Leiribéria - Comércio de Automóveis, S.A

Leiribéria - Incumprimentos legais

Luis Miguel Ribeiro Carreira
Luis Carreira apresentou a reclamação
28 de julho 2021
Nos primeiros dias de abril de 2021 adquiri uma viatura na Leiriberia, concessionário Seat e Cupra em Leiria. Aquando da celebração do contrato foi efetuada transferência bancária a título de sinal, sendo ainda entregue, na celebração do contrato, uma viatura sobre a qual houve imediata transferência de propriedade ficando o seu valor retido como parte da liquidação da viatura adquirida.
O contrato estipulava um prazo de 60 dias para entrega da viatura nova.
Corridos mais de 90 dias a viatura não foi entregue.
O comprador contactou o vendedor, tendo tido várias justificações mas nenhuma solução. Mais de 90 dias após a compra não havia sequer previsão de fabrico!!! Apesar desta situação o concessionário, ciente do incumprimento, ciente da retenção de valores adiantados pela compra, ciente de que o cliente estava sem viatura, ciente de prejuízos advenientes desta situação, não logrou apresentar qualquer solução, das muitas que certamente existiriam.
Perante o incumprimento contratual, perante a falta de soluções, sobretudo perante a vontade de encontrar soluções, o comprador, nos termos da lei resolveu o contrato unilateralmente dando desse facto conhecimento ao vendedor.
Malgrado a resolução contratual a Leiriberia não devolveu o montante devido no prazo legal (14 dias).
Porquanto o cliente sempre estivesse de boa fê, alertou a Leiriberia para a lei, prazos, obrigações, obtendo apenas respostas como "temos departamento jurídico é para isso".
Já corrido o referido prazo a Leiriberia contactou o cliente, não para devolver o dinheiro mas para pedir deslocação ao concessionário e concomitante assinatura de um contrato de rescisão amigável, quase dando a entender que "perdoava" ao cliente o sinal e aceitava dar por findo o contrato.
Ora, o contrato já havia sido resolvido há duas semanas atrás, logo nada mais havia a fazer, o único documento que o cliente assinaria era a confirmação de recebimento do montante em dívida, o que até à data não ocorreu.
Fica o alerta para os muitos que no mesmo concessionário aguardam viaturas, a Leiriberia exige, recebe, mas não assume falhas nem paga o que deve.
Data de ocorrência: 6 de junho 2021
Leiribéria
29 de julho 2021
Bom dia Sr. Luis,

Compreendemos a sua insatisfação quanto ao atraso da entrega do Cupra Formentor, no entanto, essa situação não depende só dos construtores, pois estão a enfrentar um problema no fornecimento de componentes eletrónicos como consequência da pandemia COVID 19, com um impacto transversal a todas as atividades, situação esta que também deverá conhecer.

Do nosso lado sempre valorizamos a satisfação do nosso cliente e como tal, sempre demonstramos disponibilidade em resolver o seu caso, respeitando assim a sua decisão de desistir do negócio em causa.

Inclusive no dia 28 de Julho 2021 (ontem) foi-lhe enviado um email a confirmar que estamos dispostos a devolver o sinal e a pagar a viatura que nos vendeu, mediante a emissão de uma declaração assinada por si a confirmar a devolução da quantia e a revogar formalmente o contrato de compra e venda.

Assim, ficamos a aguardar que nos indique o dia e hora que pretende assinar a declaração referida para regularizarmos a situação.

Equipa Leiribéria.
Luis Miguel Ribeiro Carreira
Luis Carreira avaliou a marca
17 de março 2022

Resolução em fase judicial pelo que não farei mais comentários