IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Atrasos homologação

Diogo Miranda apresentou a reclamação
27 de abril 2021
Iniciei há cerca de 2 semanas o processo de legalização de uma viatura vinda da Alemanha. Já tratei de tudo: IPO B, pagamento do ISV, etc. No entanto, na Alfândega, continua a faltar o numero de homologação nacional. Número esse que o meu solicitador pediu há cerca de 11 dias. O próprio site indica "alguns minutos". Já lá vão cerca de 16000 minutos e ainda nada. Se calhar precisam de um dicionário para descobrirem a definição de "alguns".

Liga-se para o IMT e atende alguém que não sabe explicar absolutamente nada, apenas diz "tem que ser por email". Envia-se o email para onde indicam e ninguem responde. Ninguem se digna a responder aos contribuintes. Tenta-se marcar presencialmente, "não se fazem marcações presenciais para este serviço". E é nisto que andamos. É este o serviço do IMT em Portugal: passar a batata para alguém até que alguém responda (ninguem vai responder) e no final, o consumidor é que sai prejudicado devido a um processo que, com a digitalização só ficou mais lento.

Ando a gastar imenso dinheiro em Ubers devido a ter uma viatura sem matricula na garagem (mas já com o ISV e todos os impostos pagos) devido à má qualidade do vosso serviço.
Data de ocorrência: 27 de abril 2021
Exmo(a) Diogo Miranda,

Agradecemos a sua exposição nr. 59071421 no dia 2021-04-27 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
27 de abril 2021
Já agora, por favor, não me respondam com:
"Exm. Diogo,

Informamos que foram solicitados esclarecimentos, sobre o assunto exposto, ao respetivo departamento.
Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores Cumprimentos."

Já sei que foram solicitados esclarecimentos. No entanto, preciso é que me digam o numero da homologaçao nacional (de um carro que já tem COC), para eu poder legalizá-lo.
28 de abril 2021
Continuo sem respostas, mais um dia.
30 de abril 2021
Exmo(a) Diogo Miranda,

Por favor aguarde enviamos nova mensagem sobre o assunto exposto, ao respetivo departamento.

Com os melhores Cumprimentos.
3 de maio 2021
Viva! Apesar de já ter tido contacto com funcionários do IMT, continuo à espera do numero de homologação do meu veiculo