Andaràsolta - Comércio de Automóveis, Unipessoal Lda

Inauto - Publicidade enganosa das características de uma viatura

Osvaldo Serafim Moreira Dias
Osvaldo Dias apresentou a reclamação
18 de setembro 2018

A INAUTO (Andaràsolta - Comércio de automóveis, Unipessoal, Lda.) publicou no STANDVIRTUAL e no seu próprio site (www.inauto.pt) que tinha disponível para venda a viatura KIA VENGA 1.4 CRDI TX ISG de 90cv. Entrei em contacto com a empresa, visitei as instalações, verifiquei a viatura e o vendedor/gerente confirmou as características que tinham publicitado em ambos os sites.
Acabei por fazer negócio com a INAUTO (Andaràsolta - Comércio de automóveis, Unipessoal, Lda.) e aquiri a viatura. Quando a viatura me foi entregue, no caminho de casa estranhei o andamento da mesma pois parecia não debitar os 90 cv anunciados. Informei o vendedor/gerente da INAUTO desta minha dúvida (num dia em que lhes entreguei a viatura para reparação de uma fuga nos injectores) e este informou-me que era normal neste tipo de viatura porque o turbo disparava a um número de rotações mais altas que outras viaturas de igual potência.
Posteriormente recebo o DUC (documento único automóvel) e confirmo que a viatura de facto não tem os 90 cv anunciados mas sim 77 cv. Confrontei a entidade com esta situação e esta disponibilizou-se a reparar/alterar a viatura através, do que mais tarde me vim a aperceber, da instalação de um chip de potência ou através da anulação do negócio. Informei a INAUTO (Andaràsolta - Comércio de automóveis, Unipessoal, Lda. – NIF 509 580 530) que não queria nenhuma destas 2 soluções, mas sim uma redução no preço da viatura traduzida na devolução de 1.000€ (tendo por base a diferença de cerca de 2.000€ entre o preço, em novo, da versão de 90 cv e da de 77cv). Enviei 2 cartas registadas e com aviso de recepção a informar que me considerava lesado por esta situação e da forma como gostaria de ser compensado.

Data de ocorrência: 18 de setembro 2018
Osvaldo Serafim Moreira Dias
Osvaldo Dias avaliou a marca
16 de dezembro 2019

A reclamação apresentada foi resolvida com recurso à arbitragem do CASA (Centro de Arbitragem do Sector Automóvel), arbitragem essa que decorreu até à fase de Tentativa de Conciliação, na qual eu e a Andaràsolta -Comércio de Automóveis, Unipessoal, Lda. chegamos a um acordo para resolução do conflito. O acordo foi integral e prontamente cumprido pela Andaràsolta -Comércio de Automóveis, Unipessoal, Lda. Fica aqui o meu agradecimento ao CASA.