IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Atraso de 430 dias na entrega da minha carta de condução

IVAN FILIPE DAS NEVES PEREIRA
IVAN PEREIRA apresentou a reclamação
27 de março 2023
Venho através deste portal reclamar acerca da emissão e entrega da segunda via da minha carta de condução, a qual foi solicitada em dezembro de 2021 e que nunca chegou.
Minha antiga carta de condução partiu-se e solicitei uma nova junto ao IMT em dezembro de 2021, porém apesar de ter pago a taxa de emissão, a mesma nunca chegou à minha residência.

Dirigi-me ao espaço do Cidadão em Lagos para solicitar esclarecimentos e, para o meu espanto, descobri que minha carta NOVA está apreendida. Fui instruído a ir à PSP para pedir mais esclarecimentos e os Srs.Agentes nada conseguiram esclarecer, informando somente que tratava-se de um processo antigo em que a minha carta havia sido retirada. NUNCA fui comunicado de qualquer irregularidade no que diz respeito à minha carta de condução e após escrever um email ao IMT, o mesmo respondeu que não há qualquer irregularidade com a carta de condução.

Voltei ao Espaço Cidadão em Lagos e o funcionário informou-me que eu deveria me dirigir à Faro (97km da minha residência), a fim de solicitar diretamente no IMT que dê andamento à emissão do documento, que está com um ATRASO DE "SOMENTE" 430 DIAS!!!!!

Exijo a entrega da minha carta de condução COM URGÊNCIA e NA MINHA MORADA, direito de qualquer cidadão, e aproveito para manifestar minha completa indignação perante tal situação!!!!!

INACEITÁVEL!!!!

Aguardo resolução imediata.

Ivan Pereira
Data de ocorrência: 27 de março 2023
Exmo(a) IVAN FILIPE DAS NEVES PEREIRA,

Agradecemos a sua exposição nr. 90734323 no dia 2023-03-27 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exmo(a) IVAN FILIPE DAS NEVES PEREIRA,

Informa-se que foram solicitados esclarecimentos sobre a situação aqui exposta ao departamento competente.
Esta informação será atualizada oportunamente.

Com os melhores cumprimentos.
Exmos,
fico, mais uma vez, a aguardar resposta, com brevidade.
9 de abril 2023
Mais duas semana à espera de alguma informação acerca deste absurdo e nem uma solução, mesmo que provisória por parte da entidade. Se fossem multas, já estavam todas cobradas ou penhoras instauradas.
Nota-se claramente a falta de respeito e organização do IMT para com os utentes.
Não me estão a deixar grandes alternativas senão mover processo judicial contra uma entidade governamental.
Esta resposta tem um anexo privado
23 de abril 2023
Quase um mês à espera de alguma posição do IMT. Será que é assim tão difícil enviar a 2ª via da minha carta de condução? Envio documentos e nem uma resposta. Estão a gozar comigo!!! Já tiveram mais que tempo para averiguarem o que se passa ou precisam de mais de 500 dias para resolve???
Dizem que pediram esclarecimentos ao departamento competente. Gostava eu de saber qual é esse departamento pois competência é algo que não parece ser uma qualidade do mesmo.
Privam uma pessoa do direito a conduzir sem nenhuma razão????? Estão a reter a segunda via da minha carta de condução ILEGALMENTE!
25 de abril 2023
Após quase 500 dias, finalmente foi-me enviada a 2ª via da carta de condução ontem para a minha morada.