IMT
Institutos Públicos
1 IEFP 88.8
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMTT - Alteração morada

Rui Esteves apresentou a reclamação
4 de novembro 2015

Desloquei-me ao espaço cidadão mais próximo de casa (Junta de freguesia de Serzedelo - Guimarães) para efectuar alteração de morada.

Foi-me pedido pagamento de 15 euros para o efeito.

Fui entretanto contactado pelo espaço informando que o IMTT interpreta mudança de nome (de Baptista para Batista), pelo que o pagamento teria de ser 30 euros.

Jamais me chamei Baptista, desde o momento em que os meus pais formalizaram o meu nome na certidão de nascimento, como nos múltiplos documentos de identificação que tive ao longo da minha vida, o que está em concordância com todas as assinaturas que efectuei desde que aprendi a escrever. A questão da assinatura é evidente também na carta de condução emitida pelo IMTT que agora pretendo alterar.

O Baptista que surge na carta de condução foi iniciativa ou do IMTT ou da escola de condução que a solicitou, escola de condução esta que é supervisionada precisamente pelo IMTT.

Na altura em que a carta foi solicitada pela escola e emitida pelo IMTT, foram solicitados documentos de identificação, os quais podem consultar e confirmar a ausência de p no Batista.

O IMTT insiste em extorquir-me 30 euros por um engano que não é da minha responsabilidade.

Data de ocorrência: 4 de novembro 2015
5 de novembro 2015
O IMTT emitiu uma carta falsa, com um nome falso quando associado à foto e demais informações que constam no documento.
IMT
5 de março 2018

Mediante o tempo decorrido desde a presentação deste pedido, damos como resolvida a questão apresentada.

Se tal não se verificar solicitamos a abertura de novo pedido, para verificação resposta.

Apresentamos as nossas desculpas por todo e qualquer transtorno causado.

Aproveitamos ainda para divulgar o nosso serviço on-line, através do nosso site, www.imt-ip.pt.

Com os melhores Cumprimentos
Rui Esteves avaliou a marca
5 de março 2018

Foi a alteração de lei que resolveu o diferendo.

5 de novembro 2015

Ou seja, a carta emitida pelo IMTT é falsa, e eles pedem 30 euros ao condutor para poderem anular a carta falsa e emitir um documento que esteja de acordo com a realidade. A Liliana diz que a reclamação devia ser na hora da entrega, como tal não foi feito, o IMTT está no direito de se desresponsabilizar pela emissão de uma carta falsa, responsabilizando o condutor a assumir um erro que só pode ser atribuído à incompetência da dita instituição. Realmente, não sei se há um prazo legal que anule a incompetência de algo ou de alguém, mas neste país tudo parece possível.