Mediação Imobiliária - Agentes
2 NORFIN 57.4
3 Vertis 46.1
Imo IsmaelN/A
Imo Ismael Lda
  • Rua Francisco Duarte, nº235, fracção AE nº24, 4715-017 Braga (São Víctor)
  • ismaelrodrigues@imoismael.pt

Imo Ismael - Cancelamento reserva imóvel // devolução sinal

João Pedro de Sá Jordão Pereira
João Pereira apresentou a reclamação
11 de maio 2023
1. Encontrei um imóvel num anúncio online, e entrei em contacto com a Imo Ismael no dia 1 de Fevereiro, primeiro com Sra. Daniela Oliveira que me enviou fotografias do imóvel, bem como mais tarde o contrato de reserva para revisão, e no próprio dia reuni com o Sr. Ismael e a Sra. Diana Coutinho que se apresentaram como sócios da empresa e procuradores do proprietário do imóvel em questão e foi assinado o contrato de reserva. Também no próprio dia procedi ao pagamento do respectivo sinal (5.000,00€) - prova em anexo.
2. Foi me explicado que não seria possível realizar a visita ao imóvel porque estava arrendado, mas que em breve essa possibilidade existiria, teria apenas que aguardar a autorização dos inquilinos. Até ao dia de hoje, mesmo questionando várias vezes, nunca foi possível visitar o imóvel em questão.
3. Após analisar as fotografias comigo partilhadas do imóvel notei que as mesmas não seriam do imóvel em questão por uma incompatibilidade visível no terraço de uma das imagens, algo confirmado pela imobiliária, mas já as do exterior (e a única parte que era possível verificar) estranhamente correspondiam, o que me leva a crer que não se tratou de um engano mas sim de mais um engodo engendrado para enganar o possível comprador.
4. 5 meses passados entre dia 1 de Fevereiro e o dia 30 de Abril nunca fui procurado para informar de qualquer atualização, todas as informações prestadas foram por contacto de minha parte, algumas seguem nas imagens das conversas partilhadas, outras feitas por chamadas, sempre com respostas vazias e muitas vezes contrárias por parte do Sr. Ismael e por parte da Sra. Diana.
5. Em Março, a Sra. Diana informa-me que iam proceder a ação de despejo e que já haviam notificado o inquilino da venda do imóvel (documento 'Comunicação Inquilinos' em anexo) para vagar o imóvel, pedindo-me mais uma vez tempo e paciência porque estavam empenhados em resolver o problema e numa seguinte chamada com o Sr. Ismael o mesmo informa-me que não avançaram com qualquer ação. Aqui surge mais uma incongruência, na comunicação aos inquilinos mencionam a venda do imóvel pelo valor de 135.000,00€, quando na reserva efetuada comigo o valor acordado foi de 145.000,00€ como consta no contrato de reserva.
6. Após todas estas situações e já saturado das constantes informações contraditórias e falhas de comunicação, no dia 2 de Maio, após caducar o contrato de reserva, informei o Sr. Ismael que pretendo desistir do negócio e receber o sinal que havia liquidado, algo que o Sr. Ismael sempre mostrou sempre estar disponível. Prontamente o Sr. Ismael respondeu que até sexta-feira dia 05/05 esta questão ficaria resolvida.
7. Desde o dia 05/05 até ao dia de hoje foram várias as chamadas efetuadas e não atendidas (seguem em anexo) quer pelo Sr. Ismael, quer pela Sra. Diana, agendaram duas vezes reunião para finalizar o processo e falharam em ambas, sem qualquer justificação e contínuo sem qualquer feedback e sem solução à vista para esta questão.
Data de ocorrência: 11 de maio 2023
João Pereira
16 de maio 2023
Imo Ismael procedeu à devolução do sinal.