17.9

IHRU - Atraso candidaturas - Porta 65 jovem

Filipa Goncalves
Filipa Goncalves apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2024
Tenho subvenção na porta 65 à 3 anos seguidos, no entanto em Setembro de 2023 tive que submeter nova candidatura pois a minha terminava em Novembro. Posto isto estamos a dia 6 de Fevereiro e ainda não obtive qualquer resposta sobre a subvenção ou não da candidatura feita à mais de 4 meses, sendo que tanto quanto se pode ver eles teriam um período de 45 dias uteis para dar resposta às candidaturas.
Entrei em contacto por e-mail varias vezes e sempre me disseram para aguardar que durante o mês de Janeiro sairiam os resultados e até agora nada aconteceu como disseram.
Há 3 meses contando com este mes que já paguei a minha renda por completo sem qualquer ajuda da porta 65, a minha questão , se depende se somente desta ajuda e não de familiares para pagar a minha renda estaria a 3 meses sem a pagar????
É inadmissível o tempo de espera sendo que com as novas medidas foi estabelecido pelo governo e afins que seriam 45 dias úteis para a resposta. Quanto tempo mais será a espera por resultados de setembro de 2023??
Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2024

Encontro-me exatamente na mesma situação...dizem apenas para aguardar mas até quando se existe um decreto de lei que indica 45 dias uteis para resposta, quando esse tempo já passou?

7 de fevereiro 2024

Olá Filipa,
Estou na mesma situação à espera de resposta desde Dezembro. Queria reunir testemunhos para levarmos a situação à comunicação social e eventualmente apresentar queixa na Provedoria da Justiça. Pode enviar um email para wildest.flory_0f@icloud.com com o seu contacto? Obrigada!

Boa Tarde, estou exatamente na mesma situação peço que já liguei diretamente para eles a questionar. inicialmente eles iam dar a resposta ate ao final de janeiro, entretanto na sexta feira passada liguei novamente pois já estávamos em fevereiro, disseram me que estão a ter problemas com a plataforma que a informação superior que tinham é que ate dia 12 haveria novidades e daram a resposta assim como os pagamentos com retroativos

Estou na mesma situacao. Desde setembro que renovei a candidatura e desde Dezembro, deixei de obter a subvencao.
Aguardo ate a data o pagamento, entretanto apenas obtive 1 e-mail a informar que seria atrasado o pagamento mas ate à data, sem novidades.

Encontro-me na mesma situação. Apresentei candidatura em Setembro, foi pedido esclarecimento (suponho que a plataforma não tenha guardado o contrato de arrendamento). Já reclamamos por email e tudo o que nos dizem é para aguardar. A mal ou a bem, temos conseguido suportar o valor da renda. Mas acredito já hajam pessoas em situações de despejo ou com ainda mais dificuldades.

Bos Tarde, estou na mesma situação, desde setembro que renovei a candidatura e ate a data de hoje ainda não tive qualquer informação em relação a subvenção.

14 de fevereiro 2024

Olá, a minha candidatura foi recusada em Agosto porque não respondi aos esclarecimentos em 5 dias. Em Setembro submeti nova candidatura e até hoje estou a espera de resposta, ia ser no final de Janeiro, depois 12 de Fevereiro e o que é certo é que se não respondermos em 5 dias ficamos sem subvenção e nós temos de esperar 5 meses ou mais quando o prazo estipulado por lei é bem inferior ao que já passou.
Para receber a subvenção as leis já podem ser ultrapassadas mas para retirar o apoio a quem precisa já são cumpridas meticulosamente.

O nosso país é uma vergonha , estou na mesma situação, como podem dizer que isto é uma ajuda , comprometemos nos a pagar a renda porque sabemos que temos uma ajuda do estado mas no final de contas ainda saímos mais prejudicados , esta perde todo o sentido sinceramente, se fosse para ser assim pagavam logo a totalidade da ajuda que iriam dar ao longo do ano , isto é inadmissível

Eu apresentei a minha candidatura no dia 23/10/2023 .
Não tive resposta e nem gestor de candidatura tenho. A minha candidatura é ao porta 65 + ( familia monoparental ).
Consegui ontem, dia 22/04/2024 (6 meses depois) que me atendessem o telefone, e uma Sra de nome Elsa Dominguez disse que não sabia quais as candidaturas que estavam a ser analisadas , nem sabia se alguma candidatura ao porta 65 + já tinha sido analisada.
Ignorou completamente o meu pedido para consultar a minha candidatura e por fim colocou o telefone em "mute" .
Portanto eu estava a falar para ninguém basicamente.
É lamentavel este atendimento pelos funcionários do IHRU. Inqualificável.