19.0
    1000-043 LISBOA
  • ine@ine.pt

INE - Não recebi carta dos censos 2021

Tiago apresentou a reclamação
26 de abril 2021 (editada a 6 de agosto 2021)
É incrível como é obrigatório a participação nos censos 2021 mas não é enviada uma carta com aviso de recepção.

Não recebi nenhuma carta dos censos na minha residência, (a única residência que tenho) e no site oficial NÃO HÁ NENHUMA AJUDA para quem procura por NÃO RECEBI A CARTA DOS CENSOS!

Assim como qualquer pesquisa na internet não tem qualquer resultado nas procuras.

Não há qualquer forma de contactar o recenseador da minha area para obter a respectiva carta.

No site indicam que até agora só cerca de 2 milhões e meio é que responderam num universo de 5 milhões e só foram facultados 20 dias para o acesso á plataforma online.

Se realmente é obrigatório então tinham criado uma forma das pessoas participarem sem as cartas/ códigos ou com o acesso da autenticação do cartão de cidadão ou contribuinte já que as residências estão registadas nas finanças e associadas ao próprio IMI.

JÁ que é obrigatório por lei e estão a melindrar as pessoas com todas as ameaças de coimas na comunicação social deviam possibilitar o acesso sem a carta que não têm comprovativo (ao contrário de um aviso de recepção) de entrega.

Parece haver um desejo do instituto nacional de estatística e do governo português autuar já que os dividendos das coimas vão para ambos e claro, o governo português aprovou a lei das coimas alguns meses de antecedência dos censos 2021.

Parece ser um verdadeiro ato de má fé
Data de ocorrência: 26 de abril 2021
23 de julho 2021
Nunca se dignaram de responder
6 de agosto 2021
16 de março 2022
26 de maio 2022
Tiago avaliou a marca
24 de junho 2022

Reclamação aberta no portal da queixa por motivos de visibilidade e exposição e porque os parâmetros de pesquisa e ajuda oficial no site da entidade foram completamente inúteis. A entidade nunca se dignou a responder pelo que tem uma avaliação e percepção extremamente negativa

Ver perfil de
28 de abril 2021

Eu ainda também não recebi a carta, e concordo plenamente com com esta queixa, não compreendo o porquê de enviar cartas em vez de autenticar com o NIF ou até com um leitor de cartões, como atualmente se faz para aceder a aplicação.

Também não recebi a carta, e já pesquisei na internet e não encontro solução.

Um amigo que mora na urbanização Campo Real em Torres Vedras diz-me que nem ele nem nenhum dos vizinhos recebeu o censo.

Eu estou exatamente igual! :(

Também eu ainda nao recebi o meu... estou a espera...

Também eu ainda nao recebi o meu... estou a espera...

Também eu estou à espera da carta. Hoje telefonei para a linha de apoio e disseram-me que se não recebi a carta agora, vou recebê-la na segunda volta, ou seja, a partir do dia 10 de maio. Todos os meus vizinhos receberam, os meus pais e o meu irmão que vivem na mesma aldeia que eu, mas cada um em sua casa, eles receberam e na minha casa nada. O meu marido só diz que não faz censos nenhuns, mas eles só ameaçam com coimas até 50000 euros. A ver vamos o que isto vai dar.

Também não recebi! Alguém sabe qual a solução? Não há nada na internet!!!!

Eu sou da cova da piedade - almada e tb nao recebi, deve ser excesso de trabalho pois quem esta 10 anos sem fazer nada demora tempo....

Boa noite, tem que se derigir a junta de freguesia da vossa área de residência e contar o sucedido e pedirem um código, porque o mais provável é não enviarem.

Também estou assim ! Não recebi nada , ligo para a linha e dizem me que tenho que aguardar pela 2 volta ...

Na caixa do correio , recebem,

Estou exactamente na mesma situação. Já enviei email para todo o lado, tentei entrar em contacto com a linha de apoio mas de nada serve. Vou aguardar até segunda-feira

também não recebi , e não vejo forma de resolver

Não recebi o Código dos Cencos 2021 , já tentei falar via telefone e não tenho tido sucesso , agradeço que me seja enviado via email (rui.proenca01@gmail.com) o Código para poder preencher e não ter qualquer tipo de multa .
Rui Proença

Também não recebi carta, é inútil contatar INE que não dão resposta...

Ainda não recebi a carta para responder aos censos 2021

Aqui também nao recebmos carta nenhuma,e so hoje percebi que é obrigatório responder.

Também não recebi nenhuma carta dos Censos 2021. Liguei para a linha de apoio e a única coisa que consegui foi receber uma resposta automática a dizer "Aguarde pela visita do recenseador". E o prazo acaba hoje!!

também não recebi a carta dos códigos 2021! liguei para a linha de apoio só dizem para aguardar a visita! Acaba hoje o prazo, e supostamente é obrigatório responder!!!!

Concordo com todos.
Também não recebi a carta com código e na autenticação no site diz : " OCORREU UM ERRO Não foi encontrado nenhum questionário com o seu NIF associado".

Eu estou na mesma situação. Todos ja receberam no meu prédio menos eu. Na linha de apoio não consigo que me atendam.

Eu e a minha companheira estamos na mesma situação até agora não recebemos qualquer carta...

Eu penso que quem não receber acarta com os códigos não terá de responder.
No meu caso, tenho estado atento ao correio mas nada chegou. A multa só será de aplicar para quem recebendo a carta não lhe der resposta.

Estes inquéritos já estão preparados para que parte das pessoas não responda e os resultados sejam obtidos por estimativa, tal como nas sondagens.

Também-me encontro na mesma situação não recebi a carta mais uma vez a função publica a mostrar a sua competência espetacular e depois os cidadãos é que são os mauzões...

Estou na mesma situação, entrei em contato por telefone e passei meus dados atualizados (morada, email, telemóvel), foi me dito que iria receber uma carta nos próximos dias e ate o presente momento nada.