Multimédia e Software

iParque - Estacionamento limitado em matosinhos

Augusto Pereira apresentou a reclamação
14 de janeiro 2023
Empresa Ipaque - estacionamento limitado concelho de Matosinhos
No dia 13/1/2023 +/- 10.52 estacionei o veículo com a matrícula referenciada na notificação anexada, na morada também referenciada na notificação.
Derigi-me para conferir se poderia efectuar o pagamento por aplicação da "via verde," esta não estava disponivel, só possível o pagamento em moedas.
Como não estava munido de moedas, desloquei me ao supermercado Lidl de Matosinhos que é ali ao lado, para trocar o dinheiro para pagar o valor necessário para o tempo que iria estar no local de estacionamento.
Demorei +/- 5 ou 6 minutos a trocar o dinheiro, quando me derigia à máquina para o pagamento já lá tinha uma notificação onde marcava a hora que o controlador passou no local possivel conferir (10.57h).
No tempo que levou entre ir à máquina conferir o modo de pagamento e me deslocar ao Lidl não vi o controlador, deveria estar escondido, pois se ele estivesse por ali, informa-lo-ia que ir trocar o dinheiro para fazer o pagamento, mas mesmo depois de ter passar a notificação já não o vi no local! Até parece que andam a roubar( claro que eu ia pagar entre 0.30€ ou 0.50€ e a coima é 6.60€), compensa!
Também está colado na máquina de pagamento um autocolante, que informa a tolerância de 15 minutos .
Como é possivel confirmar nem a tolerância foi levada em conta, nem o controlador teve bom senso de esperar e perceber que a máquina só funciona a moedas.
Ora nem sempre andamos munidos de moedas, e a aplicação que é usada por quase todos os concelhos à volta é a "via verde", o que facilitaria este incomodo.
Para confirmar a situação exposta posso apresentar testemunhas.
Assim pelo exposto espero que esta notificação seja anulada e arquivada, pois isto é um caça à multa!
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2023
iParque
Boa Tarde Exmo. Senhor,

A DataRede, SA. acusa a receção da reclamação com o número supramencionado, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise á sua reclamação informamos que a DataRede enquanto concessionária responsável em Matosinhos atua em concordância com o regulamento de estacionamentos em vigo no município.

De acordo com o regulamento (Regulamento n.º 494/2018 Diário da República, 2.ª série — N.º 147 — 1 de agosto de 2018), artigo 4.º “Taxas 1 — A ocupação de lugares de estacionamento fica sujeita ao pagamento de uma taxa dentro dos limites horários fixados, de acordo com o Anexo I, que faz parte integrante do presente Regulamento”.

Mais se informa, mediante o com o artigo 5.º Emissão de Título de Estacionamento “1 — A opção de emissão de título de estacionamento gratuito diário de 15 minutos implica a correta introdução dos primeiros quatro dígitos da matrícula no parcómetro, dando assim o condutor o seu expresso consentimento para processamento dos seus dados nos termos da legislação em vigor.”

Salientamos que a aplicação utilizada no município de Matosinhos é o iParque, pelo que não conseguirá validar o estacionamento através de outra aplicação.

Assim a notificação nº 576997, foi emitida em conformidade.

Com os Melhores Cumprimentos
iParque
23 de janeiro 2023
Por engano respondi resolvida, e claro não está resolvida!
23 de janeiro 2023
A resposta dada pela empresa era a esperada, e detrupada, não enquadrada na reclamação.
A minha reclamação foi no sentido que o colaborador deveria estar escondido à espera para passar a multa.
Depois claro que eu não sabia que era necessário colocar a matrícula.,pois só lá tem um autocolante a informar que tem tolerância de 15 minutos!
Era de esperar esta decisão, era de espantar se fosse outra,
Eu reclamei para a ASAE vou espera pela decisão desta autoridade!
Augusto Pereira avaliou a marca
31 de janeiro 2023