IRN - Instituto dos Registos e Notariado
  • Av. D. João II, nº 1.8.01D
    Edifício H
    Campus da Justiça
    Apartado 8295

IRN - Instituto dos Registos e Notariado - Levantamento de cartão de cidadão e requerimento de registo criminal

Isabel Maria Menezes de Sousa Figueira
Isabel Figueira apresentou a reclamação
23 de setembro 2019
No passado dia 17 de Setembro desloquei-me à Loja do Cidadão das Laranjeiras para proceder ao levantamento do Cartão do Cidadão (CC) do meu filho, que neste momento, é residente fiscal no estrangeiro.
O meu filho requereu a renovação do CC via online pois, como todos sabemos, as filas eram intermináveis, a marcação muito demorada e as pessoas que se encontram no estrangeiro não têm disponibilidade, a qualquer altura, de se deslocar aos serviços para o requerer e para além disso foi muito divulgado para que as pessoas o fizessem via online.
Esqueceram-se de divulgar os inconvenientes que o requerimento via online acarreta, principalmente para os emigrantes, situação que não se compreende e que não ajuda a quem já tem de estar longe.
O meu filho este ano não se pode deslocar a Portugal e ainda não, sabe se tem, e quando terá, essa oportunidade no próximo ano.
Tenho comigo o documento para levantamento e após hora e meia de espera fui informada que tem de ser o próprio a levantar, quando esta situação não é explícita no site.
Por outro lado ele precisa de levantar um certificado de registo criminal para obtenção de cidadania e o mesmo não é possível, visto ele ter o CC caducado e o levantamento do novo não ser possível. Não entendo o que o CC tem a haver com o registo criminal.
Só porque o cidadão tem o CC caducado e a emissão do novo já ter sido requerida, não faz com que o cidadão deixe de ser Português e como tal não se entende o porquê de não poder tirar o registo criminal.
Por outro lado, pergunta-se porque é que o cidadão fica com toda a sua informação bloqueada.
O que se depreende é que os Portugueses para terem melhores oportunidades de trabalho, são obrigados a emigrar e depois ainda são privados de obter documentação no seu próprio país, já não basta estarem longe como são penalizados na obtenção da sua documentação.
É inadmissível uma situação destas e cada vez mais a burocracia no nosso país bloqueia a vida dos seus cidadões.
Gostaria de saber porque é que um cidadão que tem o seu CC caducado e já requereu a sua renovação não pode tirar o seu registo criminal.
Data de ocorrência: 23 de setembro 2019
Isabel Figueira
10 de agosto 2021
Não respondem porque motivo?