Aluguer de Automóveis

Interrent - Devolução de quantia ilegitimamente retida

Luís Carvalho
Luís Carvalho apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2023
No dia 17.02.2023 celebrei com a EUROPCAR o contrato de aluguer de uma viatura pelo período de 5 dias, sendo que, aquando da reserva, havia sido indicado que o valor total a pagar (com seguro incluído) seria de €237,06.

Porém, aquando da celebração do contrato e levantamento da viatura nas instalações da Europcar do Aeroporto de Lyon (cerca das 11h30m do dia 17.02.2023) foi-me proposto a celebração de um contrato de seguro contra todos os riscos, sem franquia, na medida que o seguro constante do preço anteriormente indicado na reserva teria uma franquia de €750,00.

A fim de garantir uma estadia (com o resto da família) sem problemas e descansada, confiando, também, na palavra e informações do vosso colaborador, anuí na celebração do contrato de seguro proposto, com a informação/garantia do vosso colaborador de que todos os eventuais danos na viatura estariam cobertos pelo seguro.

Para o efeito, paguei cerca de €200,00 a mais do que inicialmente me foi indicado (na reserva).

E assim segui, com a minha família, descansado.

Aquando da devolução da viatura nas mesmas instalações da Europcar (pelas 15h00 do dia 21.02.2023) fui surpreendido com uma inspeção minuciosa à viatura, no âmbito da qual o vosso colaborador conseguiu encontrar/detectar, milagrosamente, um pequeno risco, com uma extensão entre 1 e 2 centímetros, na jante do pneu esquerdo traseiro (cf. fotografia anexa) que, estranhamente, entendeu ser um “dano” que não estava coberto pelo seguro. (!)

O risco em causa - que mais parece um arranhão (cf. fotografia) - não foi feito por mim, sendo que não foram tiradas fotografias ao veículo aquando do seu levantamento (nem me informaram dessa possibilidade) para que pudesse, sequer, contestar o que me foi falsa e insidiosamente imputado.

Antes, aproveitou-se a circunstância de ter (com a restante família) um voo de regresso para apanhar, acompanhados (eu e a minha mulher) que estávamos de 3 crianças e, obviamente, sem tempo para discutir no local o que quer que fosse, com quem quer que fosse, nomeadamente com alguém/algum responsável.

E, nesse contexto, o vosso colaborador limitou-se a informar que me seriam cobrados/retirados €90,00 do cartão de crédito!

Solução que, de imediato, rejeitei e para a qual não dei qualquer autorização, assim como nunca assumi, por qualquer meio, a responsabilidade pelo alegado dano.

Esta é uma situação verdadeiramente kafkiana, injusta e desequilibrada, para mais numa empresa com a visibilidade e dimensão da EUROPCAR.

O comportamento dos vossos colaboradores - informando, o primeiro, falsamente, que todos os eventuais danos estavam cobertos pelo seguro; e o segundo, detetando milagrosamente um pequeno risco numa das jantes do veículo que não estava alegadamente coberto pelo seguro - para me cobrarem mais €90,00, foi verdadeiramente lamentável.

Convencerem-me, no ato da concretização do contrato e levantamento da viatura, a fazer um seguro contra todos os riscos (com o que paguei mais cerca de €200,00 do que o previsto na reserva) para, a final, “detectarem” um pequeno risco numa das jantes da viatura e, sob o pretexto de não estar coberto pelo seguro, me cobrarem mais 90 euros, por algo que nem fiz, constitui uma conduta manifestamente desonesta e abusiva.

Não querendo, porém, acreditar que a Direção da Europcar utilize e/ou tenha conhecimento deste tipo de procedimentos/expedientes para fazer os seus clientes pagarem mais do que aquilo que devem e que foi contratado, aguardo, da vossa parte, a reposição da situação, devendo ser-me devolvido o dinheiro que ilegitimamente me retiveram, pelo alegado dano (arranhão numa das jantes da viatura) que não foi, sequer, causado por mim e que, por conseguinte, nunca reconheci.
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2023