Ópticas - Redes de Lojas
3 Multiopticas 82.6
Indústria dos ÓculosN/A
Ferraz & Gonçalves - Indústria dos Óculos, Lda

Indústria dos Óculos - Montagem das lentes errada!

Olga Helena do Vale Gomes
Olga Gomes apresentou a reclamação
8 de maio 2023
Venho por este meio queixar-me da Indústria dos óculos e dos seus profissionais. Queixo-me da má montagem das lentes dos óculos e da falta de honestidade e ética da pessoa que o fez, que se recusou a resolver o erro grave e ainda inventou desculpas sem nexo para justificar a colocação errada das lentes.

Para além disto, ainda riscaram levemente a armação, da primeira vez que montaram as lentes; e depois lascaram a pintura, na segunda vez em que colocaram nova lente esquerda - sempre no lado esquerdo onde houve a substituição, no sítio onde as lentes encaixam nos aros. Da primeira ignorei pois eram só uns arranhões leves que mal se viam, mas da segunda vez já acho descuido a mais. Como estava mais preocupada com a visão não estar boa nestes óculos, nunca cheguei a dizer-lhes isto. Estou extremamente chateada porque gosto destes óculos: têm uma cor bonita e estava satisfeita com a minha escolha.

Estes óculos foram pagos por um apoio social. Não tenho mais nenhuns que possa utilizar e preciso deles no dia-a-dia, porque a graduação já é um pouco alta. Também não tenho mais nenhuns óculos usáveis que possa utilizar, nem que tenham a graduação que necessito. Não são lentes progressivas, são lentes monofocais para miopia.

As minhas queixas de visão com eles são coerentes: a minha visão frontal (e no geral) fica muito afectada porque a imagem não fica bem focada na frente. Vejo mesmo uma desfocagem no sentido diagonal, na frente de ambos os olhos, tanto ao longe como ao perto, num computador ou a ler um texto – o que incomoda muito a visão. Como ninguém vê de esguelha no dia-a-dia (olhamos de frente), afecta toda a visão. Nota-se bem nos objectos com muitos detalhes e letras e objectos com linhas de referência. Sinto os olhos tortos quando estou com os óculos, e o olho esquerdo a tentar compensar, ao ler um texto ou olhar para o que me rodeia, por exemplo. Inicialmente afectava a visão quando olhava para o chão: este por vezes parecia fugir ou não estar bem focado. Noto muito uma distorção nas imagens tanto paradas como em movimento e não consigo ver nada com clareza - é perigoso ter os óculos assim e ainda bem que não conduzo!

Como estão, não tenho o benefício da correção que os óculos devem dar e é como não tê-los, com a agravante de que ainda me distorcem os olhos.

….......................

Em Dezembro de 2022 ou finais de Novembro, dirigi-me à Indústria dos óculos, em Alverca (junto à nacional 10), para solicitar orçamento duns óculos com lentes monofocais para miopia, afim de pedir um apoio social. A receita médica foi feita no Hospital de Vila Franca de Xira.
Soube em final de Março que este foi aprovado. No dia 4 de Abril fui à loja para escolher armação e tirarem medidas.

No dia 10 de Abril, recebi nova mensagem informando que tinham os óculos prontos e poderia levantá-los. Dirigi-me à loja 2-3 dias depois: tudo parecia estar bem e não inspeccionei os óculos e armação com muito detalhe. Ao colocá-los lá notei que o chão parecia que fugia debaixo dos pés, e penso que terei dito qualquer coisa à funcionária sobre adaptação, mas pensei que fosse um problema de serem lentes novas.

Nos 10 dias seguintes não me consegui adaptar às lentes. Achei estranho pois a minha receita não é de progressivas e nunca demorei tanto a adaptar-me. Notei que a focagem de ambos os olhos nunca estava realmente bem: as letras e textos, mesmo grandes estavam desfocados, as imagens estavam estranhamente desfocadas e a lente esquerda parecia ter um pequeníssimo brilho ou falha estranha que talvez fosse no revestimento mas não era um risco à superfície, e só se via de certos ângulos.
Telefonei para a loja para saber se seria motivo de preocupação e aconselharam passar por lá, o que fiz no dia 21 ou 22 de Abril creio. Na loja disseram que iriam substituir a lente esquerda: perguntei se realmente era uma falha, mas não me disseram o que era, e supus que fosse no revestimento ou tratamento.

No dia 26 de Abril recebi aviso para ir à loja e fui levantar os óculos a 27 ou 28 de Abril. Nos dias seguintes continuei a queixar-me de que a visão estava incorrecta e as imagens desfocadas. Achei novamente estranho a adaptação demorar tanto tempo numas lentes destas.

Ao limpar as lentes com o líquido e pano próprio que me deram na loja, notei que as marcas laser das lentes Shamir não estão à mesma altura em ambas as lentes – isto é estranho porque os olhos deveriam sempre estar à mesma altura. Segundo um optometrista me disse há muito tempo atrás, as marcas laser são para salvaguardar o fabricante das lentes e para os optometristas saberem a posição em que as lentes foram montadas.

Com estes óculos, ao alternar um olho fechado e outro aberto, o que vejo é um salto grande na imagem: a imagem do olho direito dá um salto enorme em altura e também da direita para a esquerda. Ora, onde a visão dos dois olhos se sobrepõe, a imagem deveria estar à mesma altura e ser similar em ambos os olhos quando estamos parados a ver algo, porque nesta zona ambos os olhos vêem o mesmo e não conheço niguém com vista normal que tenha esse salto de um olho para o outro.

Tirei várias fotos direita e passei linhas para verificar se os óculos e olhos estavam direitos . A armação estava mas o que vi surprendeu-me negativamente: a minha pupila direita fica claramente mais alta que a esquerda, com estes óculos novos! Tirei mais fotos para confirmar e tirei fotos com os óculos antigos - com estes, a pupila direita não está mais elevada.

No dia 3 de Maio, certa de que algo não está bem nos óculos, fui à loja explicar o problema. Chamaram-me para falar com o sr. que monta as lentes e este insistiu que o problema é da graduação, porque a receita não foi feita pelo oftalmologista deles, e disse que eu devia pedir outra prescrição ao Hospital de Vila Franca de Xira. Só que ele está errado porque no Hospital, eu estava a ver com uma nitidez muito aceitável nas lentes que me apresentaram, mas nestes óculos não.

Deu-me algumas explicações sem nexo mas nenhum que justificasse o problema que os óculos dão. Disse que as marcas laser não contam para nada e não têm de estar à mesma altura (!). Perguntei se os óculos me fariam os olhos tortos e nunca me respondeu directamente: desviou o assunto e deu uma resposta que é incorrecta, de que os óculos são só para corrigir graduações e mais nada! Ele nisto e eu a tentar explicar que não consigo ver bem com os óculos e que não estão certos e que há um salto grande na imagem, de um olho para outro.

Após cerca de 30-40 minutos de discussão, percebi que não valia a pena insistir e que estava a falar com alguém desonesto que, insultuosamente, ainda tentou enrolar-me com explicações sem sentido, talvez por julgar erradamente que eu não entendo nada do assunto.
Disse-lhe que iria falar com a assistente social e ver o que se pode fazer, mas isto é muito grave e não posso ficar com os óculos e olhos assim.

Tenho a certeza absoluta que a montagem das lentes está errada. Quero ver bem e preciso de óculos diariamente. Toda esta situação é um incómodo muito grande e um problema de saúde ocular.

É ainda um crime e insulto grave fazer isto aos olhos de alguém. É vosso trabalho fazer óculos que corrigem a vista das pessoas. Não é vosso trabalho deliberadamente entortar os olhos e, ao recusar resolver o erro que fez, na loja de Alverca foram intencionais nisto.
Data de ocorrência: 8 de maio 2023
22 de maio 2023
Eu tive de os contactar por um formulário na Internet e nem sequer me deram um contacto de alguém para resolver este problema! A resposta a este contacto foi que eu receberia resposta deles ou do apoio social e até hoje, NADA! Passaram 15 dias e a Indústria dos óculos não me disse nada! Nada de contacto, silêncio absoluto.
Nem se dignaram a tranquilizar-me de quando resolveriam nem de fazer um acompanhamento adequado!
Imperdoável!

Quinze dias é demasiado tempo para não resolverem algo tão grave nem sequer dizerem nada, porque eu preciso dos óculos no dia-a-dia. Neste momento estou a usar os antigos, com os quais não vejo muito bem e que precisam ser substituídos e por alguma razão tinha ido à Indústria dos óculos.
Tirei novas fotos direita e confirmei o que já havia visto antes: com os óculos novos da Indústria dos óculos o olho direito fica muito elevado; com os antigos isso não sucede.
Depois algumas empresas não sabem porque é que vão à falência.

Haverá outra queixa oficial nos sítios devidos.
22 de maio 2023
Em primeiro lugar lamentamos a demora na resposta, pois ao receber a notificação do seu descontentamento remetemos o mesmo ao Hospital de Vila Franca de Xira, E.P.E.
Pois fizemos uns óculos com uma receita já com alguns meses com isto
não sabemos se as graduação está ou NÃO desajustadas ao estado de visão da paciente. Trata-se de uma cliente nova na Industria dos Óculos sendo que não temos qualquer histórico da mesma de forma a fazermos algum tipo de confrontação.

Aguardamos ainda uma resposta do Hospital de Vila Franca de Xira, E.P.E.
Se a possibilidade de uma nova reavaliação, posto isto ainda assim referimos alguns pontos:

No paragrafo 1 a cliente refere que as lentes estão mal montadas sem justificar esta informação de forma objetiva. No continuar da reclamação refere várias vezes que as alturas de montagem são diferentes entre olhos quando neste caso em concreto a Sra. até tem a mesma altura pupilar entre olhos, mas ressalto que a mesma pode ser diferente e deve-se à morfologia da pessoa e ao “fit” que a armação escolhida terá no rosto da mesma. Não existem padrões normais ou anormais cada pessoa terá as suas próprias características morfológicas.

Relativamente às queixas em visão de longe, intermédio e perto, é algo sobre o qual não nos podemos pronunciar pois não fizemos a avaliação do estado visual da sra. com e sem compensação, não sabendo qual a acuidade visual esperada em compensação monofocal às distâncias descritas. Neste processo o nosso trabalho foi apenas executar as lentes de acordo com a receita da cliente e os dados de montagem da mesma.

Paragrafo 10 a cliente queixa-se que ao alternar a visão entre olhos a imagem salta horizontalmente e verticalmente. O que pode ser normal e diz respeito ao sistema binocular do paciente, este efeito será diferente se o paciente for ortofórico, endofórico ou exofórico e não sendo só por si um sinal de que algo esteja errado. Mais uma vez não fizemos a avaliação clinica do paciente de forma a podermos justificar este efeito, mas o mesmo só por si não indica nenhum problema do nosso ou do vosso lado.

Na parte final da reclamação a cliente mete em causa o trabalho de outro profissional no passado, depois refere que não afinal o problema foi só com a nossa empresa. Acaba por referir que desde a adolescência tem espasmos musculares mas que quando estava na loja não tinha.

A Indústria dos Óculos orgulha-se de este ano celebrar o seu 10º aniversário de ter mais de 50 funcionários especializados divididos pelas diferentes áreas da empresa e de ter como missão vender os melhores produtos aos clientes com uma justa relação de preço. Temos o foco na satisfação do cliente e na continua melhoria dos nossos processos. Neste caso notamos uma grande barreira na resolução do mesmo.

Brevemente irá ser contactada pelos serviços do Hvfx ou mesmo pela Indústria dos Óculos
25 de maio 2023
Exmo(a) Sr(a),

- Dizem continuamente, por email e aqui, que existe uma barreira à resolução desta situação mas quando vemos com atenção, a barreira é vocês e não estão certamente a falar de mim. Eu disponibilizei-me para ajudar e colaborar como necessário.

- O que vocês realmente fizeram para resolver isto? Não discutiram o assunto comigo e apenas remeteram isto para o Hospital, pedindo vocês a eles uma consulta de oftalmologia (!), que pode demorar 6 meses ou até 1 ano a ser marcada, e não quiseram saber de mais nada, nem me contactaram nunca sobre nada!
Então agora são vocês que pedem consultas por mim, sem me informar previamente?! E se não confiam na anterior receita deles (porque não foram vocês a avaliar), porque razão irão confiar na próxima?

- Se vocês quisessem realmente resolver este problema, porque razão na vossa óptica insistiram para eu pedir nova consulta de oftalmologia ao Hospital de VFX (para reavaliar a receita), sabendo que estes demoram muito tempo a marcar? Algo que vos informei logo. A maioria das ópticas teria insistido ou oferecido uma consulta com o oftalmologista deles só para verificar se o problema era realmente a receita, mas vocês escolheram a opção mais demorada que me faz ficar sem óculos utilizáveis por tempo indeterminado.
E a verdade é que vocês receberiam o dinheiro total por estes óculos ao mesmo preço que os outros clientes pagam mas, no meu caso, nem sequer tiveram de pagar a um oftalmologista para fazer a receita, ao contrário dos outros clientes!

- Pediram-me que esperasse resposta e garantiram que haveria resposta, mas ao fim de todo este tempo fui eu que tive de insistir e contactar-vos de novo para que resolvessem isto. Parece que só a Indústria dos óculos é que não entende que este tipo de situações são urgentes.

- Passaram cerca de 15 dias desde que vos contactei e mais ainda desde que fui à loja de Alverca, para tentar resolver este problema, e ninguém da vossa empresa fez qualquer contacto comigo, nem me deram prazos de resolução.

- Também importante, grave e indesculpável, foi que ninguém da vossa loja de Alverca nem da “Indústria dos óculos” se preocupou em verificar como eu ficaria sem óculos, se tinha alguns com que veja bem (que não tenho) e portanto de fazer o correcto acompanhamento de toda a situação e resolver rapidamente. Simplesmente deixaram-me sem óculos usáveis e não me disseram mais nada nem sequer se preocuparam se eu vejo, se não vejo, como é que eu ficava e em resolver isto depressa!
Neste momento estou a usar os antigos, que não estão bons porque têm a graduação baixa demais.

- Novamente importante: vocês não pediram para ver os óculos que fizeram na vossa loja, para verificar se é realmente um problema da montagem das lentes (que é de certeza absoluta!) - mas disseram logo que o problema é a receita prescrita sem ver mais nada! A qual tenho a firme impressão que não é porque na consulta estava a ver com nitidez bem aceitável, com as duas lentes com que via melhor, mas com os vossos óculos a imagem fica distorcida na frente dos olhos.
Nada disto acontece com os óculos antigos, feitos noutro lado mas, como já disse, estes têm a graduação muito baixa – vejo mal com eles ao longe mas a imagem está direita. Só com os óculos que vocês fizeram a imagem nunca está certa e não é possível ver bem com eles.

- A receita dos meus óculos é uma receita simples para miopia, não é nenhuma receita complexa para astigmatismo. Na receita está só a graduação prescrita. Os dados de montagem, que referiu, não vos foram dados porque não estavam na receita! Estes dados foram os vossos funcionários que fizeram com algumas medições na loja e são da vossa inteira responsabilidade!

- No Portal da queixa existe uma secção privada, quando se faz uma queixa, que se destina a informações e detalhes pessoais e privados, relativas ao interesse da marca de que se faz queixa, que não são para ser vistas pelo público geral nem interessam para perceber o essencial da queixa. E você pôs essa informação (médica), que era só para vocês verem, aqui em público!

Isto diz tudo do vosso carácter e, por esta altura, já nem deveria ser uma surpresa o vosso comportamento pois parece ser um mau hábito da “Indústria dos óculos”! Curiosamente, outro seu funcionário fez algo similar, que eu também escrevi na secção privada, mas vocês acharam que não valia a pena mencionar aqui o comportamento do seu técnico de montagem de lentes!
Podiam ter colocado aqui os insultos velados e intimidações que o seu técnico de montagens me fez quando lá fui tentar resolver isto na loja a 3 ou 4 de Maio - mais alguém com o mau hábito de apontar os detalhes médicos dos outros de forma intimidante ou humilhatória.

Eu podia ter escrito aqui, à vista de todos, que vocês me deram uma factura a provar que tinham as lentes desde dia 4 de Abril, mas só me chamaram no dia 10 de Abril – o que é estranho nos dias de hoje. Com os óculos do meu pai (mais um cliente perdido!), não demoraram tanto tempo, foi de um dia para outro.

Ou a forma como alguém na vossa loja riscou e lascou a pintura da armação (de que eu gostava muito), em vários pontos mas sempre no sítio onde as lentes encontram a armação. De todas estas informações na secção privada, vocês só puseram aqui em público o que vos interessou, que foram informações minhas de saúde.

Também vos podia ter dito que o vosso técnico de montagem de lentes de Alverca, limpou as lentes dos óculos com álcool etílico a 90 volumes, daquele que se vende na farmácia/supermercado cpm tampa azul, para remover a tinta do marcador permanente (marca Staedtler) que usou para fazer marcações na lente! Quando nos dizem a todos para usar sabão de PH neutro ou líquido próprio para limpar óculos e lentes é obvio que não se aplica a vocês profissionais da “Indústria dos óculos”.
É mesmo muita informação e erros graves quando o problema aqui é óbvio!

Eu não escrevi algumas informações médicas anteriores aqui na secção pública porque simplesmente porque não são a minha queixa actual e porque não afectam o serviço que vocês fizeram (podiam ter feito a montagem correcta das lentes e resolveria muito problemas) e a queixa aqui é o mau serviço que vocês prestaram agora. É apesar de tudo informação pessoal que só interessava a quem faz montagem de lentes e que eu fiz questão de lembrar aos vossos funcionários, e que deixei em aqui privado para vocês entenderem a situação grave que é.
Uma óptica fornece um serviço de saúde – o vosso trabalho não é entortar os olhos dos clientes é corrigi-los.

- Não tenho também problema de lembrar aquilo que todos sabemos: na área da óptica há muitas lojas desonestas e percebe-se pelas queixas de toda a população.
A anterior loja de óptica não se incomodou de medir a minha distância naso-pupilar e colocar as lentes segundo essa distância, algo que deveriam ter feito, como descobri tarde. Isto é importante porque tenho o osso do nariz, onde assentam os óculos, ligeiramente desviado para a direita, e disse isso aos seus funcionários que me atenderam, por esta razão dei-vos esta informação. É suposto as ópticas prestarem atenção à distância naso-pupilar quando existem casos destes.
Mas, a anterior óptica não me colocou um olho a cada altura, Ccomo vocês fizeram! E tenho fotos a prová-lo.

- Podemos todos ir esclarecer isto com outros profissionais verdadeiros da área e, aquilo que provavelmente irão ouvir, é o que me dizem a mim: que em circunstância alguma os dois olhos podem estar, cada um, a alturas diferentes!

É muito claro, para qualquer pessoa, que tudo isto acima significa a vossa má vontade em resolver esta situação e que a vossa preocupação não é o cliente!
Em todo este tempo, não se preocuparam de fazer o que deveriam. O silêncio da vossa parte foi absoluto, nenhum contacto, nenhuma informação do que se passa, nenhuma preocupação de como eu ficava sem óculos - nada! Uma impressionante e total falta de respeito e consideração! Tudo isto numa empresa que vende um artigo de saúde que é indispensável diariamente para quem usa. Aqui está realmente a vossa preocupação com a satisfação, saúde e bem estar dos vossos clientes!

Alguém acha que tudo o que vocês fizeram está correcto ou é normal?

Desde o princípio, que vocês tiveram um comportamento não ético e muito pouco profissional e, sendo os óculos um artigo de saúde, foram irresponsáveis e criminosos (é um crime fazer isto aos olhos das pessoas), com uma total falta de respeito, total desinteresse pela situação ou por a resolver.

Disseram-me por email que cancelar a compra era a vossa “proposta mais radical e como derradeiro recurso” mas não vi vocês fazerem mais nada que se parecesse com qualquer recurso. Podiam ter falado comigo logo e dito isto, à 15 dias atrás, de que preferem cancelar a compra e não arrastar isto nem causar mais dano, e eu teria aceite e não teria esperado mais e talvez já tivesse uns óculos em condições.

A vossa proposta de cancelar a compra dos óculos foi transmitida à assistente de apoio social que escolheu a “Indústria dos óculos”, só espero a decisão deles.
25 de maio 2023
Exma. Sra. Olga Gomes

Neste processo como sabe existem dois clientes, a Sra. Olga e o HVFX como tal a solução terá sempre de envolver 3 intervenientes.

Algo que nos entristece é a insatisfação de qualquer cliente direto ou indireto. No entanto não toleramos quando o mesmo falta à verdade e coloca em causa a capacidade dos nossos profissionais. Em todas as nossas lojas só trabalham técnicos de óptica devidamente certificados para o efeito, Optometristas licenciados e alguns com o grau de mestre e Ortoptistas licenciados.

De forma a clarificarmos a situação: A sra. Olga já se deslocou à nossa loja de Alverca e na tentativa de resolução do problema já lhe fizemos uma substituição de lentes, por isso pedimos que não falte à verdade quando refere que que nada foi feito e que ninguém verificou o dispositivo em questão. Após a substituição do dispositivo os nossos técnicos, voltaram a verificar se tecnicamente seria possível ser feito mais alguma alteração com impacto positivo na sua qualidade visual.

Nós não nos regemos pelo diz que disse e pelo que outras instituições poderiam ou não fazer.

O nosso profissionalismo obriga-nos a ter processos bem definidos, sendo que no vemos impedidos de nos sobrepor a um ato médico, além do mais quem define onde e com que profissionais a sra. terá de ser avaliada não somos nós, mas sim a assistente social em conjunto com o HVFX.

A Sra. Olga encontra-se no pleno direito de mostrar a sua insatisfação, contudo não podemos admitir que coloque em causa o nosso bom nome e o profissionalismo de quem trabalha connosco.

Este tema começa a roçar o limbo da difamação e temos a certeza que não será positivo para nenhuma das partes como tal, pedimos-lhe que se desloque à nossa loja de forma a procedermos à recolha do óculo em questão.

Após receção do mesmo, iremos proceder à devolução da quantia paga pelo HVFX.
26 de maio 2023
Exmo(a). Sr(a). que não se identifica,

1 – foram vocês que escolheram expôr tudo aqui em vez de resolverem isto comigo em privado.

2 - Ainda não sabia que havia aqui um processo, ainda.

3 – Ter uma licenciatura ou grau de Mestre nunca foi garantia de boa execução, de conduta ou ética profissional, de validação de carácter, nem sequer impediu ninguém de cometer erros graves ou até crimes. Se não sabia, basta que veja nas notícias e jornais que estão cheios de casos desses. E normalmente é na forma como se resolvem erros que se distinguem os bons profissionais dos outros.

4 - Foi você que faltou à verdade aqui e quando fazem algo como o que vocês fizeram a alguém, que é muito grave, essa mesma pessoa tem o direito de fazer queixa, de se defender e de resolver o problema em questão. Eu limitei-me a dizer o que aconteceu - a fazer queixa. Se você quiser chamar-lhe, a eu ter dito a verdade, “pôr em causa o trabalho” então chame-lhe o que quiser, porque só porque você o diz não significa que tenha razão. Mas não me vai dizer também que, enquanto cliente, não tenho o direito de me defender e de fazer uma queixa com os factos ocorridos.

5 – Sei que eu não faltei à verdade e que descrevi aquilo que realmente aconteceu. Portanto não faça acusações falsas que quem está a difamar e distorcer os factos é você.
Tudo o que eu disse, aconteceu de facto, inclusive o seu profissional que monta lentes e que limpou os óculos à minha frente com álcool de 96 volumes.
Eu nunca fui desonesta na vida, nem fui de mentir, e tenho muitas pessoas que o podem comprovar. Não sei se você pode dizer o mesmo.

6 – Provo-lhe que faltou à verdade: a vossa empresa não fez nada mesmo em todo este tempo excepto descartar o problema para as consultas do Hospital. Ao contrário do que diz, vocês nunca fizeram nenhuma substituição de lentes relacionada com este problema de que me queixo, da montagem dos óculos!

O que vocês realmente fizeram foi substituir apenas a lente esquerda, porque a mesma já vinha com um defeito! Portanto não distorça os factos porque vocês apenas substituíram uma lente que me entregaram com problemas, mas entregaram-me os óculos com as lentes montadas a alturas diferentes e com riscos e pequenas lascas na pintura.

7 - Eu desloquei-me à loja por 6 vezes no total e mais nenhuma:
1ª vez para pedir orçamento,
2ª vez para escolher armação e tirar medidas naso-pupilares,
3ª vez para ir buscar os óculos feitos;
4ª vez para me queixar da lente esquerda que vinha com defeito (falha vossa!);
5ª vez para tornar a ir buscar os óculos com a lente esquerda substituída por uma boa;
6ª e última vez para ir reclamar da montagem dos óculos!

8 – Se a pessoa que vem aqui difamar-me continuar a distorcer factos, que é uma forma conveniente de mentir, eu terei de me defender (e o meu bom nome também), como é meu direito. Que é um direito de qualquer pessoa ou cliente duma loja. Vocês já me deixaram sem óculos de que preciso, não me vai tirar os meus direitos também.

9 - Eu tenho de vir aqui com o meu nome, com franqueza, fazer queixa e vocês distorcem os factos e viram as coisas ao contrário e nem sequer se identificam - o que é extremamente cobarde!
Portanto você que não se identificou, escusa de me intimidar novamente, que a pessoa lesada aqui sou eu e o que vocês fizeram não se faz a ninguém.

10 – Concordo com a devolução dos óculos desde que vocês devolvam o valor que foi pago pelo Hospital e apenas nesta condição.

11 – Foram vocês que me garantiram que iriam resolver e andaram, desde o princípio, a esgotar prazos. Depois de tudo isto, ninguém confiaria em vocês e os óculos têm de ser devolvidos com algum tipo de registo, entrega de comprovativo e, provavelmente, mediação de terceiros.

12 - Vou procurar conselho jurídico para correcta devolução dos óculos pois quero um comprovativo de que os entreguei.
Terão notícias e eu contacto realmente os outros, quando digo que o faço.
19 de julho 2023
Entretanto, consegui finalmente uma consulta de verificação das dioptrias no Hospital, que foi feita no dia 17 de Julho.
O refractómetro do Hospital (creio ser este o nome) indicou que os óculos novos têm menos -0.25 dioptrias do que deviam ter de cada lado da lente. Como nunca consegui ver bem com eles nem adaptar-me a uns óculos simples para miopia isto precisa ser resolvido.

O serviço do gabinete do cidadão ligou-me no dia seguinte e incumbiu-me de contactar a empresa para expôr o resultado.
Contactei a empresa pelo email geral, sobre os resultados da consulta e, neste momento, aguardo a resposta e a decisão deles, seja qual for.

Contactei também a DGC com uma queixa para pedir apoio na mediação deste caso mas ainda não obtive resposta.
29 de setembro 2023
Não foi resolvido e ninguém quis saber. AInda não tenho óculos - pouca vergonha que esta país ainda é. A marca nunca me responde, a queixa foi para outros serviços.
A Indústria dos óculos não merece clientes nenhuns! Não os recomendo a ninguém, nem voltarei lá.
Olga Helena do Vale Gomes
Olga Gomes avaliou a marca
31 de outubro 2023

Se fosse possível classificar com "zero" eu classificaria. O lugar de marcas como a Industria dos óculos, que teve o comportamento inaceitavel que teve é num tribunal. Esta empresa vende artigos de uso obrigatório diário, essenciais a quem precisa de óculos. Empresas que fazem isto e tratam os clientes como se nem existissem são criminosos e nem deviam existir.