IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Carta de condução

LAICIONE AMORIM SILVA
LAICIONE SILVA apresentou a reclamação
6 de junho 2019
Olá me chamo Laicione, eu e o meu marido fizemos à troca do título de condução do Brasil para Portugal. A troca foi efetuada dia 01/04/19, a Atendente informou que a carta chegaria entre 15 à 30 dias úteis. Mas até agora nem o número da carta não saiu.

Obs: Quando fomos fazer à troca, pedimos para fazer o Haverbamento do grupo 2, pois iriamos fazer o curso TVDE, a atendente informou que não teria problema algum, "explicando tudo" como deveria ser feito...falou que teríamos que voltar ao médico para solicitar um novo atestado ( que constasse uma tal sigla específica para Uber ) à partir dae poderia avançar o processo é fazer o curso sem problemas, e após término do mesmo, voltar ao IMT, com o certificado do curso, mais outro exame médico e solicitar já o pedido para iniciar as atividades no UBER.

No entendo, quando voltamos ao médico, tivemos que pagar uma nova consulta (só para alterar a tal sigla) .

Resumindo, depois de todo esse trâmite que fizemos, a pedido do atendente do IMT, simplesmente fui informada que não era possível fazer, só após a minha carta de condução "permanente" estar pronta...

Genteee isso é um absurdo, as pessoas não saberem passar informações correta. Isso é um descaso. Eu e meu marido, perdemos tempo, dinheiro e pior de tudo sem poder trabalhar.

ENTÃO ESPERO QUE VOCÊS RESOLVA ISSO COM CARÁTER DE URGÊNCIA. FOMOS PREJUDICADOS POR UMA MAL INFORMAÇÃO DE UM DOS ATENDENTES.

A última informações que tivemos, que está esperando a resposta do Brasil. Mas venho reclamar que o Brasil não tem nada a dizer sobre isso .O pessoal do imt fala que espera uma resposta do Brasil pelo o email do órgão responsável. Mas liguei lá e falaram que não receberam nenhum email..Isso é um descaso com as pessoas que dependem de VOCÊS.

Até agora só foram gastos, despesas, com transportes, médicos, cursos e nada resolvido.

Enfim! Peço por favor uma solução. Precisamos da nossa carta de condução.

Fico no aguardo.
Data de ocorrência: 6 de junho 2019
6 de junho 2019
Exmo(a) LAICIONE AMORIM SILVA,

Agradecemos a sua exposição nr. 28842419 no dia 2019-06-06 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
11 de junho 2019

Após contacto com os serviços recetores , somos a informar;

- o processo de troca de CC deu entrada no passado dia 01 de abril de 2019 com a manifestação de interesse junto do SEF, a requerente somente deu entregou na DRMTAG a cópia da autorização de residência no dia 27 de maio p.p.;

- o processo encontra-se em análise técnica, aguardando a resposta da consulta feita ao DENATRAN acerca da confirmação da autenticidade, das categorias para que está habilitada e da data dos respetivos exames;

- os processos são tramitados pela ordem de entrada dos respetivos pedidos no serviço, sendo que o tempo de resposta depende de maior ou menor afluência de processos motivo pelo qual não nos é possível indicar uma data de previsão para conclusão do mesmo;

- só após a conclusão do processo e em caso de deferimento é que é emitida a carta de condução portuguesa;

- foi solicitado novo atestado médico para averbamento do grupo 2 porque o que integra o processo de troca de carta de condução contempla apenas o grupo 1;

- um dos requisitos para a certificação de motorista de TVDE é ser titular de carta de condução há mais de 3 anos para a categoria B com averbamento no grupo 2 - https://imt-tvde.webnode.pt/certificacao-de-motoristas-tvde/;

- só após ser titular de carta de condução portuguesa é que a condutora pode ser titular de certificação TVDE.

11 de junho 2019
Boa tarde!

Em primeiro lugar, quando estive no IMT, não foi apresentado o manifestação e sim o papel no qual foi fornecido pelo o SEF.

Desculpa lá, mas o atendimento deixa de Faro deixa muito a desejar, pois no dia em que dei entrada, simplesmente falaram que ESTAVA TUDO CERTO, e que era só para aguardar chegar na minha residência. [...] certo dia que estive lá, para obter informações (mais uma vez sobre TVDE) que uma senhora muito atenciosa, disse que no meu processo não estava constando a minha autorização de residência....só após ter ciência que imediatamente fui tirar fotocópia dos cartões ( meu e do meu marido)...

Se eu não fosse lá nessa data, no qual vocês referei-se, eu já mais ia saber a necessidade de ser entregue.

Olha quanto tempo nós perdemos???

O interesse é nosso, então se realmente eu tivesse obtido todas as informações certas, já teria adiantado muita coisa, não gastaria tudo que gastei.

O fato é, peço encarecidamente que resolva a minha situação.

Preciso trabalhar. Eu sei que todos tem seus motivos e necessidades, mas o que está em jogo é tudo que eu fiz acreditando nas informações passadas pelo IMT e eu não posso pagar por um ERRO QUE NÃO FOI MEU.

Deu um prazo para empresa, mediante as informações prestadas, e agora preciso resolver isso.

Cumprimentos Laicione
25 de setembro 2019

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, tendo como previsão de entrega, via CTT, na morada indicada, a partir de 07-10-2019.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

25 de setembro 2019
Boa noite,

Primeiramente gostaria de agradecer ao Portal da Queixa e ao IMT pela atenção prestada.

Venho através do mesmo, informar que o fato ocorrido (desde a primeira reclamação), envolvia o meu esposo também, o nome dele é
ALESSANDRO JOÃO DA SILVA, o mesmo espera por solução breve.
Todo o nosso processo no IMT foi feito juntos e nas mesmas datas, caso queiram, podem verificar no sistema.

Então, peço ENCARECIDAMENTE que avalie a situação dele também, pois a URGÊNCIA dele é a mesma que a minha.

Cumprimentos

Desde já muito obrigada, por resolverem
parte do problema.
26 de setembro 2019
Bom Dia,

Face ao exposto solicitamos a indicação de dados para pesquisa;

Nome e Nif.

30 de setembro 2019

Conforme solicitado segue

Alessandro João da Silva
NIF: 296-196- 363

Bom Dia,

Somos a informar que foi reencaminhado , este pedido aos serviços recetores.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

Estarei no aguardo.

2 de outubro 2019

Relativamente ao solicitado informa-se que:
- o processo, que deu entrada no passado dia 01 de Abril de 2019, encontra-se em análise técnica, aguardando a resposta da consulta feita à Entidade Congénere do Brasil, acerca da confirmação da autenticidade, das categorias para que está habilitado e da data dos respetivos exames;
- os processos são tramitados pela ordem de entrada dos pedidos no serviço, sendo que o tempo de resposta depende de maior ou menor afluência de processos motivo pelo qual não nos é possível indicar uma data de previsão para conclusão do mesmo.

Boa noite,

Baseando no comentário acima...

Desde o primeiro momento que foi exposto o meu problema no site, mencionei os “fatos ocorridos” que era eu e meu marido!
Deixei claro que nós dois estávamos na mesma situação, foi ocorrido os mesmos equívocos por parte do IMT, falta e mal informação por parte de alguns colaboradores que nos atendeu.

Todo o nosso processo, no IMT foram feito JUNTOS.
Então, acho irrelevante eu ter que escrever, ou melhor copiar todo fato descrito, desde a primeira queixa prestada aqui no Portal.

Sendo assim, todos argumentos, sobre datas de processos [...] são irrelevantes.
Pois já está BEM CLARO, tudo que ocorreu conosco nesse decorrer.
E uma coisa é certa, o erro não foi nosso!

Então, para resumir, peço encarecidamente que solucionem a situação do Alessandro João da Silva, e desde já agradeço pela atenção prestada.

No aguardo!

16 de outubro 2019

Venho através, informá-los que foi entrado em contato com Órgão responsável no Brasil, referente a autenticidade, e não há nada pendente.

Então, mais uma vez peço atenção devida, não apenas responsabilizar apenas outros órgãos.

Eu acho que não estamos pedindo o que é nosso direito, a simples resolução de um erro (mal informação) que não foi da nossa parte.

Ficamos no aguardo.

Att. Alessandro João da Silva.
22 de outubro 2019
Bom Dia,

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, estando neste momento em distribuição, via CTT, sob o nº de registo RA743815355PT.

Por tal solicitamos que esteja atento á caixa de correio.

28 de outubro 2019
Boa noite,

Mais uma vez venho agradecer ao Portal da Queixa pela oportunidade que temos, em relatar fatos e reenvindicar direitos, E tbm ao IMT por resolver e prestar a atenção devida.

Obrigada pela prestação.
LAICIONE AMORIM SILVA
LAICIONE SILVA avaliou a marca
28 de outubro 2019

Obrigada pela atenção prestada.