IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.8
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca de carta inglesa para portuguesa

Bruno Sacramento
Bruno Sacramento apresentou a reclamação
13 de junho 2019 (editada a 13 de junho 2019)
Boa noite,

Acabei de abrir empresa após tirar a formação para ser motorista de passageiros TVDE e fui informado que não conseguiria obter o certificado necessário para desempenhar o meu trabalho sem a carta de condução,(de momento tenho uma guia), pois voltei á alguns meses de Inglaterra para Portugal e procedi á troca da carta de novo para portuguesa.

Fui ao IMT, preenchi o formulário,(13), e expliquei a minha situação.
Investi e agora estou parado á espera de poder trabalhar, com todos os custos associados a ter uma empresa aberta.
Liguei também para a linha de apoio e em ambos, disseram que estão á espera que Inglaterra mande a documentação necessária para se efectuar a troca da carta.

Contactei a DVLA,(Tenho também tudo por escrito), e fui informado que não foram contactádos por Portugal.

Já passaram alguns meses, e é algo preocupante para mim que se passe uma informação errada sobre o andamento do meu processo de troca de carta, visto estar a depender da carta de condução para obter a certificação e poder trabalhar.

Gostaria de pedir a vossa atenção á minha situação.
Muito obrigado.

Atentamente,

Bruno Sacramento.
Data de ocorrência: 13 de junho 2019
13 de junho 2019
Exmo(a) Bruno Sacramento,

Agradecemos a sua exposição nr. 28987119 no dia 2019-06-13 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
14 de junho 2019

Após contacto com os serviços recetores, somos a informar o seguinte;

- o processo de restituição de CC deu entrada no passado dia 22 de abril de 2019, uma vez que a carta FA-187940 encontra-se arquivada por ter sido objeto de troca no Reino Unido;

- o processo encontra-se em análise técnica, aguardando a resposta da consulta feita ao DVLA acerca da confirmação da autenticidade e das categorias para que está habilitado;

- os processos são tramitados pela ordem de entrada dos respetivos pedidos no serviço, sendo que o tempo de resposta depende de maior ou menor afluência de processos motivo pelo qual não nos é possível indicar uma data de previsão para conclusão do mesmo;

- só após a conclusão do processo e em caso de deferimento é que é emitida a carta de condução portuguesa;

- um dos requisitos para a certificação de motorista de TVDE é ser titular de carta de condução há mais de 3 anos para a categoria B com averbamento no grupo 2 - https://imt-tvde.webnode.pt/certificacao-de-motoristas-tvde/;

- só após ser titular de carta de condução portuguesa com o grupo 2 averbado é que o condutor pode ser titular de certificação TVDE.

26 de junho 2019
Bom Dia,

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, tendo como previsão de entrega via CTT, na morada indicada a partir de 27-06-2019.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

Bruno Sacramento
12 de julho 2019

Estou desde Abril á espera que a minha carta seja trocada de inglesa para portuguesa.
Ao contactar o IMT, disseram que os serviços da DVLA em Inglaterra não tinham mandado as informações pedidas pelo IMT, mas para minha surpresa essa informação que me estavam a dar através da linha azul do IMT era no mínimo incorrecta, pois os serviços em Inglaterra enviaram a informação de que nunca foram contactados pelo IMT de Portugal.
Resolvi pedir ajuda ao DVLA(IMT DE INGLATERRA), se poderia pedir algum documento que acelerasse o processo e consegui obter um documento ao fim de 2 semanas que entreguei no IMT de Faro.
A senhora que me atendeu, simpaticamente me disse que agora tudo seria mais rápido e que no espaço de 2 ou 3 semanas tinha a minha carta.
Pensei que o problema estava resolvido...puro engano!
Tenho contactado o IMT várias vezes nas últimas semanas para perceber quando irei receber a minha carta para poder trabalhar,(tenho empresa aberta, despesas e não tenho respostas convincentes).
O IMT diz que a Imprensa Nacional casa da moeda é que está a emitir a minha carta e que a previsão é de 27 de Junho...a data do dia de hoje é 12 de Julho e a resposta que obtive da parte da imprensa nacional da casa da moeda é que o IMT é que me poderá dar mais informações sobre o meu caso e que qualquer reclamação tem de chegar da parte do IMT, pois são apenas prestadores de serviços do IMT.
Não consigo perceber quando a casa da moeda diz no atendimento ao cliente..."POIS TEMOS ESTADO COM POUCO PESSOAL E EM GREVE E VAMOS FAZER MAIS GREVES...por isso não lhe posso adiantar quando a sua carta irá ser emitida".
Como pode a minha empresa criada á cerca de dois meses sobreviver á indefinição e falta de organização por parte do IMT e das suas empresas parceiras que são suas prestadoras de serviços?
É no mínimo indecente que estejamos a ser prejudicados desta forma com uma empresa aberta e dependente de uma carta de condução.
Espero que se segundo a IMPRENSA NACIONAL DA CASA DA MOEDA DIZ...a única entidade que nos pode pressionar ou fazer reclamação é o IMT, sim, espero que os possam pressionar a não nos boicotar o direito a trabalhar e a criar as nossas famílias.
Espero obter uma resposta vossa o mais rápido possível.
Muito Obrigado.

Bruno Sacramento.
15 de julho 2019

Somos a informar que a carta se encontra em distribuição via CTT, com o nº de registo RA740468250PT.

Por tal , solicitamos que esteja atento á caixa de correio.