• 21 842 61 00
  • ine@ine.pt

INE - Não recebi carta dos censos 2021

59019521
Tiago apresentou a reclamação

É incrível como é obrigatório a participação nos censos 2021 mas não é enviada uma carta com aviso de recepção.

Não recebi nenhuma carta dos censos na minha residência, (a única residência que tenho) e no site oficial NÃO HÁ NENHUMA AJUDA para quem procura por NÃO RECEBI A CARTA DOS CENSOS!

Assim como qualquer pesquisa na internet não tem qualquer resultado nas procuras.

Não há qualquer forma de contactar o recenseador da minha area para obter a respectiva carta.

No site indicam que até agora só cerca de 2 milhões e meio é que responderam num universo de 5 milhões e só foram facultados 20 dias para o acesso á plataforma online.

Se realmente é obrigatório então tinham criado uma forma das pessoas participarem sem as cartas/ códigos ou com o acesso da autenticação do cartão de cidadão ou contribuinte já que as residências estão registadas nas finanças e associadas ao próprio IMI.

JÁ que é obrigatório por lei e estão a melindrar as pessoas com todas as ameaças de coimas na comunicação social deviam possibilitar o acesso sem a carta que não têm comprovativo (ao contrário de um aviso de recepção) de entrega.

Parece haver um desejo do instituto nacional de estatística e do governo português autuar já que os dividendos das coimas vão para ambos e claro, o governo português aprovou a lei das coimas alguns meses de antecedência dos censos 2021.

Parece ser um verdadeiro ato de má fé
23 jul 2021
Tiago adicionou uma resposta

Nunca se dignaram de responder

06 ago 2021

02 mar 2022

16 mar 2022

26 mai 2022

24 jun 2022
Tiago alterou o estado para Sem resolução
24 jun 2022
Tiago avaliou a marca

Reclamação aberta no portal da queixa por motivos de visibilidade e exposição e porque os parâmetros de pesquisa e ajuda oficial no site da entidade foram completamente inúteis.
A entidade nunca se dignou a responder pelo que tem uma avaliação e percepção extremamente negativa

Ver perfil de

Eu ainda também não recebi a carta, e concordo plenamente com com esta queixa, não compreendo o porquê de enviar cartas em vez de autenticar com o NIF ou até com um leitor de cartões, como atualmente se faz para aceder a aplicação.

Ver perfil de Edna Ferreira de Albuquerque

Edna Ferreira de Albuquerque

Também não recebi a carta, e já pesquisei na internet e não encontro solução.

Ver perfil de José Luís Costa Pinto de Sá

José Luís Costa Pinto de Sá

Um amigo que mora na urbanização Campo Real em Torres Vedras diz-me que nem ele nem nenhum dos vizinhos recebeu o censo.

Ver perfil de JOANA SILVA

JOANA SILVA

Eu estou exatamente igual! :(

Ver perfil de sandra christina

sandra christina

Também eu ainda nao recebi o meu... estou a espera...

Ver perfil de sandra christina

sandra christina

Também eu ainda nao recebi o meu... estou a espera...

Ver perfil de Maria Costa

Maria Costa

Também eu estou à espera da carta. Hoje telefonei para a linha de apoio e disseram-me que se não recebi a carta agora, vou recebê-la na segunda volta, ou seja, a partir do dia 10 de maio. Todos os meus vizinhos receberam, os meus pais e o meu irmão que vivem na mesma aldeia que eu, mas cada um em sua casa, eles receberam e na minha casa nada. O meu marido só diz que não faz censos nenhuns, mas eles só ameaçam com coimas até 50000 euros. A ver vamos o que isto vai dar.

Ver perfil de Bruna Souza

Bruna Souza

Também não recebi! Alguém sabe qual a solução? Não há nada na internet!!!!

Ver perfil de Antonio Ferreira

Antonio Ferreira

Eu sou da cova da piedade - almada e tb nao recebi, deve ser excesso de trabalho pois quem esta 10 anos sem fazer nada demora tempo....

Ver perfil de Gilda

Gilda

Boa noite, tem que se derigir a junta de freguesia da vossa área de residência e contar o sucedido e pedirem um código, porque o mais provável é não enviarem.

Ver perfil de Joana

Joana

Também estou assim ! Não recebi nada , ligo para a linha e dizem me que tenho que aguardar pela 2 volta ...

Ver perfil de maria da conceição rebelo de andrade

maria da conceição rebelo de andrade

Na caixa do correio , recebem,

Ver perfil de Ana Bernardo

Ana Bernardo

Estou exactamente na mesma situação. Já enviei email para todo o lado, tentei entrar em contacto com a linha de apoio mas de nada serve. Vou aguardar até segunda-feira

Ver perfil de TELMA BRÁS

TELMA BRÁS

também não recebi , e não vejo forma de resolver

Ver perfil de Rui Proença

Rui Proença

Não recebi o Código dos Cencos 2021 , já tentei falar via telefone e não tenho tido sucesso , agradeço que me seja enviado via email (rui.proenca01@gmail.com) o Código para poder preencher e não ter qualquer tipo de multa .
Rui Proença

Ver perfil de Andreia Nunes

Andreia Nunes

Também não recebi carta, é inútil contatar INE que não dão resposta...

Ver perfil de Alice

Alice

Ainda não recebi a carta para responder aos censos 2021

Ver perfil de Celeste CAMACHO

Celeste CAMACHO

Aqui também nao recebmos carta nenhuma,e so hoje percebi que é obrigatório responder.

Ver perfil de Joaquim Fonseca

Joaquim Fonseca

Também não recebi nenhuma carta dos Censos 2021. Liguei para a linha de apoio e a única coisa que consegui foi receber uma resposta automática a dizer "Aguarde pela visita do recenseador". E o prazo acaba hoje!!

Ver perfil de Ana Paula Barbosa

Ana Paula Barbosa

também não recebi a carta dos códigos 2021! liguei para a linha de apoio só dizem para aguardar a visita! Acaba hoje o prazo, e supostamente é obrigatório responder!!!!

Ver perfil de TiagoR

TiagoR

Concordo com todos.
Também não recebi a carta com código e na autenticação no site diz : " OCORREU UM ERRO Não foi encontrado nenhum questionário com o seu NIF associado".

Ver perfil de Cátia Santos

Cátia Santos

Eu estou na mesma situação. Todos ja receberam no meu prédio menos eu. Na linha de apoio não consigo que me atendam.

Ver perfil de Ernâni Silva

Ernâni Silva

Eu e a minha companheira estamos na mesma situação até agora não recebemos qualquer carta...

Ver perfil de Pedro

Pedro

Eu penso que quem não receber acarta com os códigos não terá de responder.
No meu caso, tenho estado atento ao correio mas nada chegou. A multa só será de aplicar para quem recebendo a carta não lhe der resposta.

Estes inquéritos já estão preparados para que parte das pessoas não responda e os resultados sejam obtidos por estimativa, tal como nas sondagens.

Ver perfil de Leandro Martins

Leandro Martins

Também-me encontro na mesma situação não recebi a carta mais uma vez a função publica a mostrar a sua competência espetacular e depois os cidadãos é que são os mauzões...

Ver perfil de Marcelo Maluf Teixeira

Marcelo Maluf Teixeira

Estou na mesma situação, entrei em contato por telefone e passei meus dados atualizados (morada, email, telemóvel), foi me dito que iria receber uma carta nos próximos dias e ate o presente momento nada.