All Win - Consultoria de Gestão, Lda
    1990-273 Lisboa
  • info@kwportugal.pt

KW Portugal - Falta de informação com o cliente

Vera Santos apresentou a reclamação
12 de outubro 2022 (editada a 12 de outubro 2022)
No início deste ano eu e a minha esposa decidi mos vender a nossa habitação e procuramos ajuda junto de um agente imobiliário da empresa KW, VARANDAS MOURAS - Mediação Imobiliária, Lda., Alcantarilha . Após encontrarmos interessados a agente aconselhou nos a fazermos um contrato promessa o qual lemos e assinamos. Uma vez que está prestes o dia da escritura a agente ligou nos a dizer que ia fazer os cálculos do IMI referente ao ano de 2022, para efectuarmos nesse dia a transferência para a conta do comprador. Em conversa com colegas sobre esta situação disseram nos que de acordo com o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis Artigo 8º, “o imposto é devido pelo proprietário do prédio a 31 de Dezembro do ano a que o mesmo respeitar”.
Sei que assinamos o contrato, mas pergunto o porque da agente ter mencionado esta situação no contrato quando não foi pedida por nos e o mais grave é que não fomos alertados para esta situação, pois não temos a obrigação de ter conhecimento de toda a legislação existente. Quando a confrontamos com esta questão a mesma diz que não acha justo os compradores estarem a pagar um valor quando nos é que estivemos la a habitar, a minha pergunta é se existe uma lei não era ela que tinha o direito de decidir sozinha se é justo ou não, ou então se o queria fazer chamava atenção para essa situação. Agora pergunto se é justo nos ficar com a responsabilidade de pagar o IMI da nossa antiga habitação e termos de pagar o da nossa futura, pois no nosso contrato da compra nada foi mencionado referente ao IMI, pois a advogada regulou se pela lei existente.
Data de ocorrência: 12 de outubro 2022
13 de outubro 2022
Bom dia Sra. Vera Santos,

Acusamos a recepção da sua reclamação no Portal da Queixa. Antes de mais, lamentamos a situação.

Para podermos averiguar este caso, pode indicar-nos o nome da consultora responsável pelo imóvel?

Obrigada,
13 de outubro 2022
O nome da consultora é Dª Paula Silva.
Muito Obrigada.
Vera Santos.
Bom dia Sra. Vera Santos,

Obrigada pela sua resposta. Nos Market Centers que indicou inicialmente, que tem a designação comercial de KW Flash Algarve Sotavento e Barlavento (VARANDAS MOURAS - Mediação Imobiliária, Lda.), não temos uma consultora com o nome indicado.

Com o nome indicado temos uma consultora no Market Center da KW Lead Restelo, com o email comercial paulacristina.silva@kwportugal.pt. Pode confirmar que se trata desta consultora?

Temos outras duas consultoras (também elas fora da KW Flash) com os nomes Paula Silva Duarte e Ana Paula Silva. De forma a podermos dar continuidade ao tratamento da sua reclamação, precisamos de identificar a consultora em causa. Caso tenha tido contacto através de email comercial kw da consultora, poderia indicar este? Trata-se da forma mais célere de identificar a consultora/Market Center.

Agradecemos desde já pela compreensão,

14 de outubro 2022
Boa tarde, envio o email da consultora em questão.
paulasilva@kwportugal.pt

Obrigada
Vera Santos.
Boa tarde Sra. Vera Santos,

A sua comunicação foi encaminhada para o Market Center da consultora, Paula Nunes Silva, a KW Flash Algarve Barlavento.

Com a maior brevidade possível será contactada sobre a sua reclamação pelo Market Center.

Obrigada,