Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.2
3 IMPIC 73.8
Imprensa Nacional Casa da Moeda67.4
Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A.
  • Av. António José de Almeida
  • reclamacoes@incm.pt

Imprensa Nacional Casa da Moeda - Atraso no envio de título de residência - 161 dias com risco de cancelarem bolsa de investigação por conta do atraso

Franklin Gabriel Menezes Gaspar
Franklin Gaspar apresentou a reclamação
25 de janeiro 2024
Processo de Autorização de Residência aprovado, mas ainda não foi entregue. O processo está no órgão desde 17/08/2023, e estou a espera do documento há 160 dias. Meu contrato só pode ser assinado com este documento em mãos.

O processo está com a parte requerida há 161 dias, sendo este prazo muito superior ao descrito pela legislação, e conforme citado anteriormente, com fortes prejuízos legais e financeiras tanto para a parte do requerente final, aprovado em concurso público em abril de 2023, quanto para o sucesso do Centro de Investigação do qual fui aprovado. Pois tanto eu, quanto a Universidade já fomos notificados de que eu corro risco de cancelarem minha bolsa de Investigação, no qual fui aprovado em concurso, por conta do atraso deste documento (160 dias).

Sendo assim, certo de que este atraso além do estipulado legalmente seja uma mera exceção e consciente da seriedade de vossas instituições, poderiam por gentileza regularizar o envio do Título de de Residência aprovado, com brevidade para o endereço cadastrado?

Atentamente,

F.
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2024
Exmo. Sr. Franklin Gaspar,

De acordo com o solicitado por V.Ex.ª e relativamente à questão que nos coloca, informamos que deverá contactar diretamente AIMA - Agência para a Integração, Migrantes e Asilo , enquanto entidade responsável pela emissão do Cartão de Residência, uma vez que a INCM é apenas fornecedora de um serviço no âmbito desse processo, pelo que qualquer informação relativa à emissão e expedição destes documentos deve ser solicitada a essa entidade.

Paralelamente iremos remeter para a entidade.

Franklin Gaspar
25 de janeiro 2024
Cara Equipa INCM, boa tarde.

Entendemos que este seja a resposta padrão pela parte requerida, mas estamos falando de uma situação fora de padrão por parte da própria requerida, na qual a INCM faz parte.

O processo está com a parte requerida há 161 dias, sendo este prazo muito superior ao descrito pela legislação, e conforme citado anteriormente, com fortes prejuízos legais e financeiras tanto para a parte do requerente final, aprovado em concurso público em abril de 2023, quanto para o sucesso do Centro de Investigação da FEUP, pois o requerente final exerce atividade altamente qualificada e estratégica para a FEUP em estudos de mapeamento climático na Cidade do Porto, como podem ver nos emails em anexo do Diretor da Secção de Planeamento na FEUP Prof. Dr. *****, aqui copiado.

Sendo assim, certo de que este atraso seja uma mera exceção e consciente da seriedade de vossas instituições, poderiam por gentileza nos dar o retorno solicitado com o número do título e regularizarem a emissão da Autorização de Residência NIPC: 5748378 com brevidade nas próximas semanas?

Tanto eu, quanto o Diretor Prof. Dr. ***** e a Dra. *****, ambos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e aqui copiados, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos!

Exmo. Sr. Franklin Gaspar,

Venho informar que a entidade responsável é a AIMA - Agência para a Integração, Migrantes e Asilo.

A INCM presta um serviço no âmbito do processo, só a entidade responsável lhe pode prestar informações sobre o estado do seu pedido.

Os contactos disponíveis são:

Rede fixa em Portugal : 808 257 257 (Custo de chamada local)
Rede móvel (+351) 218 106 191 (Custo de acordo com tarifário)
E-Mail - geral@aima.gov.pt

Mais informamos que já remetemos para a AIMA a sua mensagem.

Franklin Gabriel Menezes Gaspar
Franklin Gaspar avaliou a marca
5 de abril 2024

respostas genéricas para justificarem o mal serviço.