Instituto Politécnico do Porto

Estefânia Dias Gomes Tavares
Estefânia Tavares apresentou a reclamação
21 de setembro 2022
Boa tarde  excelente Sr(a) do DGES
Peço ajuda para esclarecer uma dúvida relacionada ao estatuto equiparada a nacional.
Neste ano letivo 2022/2023 foi colocada numa das vagas sobrante no mestrado em contabilidade e finanças do instituto Politécnico de Porto .
Sou São Tomense e tenho residência de 5 anos e estou em Portugal a mais de 4 anos, fiz a minha licenciatura cá .
No ano passado tive o conhecimento que existe um estatuto para alunos internacionais que estão a residir em Portugal, claro obedecendo alguns requisitos , estatuto esse que concede aos alunos equiparado a nacional todos os direitos de um aluno Nacional .
Foi a busca de mais informação e vi que reúno todos as condições necessários para adquirir um estatuto equiparada a nacional.
Entretanto foi aceita no Instituto Politécnico de Porto como uma estudante internacional a minha propina é mais elevada , então foi pedir informação na secretária perguntando sobre essses mesmo direitos e como faço para adquiri-los, disseram me que já não é mais possível recorrer a esse estatuto porque isso tinha que ser avaliado no início da candidatura uma vez que não atribuíram-me eu não tenho esse direito .
Gostaria de saber se tenho mesmo esse direito e se posso recorrer-lo ou não e se , como faço.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2022

Boa tarde faz ja uma carta a ministra do ensino superior resolvem te logo vai ter com a assistente social tambem no Politecnico do Porto mas a carta a ministra e a Provedora da justiça resolvem logo mesmo que seja mais tarde ,resolvem te ,tem que ser tive qualquer coisa aquase parecida