Imprensa Nacional Casa da Moeda
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Imprensa Nacional Casa da Moeda71.6
Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A.
  • Av. António José de Almeida
  • reclamacoes@incm.pt

Imprensa Nacional Casa da Moeda - Incumprimento no envio do passaporte urgente

Fátima Pinto
Fátima Pinto apresentou a reclamação
6 de agosto 2019
Dia 1 deste mês dirigi-me à CRCFF para solicitar o passaporte em virtude de ter viagem marcada para dia 5 para Marrocos às 21 horas.Convém referir que fui para lá às 8:30 e fui a 5ª pessoa a ser atendida, portanto muito antes das 11 horas, hora fundamental para contagem dos dias para a emissão do mesmo.A funcionária sugeriu que para ter a certeza de que viria a tempo, deveria solicitar o "urgente", que deveria cá estar no 1º dia útil, ao pedido.Acontece que na sexta feira (1º dia) liguei para a conservatória e a funcionária verificou que o mesmo tinha sido emitido, mas não chegou.Voltei na 2ª feira e o mesmo acabou por não chegar, o que me acarretou cancelar a viagem e todas as despesas inerentes, incluindo o custo abusivo do passaporte, já que o mesmo ainda nem o tenho.Agora gostaria de saber quem me vai ressarcir de todas as despesas que tive, já que pagamos os nossos impostos para sermos servidos com respeito e dignidade.
Ainda, como se não bastasse, é de lamentar que nem sequer tenha sido informada pela conservatória que poderia solicitar um passaporte provisório, inclusivé no aeroporto.
Data de ocorrência: 6 de agosto 2019
Exma. Sra. Maria de Fátima Ribeiro Pinto,

De acordo com o solicitado por V.Ex.ª e relativamente à questão que nos coloca, informamos que deverá contactar diretamente a entidade onde foi requerido o passaporte SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, enquanto entidade responsável pela emissão do Passaporte Eletrónico Português, uma vez que a INCM é apenas fornecedora de um serviço no âmbito desse processo, pelo que qualquer informação relativa à emissão e expedição destes documentos deve ser solicitada a essa entidade, paralelamente remetemos para a entidade.

Com os melhores Cumprimentos,

Mónica Pereira