim?
Não obtendo qualquer resposta da segurança social que costuma mandar uma carta de informação acerca do subsídio achei estranho. Desloquei-me então no dia 20 de março à segurança social de Cascais, a qual me informou que não constava como tendo ficado desempregada eu mostrei os comprovativos do centro de emprego e perguntei se recebiria o subsídio, a resposta foi que não é que tinha que ir ao centro de emprego pedir responsabilidades. Fiquei muito aflita pois a segurança social paga os subsídios apartir do dia 22 e já era dia 20 como ia eu pagar as minhas contas e alimentar os meus filhos. Desloquei-me então ao centro de emprego para saber o que se tinha passado e constatei que a funcionária no dia 27 de fevereiro não tinha enviado à segurança social o meu processo do requerimento do subsídio, o que foi feito só no dia 20 de março. Perguntei e agora quando recebo o meu subsídio? Só para o mês que vem responderam-me. Entrei em pânico pois pago renda ao banco tenho dois filhos dependentes e sou mãe solteira vivo só com os meus filhos, veio então uma funcionária da direção com uns papéis na mão e disse para as colegas que estavam a tratar do meu caso, fazerem uma ligação para a segurança social e explicarem que tinha sido culpa do centro de emprego e verem se havia alguma coisa a fazer. Mandaram-me então embora com a promessa de que iam fazer o possível para resolver o problema! O que é certo é que chegado o dia 22 de março não recebi! Desloquei-me então novamente ao centro de emprego fui logo atendida pela funcionária da direção que atenciosamente se desfez em desculpa se se mostrou muito solidária. Eu estava e estou muito desorientada pois como vou eu pagar as contas, água a luz, a renda ao banco que tenho fiadores a quem não quero desapontar e principalmente como vou eu me alimentar e aos meus filhos? A senhora perguntou se não tinha ninguém que me ajuda-se eu respondi que não é que já não tinha mãe nem pai, que não era justo pois entreguei a documentação necessária a tempo e horas de receber os meus direitos e por incompetência de uma funcionária do centro, eu ser projedicada. Disse-lhe ainda que a funcionária em questão no dia da inscrição estava completamente apática e parecia que tinha tomado antidepressivos e eu tinha saído do centro com a sensação de que algo não tinha ficado bem, afinal tinha razão!Nem a declaração de desemprego ela me tinha dado apenas os comprovativos do requerimento que assinei. A sra. disse que compreendia mas que o centro não tem dinheiro para dar às pessoas! Disponibilisou-se para falar com a minha fiadora se fosse preciso! E que eu iria receber com retroativos... Eu perguntei se a companhia da água e luz e o banco onde pago a renda esperam e sem juros, é a barriga dos meus filhos também até chegar o subsídio com retroativos. O que é certo é que quando receber o dinheiro não chega para os incomprimentos não é assim? Pois compreendo disse! Vou ver o que posso fazer disse, ligou para a câmara municipal de Cascais para saber se havia algum banco alimentar que podesse dar apoio até Abril, é fez alguns contactos até que chegou ao banco alimentar da minha área de residência. Fiquei então de ir à igreja falar com o sr responsável...
Saí do centro de emprego completamente desolada, pois tinha suspendido o meu subsídio para ir trabalhar e quando fiz a reativacao acontece uma coisa destas!!!
Isto é surreal! Como têm pessoas que não estão em condições psiquicas, sujeitas a cometer erros de verdadeira incompetência, atender utentes que estão numa situação de fragilidade econômica devido a desemprego não voluntário como eu!!! Saí do centro de emprego a sentir-me completamente humilhada, projedicada e sem saída.
Não é justo eu ter que recorrer ao banco alimentar para me alimentar a mim e aos meus filhos, vou com toda a certeza ficar sem água e luz não vou conseguir comprar o passe para o meu filho ir para o liceu! É quando receber fazer o pagamento de todos os cortes e religiões bem como o pagamento da renda e juros de incomprimento. Se é justo uma coisa destas!!!
O erro foi nosso mas recebe para o mês que vem com retroativos.Desenrasque-se!
A quem vou eu pedir responsabilidades pelos transtornos causados? Como vou eu e os meus filhos conseguir​ sobreviver até 22de Abril? É surreal!!!
Gostaria muito que a minha denúncia fosse levada em consideração pois sou uma cidadã portuguesa e sempre paguei os meus impostos não está certo ser tratada com tão pouco respeito, é um atentado à minha dignidade!
Sem mais assunto
Obrigada pela atenção dispensada
Comprimentos
Maria do Carmo Soares

Data de ocorrência: 24 de março 2017
IEFP
4 de setembro 2018
Exmo(a) Senhor(a)

Tendo em conta o tempo decorrido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Alguma questão não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos