Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

Aguarda resposta
Paulo Marques
Paulo Marques apresentou a reclamação
19 de abril 2024
Começo por afirmar que, nunca fiz uma única reclamação na vida, mas a situação em questão na minha óptica não pode passar em claro. Comprei um sofá na loja do IKEA de Alfragide em 2019, até há data não tive qualquer problema excepto uma situação que aconteceu há poucos dias. No dia 17/04/2024, deixei cair um pouco de café no sofá. Ao contactar via telefone o o IKEA percebi que o sofá em questão só podia ser limpo com um pano húmido. Infelizmente ao limpar o sofá ficou azul (o sofá em questão é cinza).

Após novo contacto com o IKEA, desta feita via CHAT, para além da falta de apoio dado fiquei com a ideia que existe um total desconhecimento dos produtos vendidos e o seu devido suporte. Abaixo está listado os momentos que culminam na minha total insatisfação por este produto e sua ilegal comercialização.

1 - Produto: Sofá Eskilstuna de 3 lugares c/ chaise lounge comprado a 31-10-2019 cor cinza;
2 - Causa do problema: Gotas de café - 17-10-2024;
3 - Ligo para o atendimento do IKEA que me sugerem limpar com um pano húmido;
4 - Após limpar com um pano húmido a zona limpa ficou azul;
5 - Sofá que segundo a politica de garantia tem 10 anos de garantia;
6 - Sofá em questão não tem capa, mas o tecido está agrafado directamente à estrutura;
7 - Segundo a comercial do IKEA do chat, 1º diz-me que existe uma politica de exclusão para capas, mais tarde diz que as capas não têm 10 anos de garantia mas sim 2, logo estou fora de garantia.

Nota muito importante, visto que a capa do sofá está agrafado ao sofá, não pode ser considerado uma capa (pois o IKEA tem capas à venda no seu site para outros sofás) mas para este modelo específico não tem, logo, o tecido faz parte da estrutura tendo assim 10 anos de garantia.

Eu já nem estou a por em causa o que me foi dito relativamente a uma reação química entre um café + um sofá cinza + um pano húmido branco originasse uma mancha azul, que sejamos honestos é no mínimo estranho. O que mais me espanta é a falta de clareza e honestidade intelectual relativamente a um produto que pelos vistos tem um defeito e dentro de todos os produtos que vendem é normal acontecer.

Deixo apenas o alerta para não comprarem este modelo específico, e espero que este minha 1ª reclamação em mais de 35 anos resulte numa suposta melhoria do atendimento e suporte aos clientes por parte do IKEA, pois a partir de hoje irei ponderar antes de fazer qualquer compra no IKEA não voltando a recomendar qualquer produto por agora.

Obrigado.
João Marques
Data de ocorrência: 19 de abril 2024
Paulo Marques
Paulo Marques está a aguardar resposta da marca