14.8
Grupo Inditex

Lefties - Negaram aceitar nota de 100 euros

Joana Filipa Carvalho Azevedo da Costa Monteiro
Joana Monteiro apresentou a reclamação
13 de janeiro 2024 (editada a 15 de janeiro 2024)
No dia 11 de Janeiro do corrente ano a minha mãe efectuou uma compra na lefties, espaço guimarães, no valor de 52 euros, querendo pagar com uma nota de 100. A minha mãe estava em Portugal de férias e não tinha cartão multibanco com ela, o rapaz da caixa recusou o pagamento e que só aceitava mais pequenas! Sendo que a minha mãe, por acaso, tinha uma de 50 e puxou dela... no entanto, além da falta de educação no atendimento, é ilegal a recusa de uma nota neste valor:

" O comerciante tem o dever de aceitar qualquer tipo de nota e não pode recusá-la com base numa suspeita de falsificação infundada. Caso o cliente observe alguma situação deste tipo, deve informar de imediato o Banco de Portugal.

Outra questão coloca-se com a identificação. No caso de fazermos pagamentos com notas de 100, 200 ou 500 euros podem exigir-nos a identificação? A resposta também é Não. Procedimentos deste tipo contrariam o curso legal da nota de euro e põem em causa a confiança do público nas notas em circulação. Deve informar o Banco de Portugal caso seja confrontado com situações desta natureza."

Acrescento ainda que o pagamento POR LEI em numerário pode ser aceite nas seguintes condições:
valor até 3 mil euros para residentes em Portugal e 10 mil euros para não residentes.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2024
Joana Filipa Carvalho Azevedo da Costa Monteiro
Joana Monteiro avaliou a marca
25 de março 2024

Péssimos!

27 de fevereiro 2024

Muito provavelmente a nota foi negada por nao terem troco, porque montes de estrangeiros como a sua mae pagam valores minimos com notas de valores enormes. Chorar na internet porque nao conseguiu pagar com uma nota de 100 e teve de usar uma nota de 50 é o maior e mais ridiculo problema de primeiro mundo. Cresça, há pessoas com fome