Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

Rui
Rui apresentou a reclamação
24 de novembro 2020
Exmos senhores,

No passado dia 26/10/2020 fiz uma compra no Ikea de Loures - FAC 00100620200022/092 no valor de 1.022,00€, da qual incluía 2 móveis Besta. Contratei o serviço de entrega e montagem para o dia 7/11 com a Referência 001-5322230. Na montagem a equipa subcontratada pelo Ikea constatou que, 3 dos 4 conjuntos de fixação na parede, vieram sem os parafusos necessários para concluir o trabalho pago. O Sr. Yuri reportou ao Ikea esta situação, tendo dito que a linha de apoio do próprio Ikea, telefonaria em breve para fazer nova marcação. Este contacto não veio acontecer, tendo eu ligado para o número de apoio, onde após 30 minutos de espera consegui ligação com a operadora para nova marcação da fixação, ou seja a 2ª!. Voltou nova equipa para fazer a montagem na semana seguinte, tendo chegado às 12:55 de sábado, sem que tivessem avisado com antecedência mínima de 30 minutos tal como já acontecera no passado. Demonstrei a minha indignação por terem chegado em período coincidente com a hora do almoço, colocando em causa a legalidade dos tempos de serviço das equipas de montagem, pois ao abrigo da lei to trabalho qualquer pessoa tem um máximo período de trabalho de 5 horas, sendo obrigatório uma pausa após esse tempo de trabalho. Nesse dia, causou um enorme transtorno, pois tive que acabar por ficar em casa para acompanhar o serviço, tendo faltado a um compromisso, ficando privado da companhia dos meus filhos e esposa. Quando estavam a preparar as ferramentas chegaram à conclusão de que não tinham os 3 conjuntos necessários à fixação, pois apenas receberam a indicação de que se tratava de uma instalação nova, e não tinham conhecimento da falta dos 3 kit´s incompletos! Voltaram a informar desta situação ao Ikea, voltaram a dizer que seria a linha de apoio do Ikea a contactar-me para fazerem novo agendamento, o que não veio acontecer. Dessa vez liguei novamente para o serviço de apoio, e estive 1HORA!!! para conseguir esse agendamento, ou seja, a 3ª marcação! Voltei então a ser contactado por nova equipa de prestação de serviços para executarem o trabalho no sábado seguinte, onde o motorista ligou com antecedência, perguntando se eu tinha os 3 kit´s de montagem!!! Indignado, perguntei ao senhor se estava a falar a sério ou a brincar! Chegou à conclusão de que as instruções de trabalho que tinha recebido pelo Ikea era apenas de montagem, sem receber a indicação de que tinham de trazer os 3 kit´s em falta! Disse novamente que não podiam executar o trabalho e que, iria ser contactado novamente por parte do Ikea para agendar a 4ª vez!!! O que, mais uma vez não veio acontecer! Desta vez liguei novamente para o 219 899 945, e após 30 minutos de espera optei por ser contatado de volta no prazo de 48 horas, o que, já é infelizmente habitual, não veio acontecer! Continuo há 1 mês com 2 móveis por fixar, a ocupar espaço, privado da utilização do uso dos mesmos. Trata-se de um péssimo serviço, uma demonstração clara da incompetência das pessoas que estão por detrás destes processos, um sistema ineficaz, há uma expectativa defraudada, um péssimo serviço!
Data de ocorrência: 24 de novembro 2020
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal
Rui
Rui avaliou a marca
4 de março 2021

Tem um péssimo serviço pós venda e de montagem