8.9

Intrum - Pagamento indevido à endesa

Sónia Silva Santos
Sónia Santos apresentou a reclamação
22 de janeiro 2023
Lamentavelmente recebi um ofício da INTRUM com informação de dívida à Endesa no valor de 288,96€, procedi ao pagamento de um documento, conforme está mencionado no ofício com o nº0010312021/00030652 (?????) e não sei a que corresponde o valor que paguei. Já solicitei inúmeras vezes por email e telefone às empresas INTRUM e Endesa um averiguamento da faturação, que na minha opinião foi feita erradamente, solicitei também que me enviassem em detalhe as faturas que eu tinha em dívida e até ao momento não recebi nada.
A Endesa apresentou-me uma fatura para pagamento (fatura nº21030310125604999 de 12.03.2021), no valor de 316,19€. Na altura contactei a Endesa a solicitar esclarecimentos sobre a referida fatura e 2 Notas de Crédito que também recebi por correio. Informaram-me que o valor das Notas de Crédito iria ser creditado na minha conta bancária, o que não aconteceu até ao momento. Posteriormente continuaram a enviar-me ofícios com valores em dívida (sempre diferentes), no último ofício que rececionei a 30.04.2021 contactei a Endesa (atendeu-me uma funcionária muito arrogante e mal educada) que me informou que a Fatura 21030310125604999 de 12.03.2021 afinal o valor não era de 316,19€, mas sim de 457,98€ e que as notas de crédito tinham sido creditadas nessa mesma fatura, mas o problema é que a referida fatura é de 316,19€, em lugar algum menciona que foi creditado o valor de 141,79€ referente às notas de crédito. Um contrassenso referente à informação que o outro funcionário me tinha dado anteriormente...
A 23.04.2021 recebi uma mensagem a informar que tinha havido denúncia de contrato e que estava em dívida o valor de 27,23€ (referente a um Documento que não me foi enviado e não sei a que corresponde). Pela falta de profissionalismo apresentada pela Endesa, optei por mudar de fornecedor de serviço de luz e gás, como deixei de ser cliente Endesa não tenho acesso à Base de dados de faturação online.
Em suma, efetuei pagamentos de documentos que não faço a mínima ideia a que correspondem e com a agravante que estão a fazer a faturação do gás em duplicado.
Outra questão, a empresa INTRUM envia ofícios por correio sem os mesmos serem registrados??? Caso tivesse sido extraviado o oficio qual era o procedimento? Para já nem falar no atraso dos correios, o ofício é datado de 13.05.2021 e foi rececionado a 22.05.2021. Se eu não tivesse pago o documento, iriamos arrastar o processo durante quanto tempo? Mas como eu estou farta de pessoas com falta de profissionalismo... Fiz o pagamento porque não quero me desgastar mais com esta situação e como fiz o pagamento EXIGO da v/ empresa saber a que documentos correspondem o pagamento que fiz. EXIGO também o envio detalhado da fatura no 457,98€, assim como do pagamento que fiz no valor de 27,23€ e por fim o documento que os senhores mencionam no vosso ofício. Agradeço que seja esclarecida a minha situação com a máxima urgência.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2023
Sónia Silva Santos