Indaqua Matosinhos Marca do Mês
91.9
Excelente
Excelente
INDAQUA MATOSINHOS - GESTÃO DE ÁGUAS DE MATOSINHOS, S.A..

Indaqua Matosinhos - Pagamento 95€ por instalação de contador quando já tenho contador instalado

Diogo Aguiar apresentou a reclamação
30 de setembro 2019

No seguimento de uma deslocação a um balcão da Indaqua de Matosinhos para ser ativo o fornecimento de àgua na residência recentemente alugada.

Em primeiro lugar, foi solicitada a ultima contagem do contador, a qual não tinhamos apontado, explicamos que fomos agora para a casa, e visto que teriam de se deslocar para fazer a ativação náo seria algo que tivesse de ser confirmado por eles, foi dito que teria de ser mesmo com esse dado.

Foi então que entrei em contacto e me foi dito que visto que tinha contador em casa teria de ser dado esse dado e sem isso não era possivel fazer o contrato, questionei ainda se era necessário alguma deslocação ao local e foi-me dito que sim pois teria de ser feita inspeção ao contador, caso não tivesse contador é que teria de ser feita a instalação de um novo.

No entanto, na loja, após insistência foi verificada a morada, e deixou de ser precisa a ultima leitura, agora já só era preciso pagar 95€ para instalar um contador.

Surpreso com esta viragem no processo, foi questionado porquê ao qual foi respondido que não havia nenhum contrato ativo e que só havia lá contador porque ninguem atendeu quando foram lá anteriormente, e que tivemos AZAR porque se tivesse ativo o contrato não tinha de pagar nada para ativar o contrato.

Ora, visto estarmos num pais que sempre defendeu a igualdade, questiono porque alguem que arrenda uma casa e tem lá contador não paga qualquer valor, e eu que tive AZAR tenho de pagar 95€?

Questiono também porque tenho de pagar uma instalação de algo que já está lá instalado....

Vou eu pagar para alguem me ir desisntalar um contador que está a apto a funcionar, para me porem um novo e dizerem-me que sem essas exigências não me fornecem àgua em casa?

Questiono também como é que é possivel alguèm ter que pagar 95€ para ser fornecido um bem publico e de primeira necessidade?

Solicito que seja analisada a situação pois na minha perspetiva toda esta situação poe em causa a lei e o igual direito entre todos os cidadãos assim como o direito a bens de primeira necesidade.
Data de ocorrência: 30 de setembro 2019
Recebi a seguinte resposta:

"Boa tarde Exmo. Senhor Diogo Aguiar

No seguimento das reclamações subscritas por V. Exa., a 01 de outubro de 2019, relativa a um contrato de que V. Exa. não é o titular, a qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos que os esclarecimentos solicitados foram enviados, nesta data, para a titular do contrato.

Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,"

Acho estranho uma resposta a tentar descredibilizar a reclamação por não ser o titular, visto que o arrendamento no qual a Indaqua tem uma copia do mesmo, eu sou também titular, e serei eu também que lhes pagarei a conta da agua e o valor dessa instalação saiu de uma conta conjunta.

No entanto comuniquei a Indaqua no dia 02/10 que a titular do contrato ainda não tinha recebido qualquer resposta. Hoje, dia 03/10, a titular continua sem receber qualquer resposta, e eu também ainda não recebi resposta sobre esse e-mail.
3 de outubro 2019
A reclamação apresentada , foi devidamente analisada e a competente resposta foi enviada ao Titular do Contrato no 2/10/2019 para o esclarecimento/resolução das questões apresentadas, conforme lhe foi dado conhecimento por email.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
3 de outubro 2019
Como já disse anteriormente, a titular, até ao momento não recebeu qualquer resposta.

Posso questionar qual o meio da resposta ou terá de ser a titular, grávida de 6 meses, a ter que se dirigir ao balcão para obter essa informação?
3 de outubro 2019
Informamos que a resposta enviada para a Titular do Contrato, seguiu pelos correios CTT.
Melhores cumprimentos,
3 de outubro 2019
É de lamentar que enviem uma resposta por correio visto ser uma reclamação efetuada em formato digital, num cliente que tem ativa a fatura eletronica e que tambem tem numero de contacto movel. É de lamentar também que enviem uma resposta que demora 5 dias uteis a chegar ao destino.

É de lamentar que o cliente aguarde uma semana por uma resposta de uma reclamação. Visto isto ainda não tenho qualquer resposta, portanto, é completamente descabido o pedido para a reclamação passar ao estado resolvido.
7 de outubro 2019
Informamos que a resposta enviada para a Titular do Contrato, que seguiu pelos correios CTT Registada com o n.º RF479744370PT , foi hoje entregue.
Melhores cumprimentos,