IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Pedido de troca da licença de condução inglesa para portuguesa

Alcino Marques Gonçalves
Alcino Gonçalves apresentou a reclamação
21 de outubro 2019
Obtive, em Portugal, a Carta de condução nas categorias nela indicadas onde destaco a categoria D, Pesados de Passageiros. Esta categoria permite-me trabalhar profissionalmente em Portugal e no Estrangeiro.
No ano de 2015 fui para Londres onde completei a Formação Profissional para Motorista de Pesados de Passageiros. Ao permanecer em Inglaterra decidi pedir a troca da minha carta Portuguesa para Driving Licence Inglesa. Regressei a Portugal em 2016 e trabalhei no Aeroporto de Lisboa como Bus Driver na Ryanair. Em 2018 fui trabalhar para a Irlanda também como Bus Driver onde ganhava mais.
Neste momento estou em Portugal e devido ao Brexit decidi pedir a Restituição da minha carta Portuguesa.
Efectuei esse pedido em 29 de Março de 2018 na Delegação Distrital de Setúbal do IMTT onde me foi passada uma guia provisória, com prazo de validade de 6 meses ou seja, terminou em 29 Setembro 2019 e que só me permite conduzir em Portugal.
Acontece que tenho 62 anos, só posso trabalhar como Bus Driver até aos 65 anos e estou impedido de ir novamente trabalhar para o Estrangeiro onde até já tive de recusar propostas devido a não ter a carta em meu poder. O vencimento médio que eu posso auferir ronda os 2000 €uros mensais já livres de impostos. Estou a ter um prejuízo mensal enorme e a não conseguir fazer o meu pé de meia para o futuro.
Em 27 de Setembro 2019 fui ao IMTT de Setúbal e simplesmente prolongaram, o prazo de validade da minha guia até 27 Março de 2020.
Data de ocorrência: 21 de outubro 2019
21 de outubro 2019
Exmo(a) Alcino Marques Gonçalves,

Agradecemos a sua exposição nr. 32853619 no dia 2019-10-21 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
22 de outubro 2019
Bom Dia,

Somos a informar que foi reencaminhado , este pedido aos serviços recetores.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
23 de outubro 2019
Bom Dia,

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, tendo como previsão de entrega via CTT, na morada indicada , a partir de 04-11-2019.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

Com os melhores cumprimentos