13.0
JOP - Veículos e Peças SA (Grupo Gocial)
  • Rua Delfim Ferreira, 84
    4100-199 Porto
  • jop@jop.pt

JOP - Não efectivação da garantia

Eduardo Cruz apresentou a reclamação
14 de junho 2021
Adquiri esta viatura nova em 31/07/2014, tendo sempre feito as revisões na oficina JOP, estando a mesma ainda dentro da garantia. Desde dezembro que tento marcar por vários meios a revisão da viatura mas nunca me atenderam o telefone. Sendo que vivemos uma situação especial de pandemia pensei que fosse devido a esta situação que não fosse possível atenderem. Eu próprio encontrei-me em teletrabalho até dia 5 de Abril. Neste mesmo dia consegui que me atendessem o telefone e marquei a revisão.Referi que sentia um tilintar estranho, aquando da entrega da viatura. Nesta revisão do sexto ano deram-me um orçamento de 236 euros.
Quando telefonei para saber se a viatura estava pronta disseram-me que não tinham feito a revisão pois estavam à espera de uma autorização da direção para verificar o motor. Disseram-me que assim que tivessem uma resposta me telefonavam.
No dia seguinte 8/04/2021, não me telefonaram.
No dia 9/04/2021, referiram que não se responsabilizavam pelo problema (que ainda não sabem o que é), pois a revisão estava em atraso bem como outras revisões que já tinha realizado.
Devo informar que sendo verdade que algumas revisões foram um pouco depois da data marcada outra ocorreu antes da data prevista. sendo assim a garantia foi sempre renovada como comprova o livro de revisões. Só esta revisão dos seis anos é que efetivamente ultrapassa em 4 meses o que seria a data prevista para efetuar a revisão, não ocorrendo devido aos constrangimentos anteriormente referidos.
Também me informaram (e pude constatar) que não tiveram os serviços telefónicos a funcionar, com mudança de todos os funcionários que estavam no atendimento. Com isto não quer dizer que eu não pudesse fazer 30 km para ir diretamente à oficina marcar a revisão, mas devido à situação pandémica não achei seguro. Depois de reclamar para a Kia Portugal disseram-me"Neste momento a viatura apresenta um ruido de motor que necessita ser analisado. Sendo a viatura propriedade de V. Exa. Será sempre apenas ser dada autorização que os serviços da JOP procederão às desmontagens necessárias para efetuarem o referido diagnóstico, esteja ou não a reparação coberta pela garantia." De referir que só a desmontagem do motor são 400 euros, que ficaria a meu cargo. Dado a este impasse mandei efetuar a revisão dos seis anos, onde me substituíram a centralina que estava avariada.
No dia 21/05/2021 levei novamente a viatura à oficina pois a luz de avaria tinha acendido. Disseram-me que o catalizador estava estragado e que necessitavam de desmontar o motor para verificar o problema. Desta vez Autorizei a desmontagem do motor e até ao dia de hoje 14/07/2021, ainda aguardo uma resposta/relatório do problema. Estando há três semanas sem carro e sem qualquer resposta, nem viatura de substituição.
Data de ocorrência: 14 de junho 2021
1 de agosto 2021
Tendo concordado com a solução apresentada em reunião do dia dois julho, na oficina Jop, concessionário kia, ainda não tenho o carro arranjado e nem me dão prazo de resolução. A jop diz que a Kia Portugal não entrega as peças para o arranjo do carro e nem dá prazo de entrega. Preciso de um carro para ir trabalhar e nem viatura de substituição me arranjam.
Eduardo Cruz avaliou a marca
29 de novembro 2021

Tentam arranjar sempre meios para não terem de assumir as suas responsabilidades. Não se preocupam com a fidelização dos seus clientes.