Instituto Nacional de Emergência Médica

INEM - Falta de ambulâncias para uma idosa engasgada

IVieira
IVieira apresentou a reclamação
1 de janeiro 2020

Venho por este meio apresentar queixa contra o mau serviço prestado pelo 112. No dia 1 de Janeiro de 2020 pelas 12h44 foi feita uma chamada para o 112, uma vez que a minha avó de 86 anos engasgou enquanto almoçava. Um osso ficou preso na garganta, a minha avó já estava roxa e não conseguia respirar. Apenas algum tempo depois começou a tossir. Esta informação foi transmitida na chamada efetuada e foi-me questionado qual seriam os bombeiros mais próximos. Na aflição apenas me lembrei do bombeiros de Vila Meã. Foi-me indicado que iriam enviar o inem ou bombeiros o mais rápido possível. Às 12h58 fui contactada pelo número 218796900 a indicar que não haviam ambulâncias disponíveis nas proximidades.
Agora eu pergunto: Uma idosa engasgada, já roxa e dizem que não há ambulâncias? Como é que isto é possível em pleno século XXI? Não terá a minha avó direito a assistência médica? Era suposto uma pessoa já roxa aguentar até que "alguma ambulância estivesse disponível"?
Num dia como hoje não era suposto existirem mais meios?

Tivemos de pegar no nosso carro e levar a minha avó ao hospital do Marco. Lá foi-nos indicado que não tinham meios para a ajudar e teria de ir para o Hospital de S.João. Mais uma vez não existiam ambulâncias. Como é que isto é possível?
Engaçado no meio disto tudo é que a caminho do S. João passamos nos bombeiros de Constance e qual não é o meu espanto quando vejo uma ambulância estacionada na garagem. Fica a 5 minutos da casa da minha avó. E dizem que não há ambulâncias??? Não sabia que as ambulâncias serviam para estarem estacionadas nos quartéis, pensei que serviam para ajudar a salvar vidas, principalmente quando são chamadas para tal.

VERGONHOSO. EU CHAMO A ISTO NEGLIGÊNCIA.

Agradeço que se tomem medidas. Estamos a falar da vida de uma pessoa!!

A minha avó sobreviveu por milagre, porque se estivesse a espera da ambulância já não estaria cá para contar a história.
Data de ocorrência: 1 de janeiro 2020

N falando do resto, mas o fato de ter ambulâncias estacionadas, não implica que haja tripulação para a mesma. Lembre-se que as maior parte das corporações são voluntários

Ver perfil de
16 de janeiro 2020

MAS TINHA GENTE A TRABALHAR DE CERTEZA QUE PODIA CONDUZIR A AMBULÂNCIA.
SENÃO CONTRATEM MAIS PESSOAL NEH... E MAIS MEIOS CLARO!