94.1

Império Multimédia - Devolução artigo

Carla Ferreira
Carla Ferreira apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2024
Efetuei uma compra de um monitor na império Multimédia, recebi o monitor abri a caixa e informaram me que o monitor era muito fraco, enviei mensagem ao vendedor a questionar se podia devolver ou trocar e foi me dito que sim desde que o monitor tivesse o plástico e os sacos viesse selados, informei logo que o monitor não vinha com plástico mas sim numa bolsa7 capa branca e que os sacos não vinham selados, eram sacos normais com um código de barras em cada saco mas fechados com fita cola e não selados.
Nesse mesmo dia e uma vez que precisava com urgência de um monitor, fui a uma loja e comprei um da mesma marca mas melhor (tenho a fatura para comprovar)
Procedi a devolução do artigo por ctt e tive um custo de 9.66€.
Qual não é o meu espanto recebo uma mensagem do vendedor a informar que não aceitam a devolução porque o artigo foi usado, o monitor tinha sinais de uso e os sacos não estão selados, pois se tem uso e os sacos não estão selados foi porque já me venderam um artigo que já tinha sido devolvido e usado, porque eu nem sequer tirei o artigo da caixa.
Ainda por cima falam com uma arrogância a dizer que o cliente tinha usado o artigo, porque eu ia usar um monitor se no mesmo dia fui comprar outro bem mais caro e melhor.
Agora para alem de ficar com o prejuízo do monitor ainda fiquei com mais 9,66 € pelo envio para a devolução, esta compra só me deu prejuizo.
Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2024
Império Multimédia
12 de fevereiro 2024
Boa Tarde D. Carla. A sua encomenda do monitor "Monitor LG 24MK43HP-B 24' IPS FHD 5MS 75HZ - 24MK43HP-B.AEU" foi efetuada através da plataforma Kuantokusta no dia 31-01-2024 às 11:36h e foi enviada no mesmo dia por CTT Expresso com entrega no dia seguinte 01-02-2024 às 15:07h tal como é possível verificar através do site dos CTT, com o nº de registo FA350948802PT
Nesse mesmo dia a Sra perguntou se era possível trocar o monitor, pois pretendia um monitor com mais hz.
De salientar que até no nome do artigo indica as características do mesmo incluindo os hz. Seja como for nós prontamente respondemos passados apenas 4 minutos que podíamos aceitar sim, desde que o mesmo não apresentasse sinais de uso, incluindo plásticos e embalagens dos mesmos.
Foi indicado por si que a caixa tinha sido aberta mas que estava tudo direitinho.
Desta forma, aceitamos iniciar o processo de devolução indicando a morada para a qual deveria efetuar a devolução.
Saliento ainda que perguntamos nesse dia qual monitor pretendia para efetuar a troca como solicitado por si e apenas obtivemos resposta no dia 5 onde você perguntava se tínhamos monitor de 240hz e nesse mesmo dia indicamos uma das várias opções que temos disponíveis.
Sendo que nesta data você ainda não tinha enviado o monitor, apenas no dia 8 deu essa indicação que podemos confirmar através do nº de registo: DD090001846PT
No dia 9 recebemos o monitor e após verificação deparamo-nos com o monitor cheio de marcas de uso ( dedadas ) e todos os sacos com fita cola rebentada, cabo hdmi desenrolado e transformador manipulados com notórios sinais de terem sido usados e monitor montado, pois até a base do mesmo tinha dedadas.
Indicamos de imediato que não podíamos aceitar a devolução com o monitor nestas condições e enviamos de volta para si com o seguinte nº de registo: FA350949860PT
Obviamente que este envio também tem custo para nós e foi suportado por nós para se resolver a situação o mais rapidamente possível.

Nunca fomos arrogantes como indica pelo que queremos salientar que todo o contacto consigo foi efetuado por mensagens escritas através da plataforma do Kuantokusta e vamos deixar links abaixo com os prints de toda a conversa.

O facto de ter ido comprar um monitor no mesmo dia não impossibilita a utilização do que nos foi adquirido pois pode usar 2 ou mais monitores num só computador.

A devolução de artigos por iniciativa do cliente quando o artigo não tem nenhum problema, fica ao encargo do cliente.

O monitor ia selado de fábrica e você nunca referiu que o monitor tinha algum sinal de uso, antes pelo contrário disse sempre que estava tudo direitinho, apenas quando lhe indicamos o estado em que o monitor chegou a nós, é que argumentou tal facto!

Em algumas mensagens você diz que nem tirou o monitor, noutras já indica que vinham com sacos normais, mas você mesma indica, passo a citar:
"Está tudo direitinho, nem foi tirado da caixa, abri a caixa e o meu filho disse que era muito fraco só tinha 75 Hz, as embalagens são originais e estão novas como vinham". Se as embalagens eram originais e estavam como novas, como é que passado uma semana de ter pedido a devolução e ter enviado o monitor, já afirma que o artigo parecia ter sido utilizado antes?

Não estamos a responder com arrogância nem nunca o fizemos, apenas queremos salientar que há incoerência nos seus argumentos!

Quero ainda acrescentar que não vendemos artigos usados, apenas novos com garantia de lei ( normalmente 3 anos ).

A venda foi efetuada na plataforma do Kuantokusta e segundo os termos e condições:
"4.4. No prazo de 14 dias a contar da data em que o Comprador tiver comunicado a sua decisão de resolução do contrato, deve devolver o(s) Artigo(s) no estado original e completo, incluindo componentes, acessórios e/ou partes integrantes, embalagem, manual de instruções, etc., e acondicionado(s) da mesma forma que na expedição. Não serão aceites devoluções de Artigo(s) que não cumpra(m) com o previsto no presente número, bem como se o(s) mesmo(s) apresentar(em) sinais de uso indevido ou cuja manipulação exceda a que normalmente é admitida num estabelecimento comercial."

Sendo que no nosso site também indica:
"O artigo deverá ser devolvido na sua embalagem original, não podendo a mesma vir danificada, nem o artigo com sinais de utilização efetiva. Todos os acessórios e manuais devem vir selados."

Termos estes que estão em conformidade com a lei Portuguesa.

Salientamos que temos loja aberta há mais de 20 anos e fazemos dezenas de envios todos os dias.
Facilitamos as devoluções e qualquer situação que apareça, daí estarmos há meses e meses a fio como marca do mês aqui no portal da queixa e não temos reclamações há quase 2 anos mesmo fazendo centenas de envios todos os meses, e atendendo ao público na loja física.

Links para as fotografias do monitor: https://prnt.sc/t86yp25O2FYg https://prnt.sc/SZwVE25KPl0l https://prnt.sc/oCkL6ZEfEiRL https://prnt.sc/B0SYpgp9Moop https://prnt.sc/GujKuuvtatfH https://prnt.sc/4yrqUZH_LLyM

Link para um vídeo de unboxing de um monitor da mesma linha da mesma marca, ou seja LG: https://www.youtube.com/watch?v=v3UcejQWiyE em que podemos verificar como o embalamento é feito pela LG.

Links para as conversas no KuantoKusta por ordem: https://prnt.sc/KwXaWfDgoi4F https://prnt.sc/6wgM9Mn8JEdE https://prnt.sc/T17cC9Iz1WRh https://prnt.sc/-fX0X_Xj9lmo https://prnt.sc/CbD1x_HqxVYQ https://prnt.sc/O9j458wMi5fR https://prnt.sc/6JWirKzquQj5

Print com o seu envio que chegou dia 9/02: https://prnt.sc/M8OtacVPzfA-

Em anexo. Uma fotografia do monitor, pois a plataforma não possibilita mais.

Infelizmente por todos os factos referidos acima, não nos é possível aceitar o monitor.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional

Obrigado