Imprensa Nacional Casa da Moeda

Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A.

(87%)

Institutos Públicos

Av. António José de Almeida

dcm@incm.pt

Imprensa Nacional Casa da Moeda - Incumprimento no envio do passaporte urgente

Fátima Pinto apresentou a reclamação

Dia 1 deste mês dirigi-me à CRCFF para solicitar o passaporte em virtude de ter viagem marcada para dia 5 para Marrocos às 21 horas.Convém referir que fui para lá às 8:30 e fui a 5ª pessoa a ser atendida, portanto muito antes das 11 horas, hora fundamental para contagem dos dias para a emissão do mesmo.A funcionária sugeriu que para ter a certeza de que viria a tempo, deveria solicitar o "urgente", que deveria cá estar no 1º dia útil, ao pedido.Acontece que na sexta feira (1º dia) liguei para a conservatória e a funcionária verificou que o mesmo tinha sido emitido, mas não chegou.Voltei na 2ª feira e o mesmo acabou por não chegar, o que me acarretou cancelar a viagem e todas as despesas inerentes, incluindo o custo abusivo do passaporte, já que o mesmo ainda nem o tenho.Agora gostaria de saber quem me vai ressarcir de todas as despesas que tive, já que pagamos os nossos impostos para sermos servidos com respeito e dignidade.
Ainda, como se não bastasse, é de lamentar que nem sequer tenha sido informada pela conservatória que poderia solicitar um passaporte provisório, inclusivé no aeroporto.

06 Ago2019
Imprensa Nacional Casa da Moeda adicionou uma resposta

Exma. Sra. Maria de Fátima Ribeiro Pinto,

De acordo com o solicitado por V.Ex.ª e relativamente à questão que nos coloca, informamos que deverá contactar diretamente a entidade onde foi requerido o passaporte SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, enquanto entidade responsável pela emissão do Passaporte Eletrónico Português, uma vez que a INCM é apenas fornecedora de um serviço no âmbito desse processo, pelo que qualquer informação relativa à emissão e expedição destes documentos deve ser solicitada a essa entidade, paralelamente remetemos para a entidade.

Com os melhores Cumprimentos,

Mónica Pereira