9.8

Kid to Kid - Sinto-me enganada pela kid to kid

Carla ventura Ventura
Carla Ventura apresentou a reclamação
8 de outubro 2023
No passado dia 5 fui á loja kid to kid em Telheiras para vender roupas e calçados da minha filha. Levei 4 sacos grandes de roupa nova e algumas só usadas 1 vez. Como tinha sido informada por telefone a roupa deveria estar limpa, sem nódoas e minimamente direta pois seria automaticamente posto para venda. A rapariga que me atendeu disse que os sacos que me fosse devolver eu poderia por de volta no carro, que enquanto era feita a seleção poderia dar uma volta pela loja. Passado algum tempo foi-me entregue um papel com um valor pago a dinheiro e outro valor que seria de crédito em loja. Escolhi o dinheiro, assinei o papel e fizeram o pagamento. Questionei a rapariga que na altura já atendia outra pessoa de quantas peças tinham comprado e está não me deu resposta alguma, voltei a fazer a pergunta e fui novamente ignorada. Chegada a casa verifiquei as peças que trouxe de volta e percebi que tinha deixado na loja cerca de 50 peças de roupa e calçado, a seleção é rigorosa ,pois só estão interessados em marcas boas e roupa com aspecto novo. No pack que ficaram estavam marcas várias incluindo umas chinelas billieblush que a minha filha só as usou por algumas horas e que me custam 60€. No dia seguinte liguei para a loja a perguntar quantos artigos é que lhes vendi e fui informada que tinham sido 60, ora recebi por cada artigo 2€. Disse a quem me atendeu que me sinto enganada e burlada. Pois não me tinham informado as peças que compraram nem o valor que as estavam a comprar. O único talão que recebi tem mencionado o valor que me pagaram e não o n de artigos. Disse-lhe que iria regressar á loja a fim de lhes devolver o dinheiro e recuperar os artigos. Fui informada que deveria enviar um e-mail para a loja, assim o fiz a fim de marcar uma hora para fazer a troca. Fui informada que assinei um documento e concordei com o valor pago. Insisto em dizer que não fui informada do número de pecas que ficaram em momento algum e que o valor que deram pela roupa era ridículo muito abaixo do valor/percentagem mencionada no site.
Sinto-me enganada e burlada pela kid to kid.
Não seguem as regras de informação ao cliente do número de peças adquiridas , simplesmente escolhem a roupa que interessa para a loja voltando a por em monte no saco o que não lhes convém.
Simplesmente quero o assunto resolvido e que algo seja feito para que outros não tenham a mesma sensação de burla que eu tenho.
Data de ocorrência: 8 de outubro 2023
Kid to Kid
9 de outubro 2023
Agradecemos ter disponibilizado do seu tempo para escrever a sua opinião e lamentamos ter não ido ao encontro das suas expectativas.
Antes de respondermos às suas questões queremos repudiar o termo que utiliza - BURLA e que juridicamente constitui um crime onde uma das partes é deliberadamente lesada. Ora não é nada disto que se trata. A Carla trouxe os seus artigos à loja que foram selecionados em função dos nossos critérios, procura dos mesmos e stock da loja. No final foi-lhe proposto um valor a pagar em dinheiro ou em credito na loja (+20%). Neste momento poderia não aceitar e tinha a possibilidade de levar os seus artigos ou recusar vender alguns em particular. Mas não foi esta a sua decisão, a A Carla optou livremente por receber em dinheiro e deu a sua concordância à venda. Portando deverá reconhecer que foi uma transação livre e em momento nenhum foi condicionada ou coagida a proceder à venda, ou seja ao contrário do que afirma não existe nem burla nem se pode considerar enganada.
Relativamente à questão do número de artigos, esta informação não está disponível no talão que recebeu e não existe uma obrigação legal desta informação. Gostaríamos também de informar que artigos são avaliados individualmente e o valor atribuído a cada um tem em consideração o valor de venda do mesmo e depende da idade, estilo, idade, marca, procura, stock da loja ... Por isto não pode transversalmente falar de um valor médio de compra, quando os valores de venda têm diferenças entre si. É também importante que, apesar do valor original poder ser elevado, o nosso valor de venda é determinado pelo valor que os clientes estão dispostos a pagar por um artigo em segunda mão. Como certamente teve a oportunidade de verificar o valor médio de venda dos artigos na loja é 5€ (já com impostos, nomeadamente o IVA) o que representa um valor -60 a -70% do valor original. Assim a correcta análise não é comparar o valor de compra e o valor original do mesmo em novo, mas comparar o valor de compra com o valor de venda do artigo na loja. Ao fazer esta análise vai concluir que as margens praticadas são as normais para o mercado de retalho de artigos desta categoria.
Falando no seu caso concreto afirmou que recebeu 120€ em dinheiro que representam 144€ em credito na loja. Considerando que o nosso valor médio são 5€, isto significa que caso tivesse optado pelo crédito, poderia adquirir +30 artigos, sem pagar nada. Ou seja deixou 60 artigos e levaria +30 artigos (seguramente verificou que existiam na loja centenas de artigos de boas marcas e em óptimo estado a 1€, 2€, 3€ ...)
Anualmente as lojas Kid to Kid em Portugal reutilizam cerca de 1.500.000 artigos permitindo a milhares de famílias comprar, vender e trocar os seus artigos com ganhos significativos no seu rendimento familiar e na sustentabilidade. Este é o espirito da economia circular. Sabia que são necessários 2.700 l de água para produzir 1 t-shirt e que mais 86% da roupa é incinerada ou deitada em aterros, com enormes impactos para o meio ambiente ?
Lamentamos não ter ido ao encontro da suas expectativas e agradecemos a oportunidade de podermos apresentar o nosso ponto de vista.
Melhores cumprimentos,

Kid to Kid Telheiras
Boa tarde.
Está aqui em causa a falta de clareza com que tudo se passa.
E deveria ser também regra da vossa parte informar o cliente quantas peças ficam. Coisa que não aconteceu.
Só o soube no dia seguinte quando entrei em contato com a loja.
Prefiro doar a roupa a fazer novamente uma venda á loja kid to kid.
Estarei atenta ao valor que os artigos vão ser postos para venda. Não me vão dizer que umas tênis Vans de modelo atual usadas 1 única vez pelas quais me pagaram 2€ vão ser vendidas a 5€.
10 de outubro 2023
Sinto-me burlada pois existe da vossa parte uma falha muito grave na lei da revenda e abuso de confiança. Pois o orçamento deverá ser feito por peça e não no seu total assim como me deveria ter sido entregue um orçamento com o valor peça e não total. O documento que assinei apenas salienta que não posso exigir o produto de volta mas posso exigir a reavaliação do mesmo uma vez que não estou de acordo com o valor pago.
Existe uma burla com abuso de confiança e reclamo não por força do que acordei mas sim do que não acordei.
Kid to Kid
10 de outubro 2023
Sobre os seus ultimos comentários:

- Naturalmente os tenis Vans não serão marcados por 5€, nem foram comprados por 2€
- Compreendemos que não tenha conhecimento, mas não existe nenhuma lacuna na lei. Os procedimentos são os mesmos em Portugal, EUA e restantes paises. Não são as entidades que compram que devem emitir documentos, mas quem vende. No caso de bens de 2ª mão o regime fiscal isenta o vendedores de qualquer imposto e se verificar nas suas facturas de compras na loja Kid to Kid, emitidas pelo programa PRIMAVERA que é certificado, o IVA dos bens de 2mão não tem o valor descriminado. Isto faz parte da lei fiscal em todos os paises e não se trata de burla, falta de transparencia do mercado.
10 de outubro 2023
Pois se as Vans no foram 2€ significa que ouve peças pagas abaixo dos 2€.
Vamos ver se a ASAE pensa da mesma forma que a kid to kid.
Carla ventura Ventura
Carla Ventura avaliou a marca
20 de dezembro 2023

A marca não se dignou a resolver a situacao.