IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Não aceitação de estágio

Fanny Henriques apresentou a reclamação
15 de dezembro 2019
A um mês atraz dirigi-me ao centro de emprego em Leiria para falar com uma pessoa que me pudesse ajudar nos processos de estágios.. Venho por este meio mostrar o meu descontentamento e desagrado pois a senhora que me atendeu mostrou uma enorme incompetência para os serviços que faz e presta ao estado e povo português. No dia que me apresentei esta senhora disse - me que não era elegível para estágio. Sou formada em Engenharia da energia e do ambiente já fiz um estágio PEPAL mas passado dois anos decidi tirar um curso de técnico superior de segurança no trabalho nivel 6. A senhora em questão não me validou os estágios ao qual me inscrevi. Liguei para Lisboa e o qual não é o meu espanto, quando me informaram que tinha direito, porque tinha tirado um curso de uma área diferente?! Em que ficamos? Voltei ao centro de emprego de Leiria e a senhora em questão disse-me que realmente tinha feito confusão e que ia falar com a sua superior para saber se teria direito ou não. Foram preciso duas semanas para me dar resposta e enviar um email a dizer que o estágio não era válido.. Dizendo apenas que não tinha tirado um curso de área diferente ...?????como assim? Mas quem decidiu isto???? Quem analisou o caso??? Gostava de obter respostas..
Data de ocorrência: 15 de dezembro 2019
17 de dezembro 2019
Exma Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

Com os melhores cumprimentos
13 de janeiro 2020
Resolvo reabrir a reclamação porque ninguém me resolveu nada.. Estou a espera que alguém me justifique o porquê de não ter direito a estágio.
13 de janeiro 2020
Estou a espera de uma resposta desde do dia 5 de Dezembro. Nada resolvido. Mandaram-me um mail a dizer que iam encaminhar o meu processo para a direção centro e estou a espera de uma resposta. Hoje fui a uma entrevista e perdi emprego porque era uma proposta para estágio mas com perspectivas de eu ficar na empresa. Amanhã terei que arranjar um advogado para tratar desta situação. Uma vergonha.
Continuo a espera..
18 de janeiro 2020
Finalmente responderam-me por carta a minha pergunta. Mas mais uma vez ninguém me explica o porquê de considerarem que o curso de formação de técnico superior de segurança no trabalho é igual ao curso de engenharia do ambiente!!.. Quem decidiu isso? Quem decidiu que era complementar? E onde está no regulamento que por ser complementar não posso realizar estágio??
Qual a lei que diz que o curso de técnico superior de segurança no trabalho é o mesmo que o curso de engenharia da energia e ambiente!! E o que é isto da reconversão de curso??? Chego a conclusão que neste país só podemos fazer um estágio e mais nenhum! Quais são as oportunidade que nos dão para nos inserir no mercado de trabalho??neste momento ninguém me dá trabalho porque não tenho experiência na área de Técnico Superior de segurança no trabalho porque é uma área completamente diferente de engenharia do ambiente, e porque não fiz estágio!
Terei eu de andar de graça para adquirir experiência??? Mas o mais engraçado é que as formações que dão do IEFP teem todos estágio e claro a pagar apenas o subsídio de alimentação e pouco mais. Isto é ridículo. E se tive estágio PEPAL foi por mérito próprio porque concorri a um concurso do estado e não foi o centro de emprego que me arranjou nada . Enfim. Vou continuar a lutar pois como eu já houveram mais concerteza e já que a diretora do centro não me justificou perante a lei, talvez um advogado competente no assunto o faça.
31 de janeiro 2020
Exma Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que já procederam à análise, tratamento e resposta da mesma.

Com os melhores cumprimentos