IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.8
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Averbamento de peso bruto rebocável

Cristovao Cruz apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2020
Exm.º(a) Senhor Presidente
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.

Em Janeiro deste ano, em conversa com amigos soube que um Senhor havia sido alvo de contraordenação por não ter averbado o gancho de reboque no documento único automóvel.
Como já havia instalado um gancho de reboque (Anexo – páginas 1,2 e 3) na minha viatura, uma Opel Zafira, desconhecendo que da obrigatoriedade do seu averbamento no mesmo dia fui ao site do IMT (Anexo – página 4) para obter informação da documentação necessária para averbar então o “peso bruto rebocável”. Reuni toda a documentação solicitada no site do IMT.
Hoje, dia 14-02-2020, pelas 10h53, desloquei-me à Loja do Cidadão do Mercado 31 de Janeiro, onde obtive a senha n.º 125 (Anexo – página 5). Longe de mim o “calvário” que me esperava….. até porque tirei o dia de folga para tratar de assuntos pendentes.
Esperei e desesperei as incríveis quase 7 horas, sim, fui atendido pelas 17h30. Em todo este tempo não existiu um único funcionário do IMT que se deslocasse à sala de espera para questionar/ajudar/esclarecer o cidadão, verificando se o mesmo possuía todos os documentos necessários para o assunto que os levava lá.
Era o mínimo exigível. Terem alguém dos vossos serviços no local para ajudar o cidadão, porque esperar quase 7 horas para ser atendido, e ainda por cima não saber se temos toda a documentação necessária é uma perda de tempo desnecessária.
Qual o meu espanto quando ao entregar a documentação (relembro, toda a documentação que levei estava listada no site do IMT), o funcionário que me atendeu informa-me que falta uma declaração do representante oficial da marca, conforme lista de documentação necessária que me entregou (Anexo 6). Informei-o da informação errada no site do IMT, o qual me respondeu que não era da sua responsabilidade essa informação. Fiquei incrédulo com a resposta, mas insisti que deveria reportar superiormente, para que emendassem essa mesma informação incorreta. Lamentei que, após quase 7 horas de espera, ainda teria que voltar para mais um “calvário”.
O funcionário ainda me propôs que, após conseguir a declaração da marca, poderia atender-me sem que fosse necessário a senha (foi simpático, depois de tanto tempo de espera), mas depois solicitou o meu Documento Único Automóvel (Anexo – página 7). Após ter observado o mesmo informou-me de que não era necessário atualizá-lo, porque já se encontrava averbado (espero que essa informação seja correta). Reforço o motivo pelo qual o IMT deveria ter um funcionário a verificar/informar o cidadão para que não estejamos desnecessariamente quase 7 horas para ser atendido.
Ainda hoje vi novamente no site do IMT a informação desatualizada (Anexo – página 8).
Como cidadão penso que tenho direito de exigir melhoramentos, tanto no local, como na informação on-line disponibilizada ao cidadão.
Data de ocorrência: 14 de fevereiro 2020
15 de fevereiro 2020
Exmo(a) Cristovao Cruz,

Agradecemos a sua exposição nr. 36683520 no dia 2020-02-15 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
26 de fevereiro 2020
Quase duas semanas após a reclamação, ainda não alteraram a informação prestada ao cidadão no site do IMT.
7 de abril 2020
Continua a aguardar resposta, conforme print do site, tirado hoje.
8 de abril 2020
Boa Tarde

Informamos que foi feito à data de hoje, novo pedido de insistência, para o departamento competente para o efeito.
Lamentamos a demora.
Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
30 de abril 2020
A informação que me levou a escrever a reclamação continua errada no site.
30 de abril 2020
A informação que me levou a escrever a reclamação continua errada no site.
5 de novembro 2020
Tudo na mesma, mesmo passando este tempo todo.
14 de dezembro 2020
Mesmo passado todos estes meses tudo na mesma.
Cristovao Cruz avaliou a marca
28 de dezembro 2020