Jones Lang LaSalle (Portugal) - Sociedade de Mediação Imobiliária S.A.

JLL Portugal - Falta de profissionalismo e transparência

Inês Oliveira
Inês Oliveira apresentou a reclamação
11 de agosto 2020
Venho por este meio expressar o meu descontentamento para com a falta de profissionalismo e transparência dos funcionários da empresa Jones Lang LaSalle (Portugal) - Sociedade de Mediação Imobiliária S.A. (JLL).
No dia 27 de Julho fiz uma visita a um apartamento para venda através da JLL na Calçada do Tojal nº6 tendo sido acompanhada pelo consultor imobiliário Gui Santos Nunes. Durante a visita, o agente passou praticamente todo o tempo ao telemóvel sem dar a devida atenção a uma potencial compradora demonstrando uma completa falta de profissionalismo, bem como falta de educação. No final da visita solicitei expressamente que me fosse enviado o necessário para fazer a proposta de aquisição, que fiz no próprio dia.
No dia 28 de Julho, ao fim do dia, recebi um contacto do Gui a acusar a recepção da proposta e que iria ser apresentada à proprietária. Nos dois dias seguintes tentei contactar o agente através de chamadas telefónicas e mensagens, sem ter qualquer resposta. Quando finalmente consegui que me atendesse, o consultor referido confirmou que a proposta que eu tinha feito tinha sido aceite pela proprietária mas que não queria fazer a reserva da casa sem que se confirmasse a avaliação. Assim sendo, a 31 de Julho, já tendo o crédito pré-aprovado, solicitei os documentos necessários para que o banco pudesse marcar a avaliação. Após várias chamadas sem retorno, recebi uma mensagem a informar-me que esses documentos iriam ser enviados.
Sem ter mais nenhum contacto por parte do consultor Gui, consegui falar com a sua superior hierárquica Sra. Margarida Moura que me informou que ninguém tinha conhecimento da minha proposta como compradora e que a proprietária também tinha aceite uma proposta de igual valor à minha. Como é que uma situação destas pode acontecer quando se está a lidar com uma agência imobiliária certificada?
Não ficando satisfeita com esta posição, contactei diretamente o Sales Manager Sr. Miguel Ribeiro que de forma agressiva e pouco cordial me informou que nunca iriam reservar a casa para mim porque era muito apetecível em termos comerciais. Aí fui informada que a casa até já estava vendida.
Sei que o mercado é livre, mas não tive direito de preferência por ter sido a primeira pessoa a fazer uma proposta para aquela casa nem direito de avançar com qualquer contraproposta. O mais grave é que o consultor Gui não me informou sobre a situação. Isto demonstra uma completa falta de profissionalismo, transparência e lisura tanto do agente imobiliário como da Empresa.
A JLL que se apresenta como empresa de excelência e que exibe diversos prémios de ética e de admiração, tem por trás todo um processo pouco transparente e sem qualquer demonstração de ética profissional. Processo esse que ludibria as pessoas levando-as a gastar tempo e energias que não têm.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2020