Institutos Públicos

IMPIC - Falta de transparência na venda de imóvel

EDMUNDO BRAGANÇA SÁ
EDMUNDO SÁ apresentou a reclamação
16 de março 2023
No dia 3 de Fevereiro deste ano, respondendo a um anúncio da venda de um andar pela Century 21 situado na rua Brigadeiro José André da Silva nº 1- Venteira - Amadora, dirigi-me com a minha esposa a esse prédio e fui atendido pelo Sr.Luis Cardoso que me mostrou 2 andares: 1 andar T3 que estaria condicionado à desistência de um outro comprador e 1 andar T2 no 3º piso que estaria à venda por 280 000€. Nunca me falou em qualquer condicionamento na venda deste 3º andar e pelo contrário coagiu-me a tomar uma decisão rápida e a fazer uma reserva da compra, no que foi secundado pelo Encarregado da obra dizendo que até ao dia 15 de fevereiro queria ver os dois andares vendidos. A pressão foi tal que tomei logo ali a decisão de fazer a reserva e no dia 4 fui à loja situada na Rua Dulce de Aragão em Massamá Norte , Belas, para entregar o cheque de reserva no valor de 2500,00 € , até à data na posse da Century 21. Nunca foi referido que este cheque seria para uma "pole position" como refere nos emails posteriores, mas sim para garantir a reserva enquanto se fazia o contrato promessa de compra e venda.
Nessa altura tive que desistir da compra de um outro andar semelhante em Benfica no valor de 330 000,00 € , para o qual também já tinha sinalizado e que felizmente pude reaver esse sinal pois já havia outros compradores interessados.
Dado que o comprador deste T2 da Venteira seria o meu filho a viver actualmente em Berlim e porque o Sr Luis disse que havia uma certa pressa na venda do andar, tratei logo do pedido de crédito no meu banco (que veio aprovado no dia 28 de Fevereiro) e de saber o que era necessário para fazer a procuração em meu nome. O Sr Luis Cardoso pediu inicialmente que lhe enviasse a minuta da procuração cedida pelo Banco e apesar das minhas múltiplas Insistências para me dar uma resposta sobre se a minuta estava correcta, foi só no dia 24 de Fevereiro que me enviou um email a dizer que "não podia vender o andar pois afinal o anterior comprador tinha avançado com um pedido de devolução do sinal à construtora Flat and House e o processo tinha ido para o tribunal pelo que o processo de venda ficava anulado até à resolução do problema que não se previa ser rápido" (ver anexo)
Já me sentindo prejudicado uma vez que tinha desistido do outro andar em Benfica, solicitei ao Sr. Luis Cardoso da Century 21 que informasse a Construtora Flat and House que estaria disposto a esperar pela conclusão do processo judicial desde que me garantisse a venda do andar ao preço combinado. No dia 9 de Março o Sr. Luis Cardoso mandou-me novo email a informar que afinal o imóvel iria ficar disponivel pelo valor de 320.000,00 € .
Em resumo:
1) dei um cheque de 2500,00 para aquisição de um imóvel T2 na Venteira da Firma Flat and House, no valor de 280 000,00 €
2) Cerca de 20 dias depois e quando já tinha o crédito aprovado pelo Banco a Century 21 informou-me que não podia vender o andar porque o imóvel tinha um processo no tribunal que levaria tempo a resolver.
3) Cerca de 10 dias depois o imóvel já pode ser vendido mas por um preço superior (320 000,00€) ao que tinha reservado com o cheque de 2500,00€
Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2023
IMPIC
21 de março 2023
Boa tarde
A sua exposição encontra-se a ser apreciada por este IMPIC e qualquer informação, em respeito pelo disposto no regime jurídico da proteção de dados pessoais, será prestada através dos canais próprios, solicitando, assim, que nos dirija uma comunicação de correio eletrónico para o endereço dinsp@impic,pt.

Por fim, solicitamos que dê por “resolvida” a situação neste Portal da Queixa, porquanto nesta sede nada mais haverá a responder.

EDMUNDO SÁ
5 de abril 2023
Continuo a aguardar resposta!
EDMUNDO SÁ
3 de maio 2023
Continuo a aguardar resposta.
EDMUNDO BRAGANÇA SÁ
EDMUNDO SÁ avaliou a marca