Companhias de Seguros

Luís Pedro Marcelo da Silva
Luís Silva apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2014

Descrição do acidente:
Estando eu ( Toyota Corolla Verso, 42-EJ-64) a começar a sair de um parque de estacionamento, dou prioridade de passagem a um carro (Citroen C4, 94-LC-82) que passava no mesmo sentido em que eu ía a sair. Depois dele passar, comecei a sair no mesmo sentido em que ele ia à minha frente. Subitamente ele trava, parando eu também atrás dele, já na faixa de rodagem. Pondo ele a marcha-atrás sem tomar as devidas precauções de segurança, e estando eu atrás dele parado comecei a apitar, a tentar evitar o embate, mas ele não olhou para trás nem ouviu o apito, talvez por vir com o rádio em alto volume, vindo me embater na frente do meu veículo, não tendo eu qualquer culpa ou hipótese de evitar que ele me embatesse.
Reclamação:
Apesar da Seguradora Liberty não pedir Depoimento Testemunhal da única testemunha que havia declarada na Declaração Amigável na altura do acidente,apesar de ter havido mais testemunhas que eu iria usar mais tarde, resolveu atribuir 50% da responsabilidade do acidente a cada condutor.
Alega que o segurado deles, não tomou as devidas precauções ao efectuar a manobra de marcha atrás,infringindo o disposto do nº1 do artigo 46º do Código de Estrada. Até aqui tudo bem e bastava.
Alega também, e aqui é que é um contrasenso brutal, que eu não tomei as devidas precauções ao sair do estacionamento, infringindo o disposto na alinea a) do nº1 do Artº31º do Código da Estrada.
No momento do acidente não tinha ninguém para dar prioridade de passagem. Eu já lhe tinha dado prioridade de passagem, ele passou, eu comecei a sair, ele parou mais à frente, eu parei também, ele efectuou a marcha atrás comigo atrás dele parado e a apitar. Que culpa posso eu ter se ele vem para trás sem olhar quando eu já estava parado atrás dele?
Entretanto,depois de muitos telefonemas e emails, após receber a primeira resolução da Liberty, questionei como podem tomar uma resolução sem sequer ouvir as testemunhas. Pedi à minha companhia Zurich, que lhe enviasse o depoimento da testemunha e enviei o depoimento de mais duas testemunhas que estavam no local que na altura do acidente nunca pensei que fossem ser precisas. Uma chegaria, pensava eu. Todas afirmam que eu estava parado atrás dele quando efectuou a marcha atrás sem me respeitar. Mesmo assim, a Seguradora Libery, continua a afirmar na segunda resolução que "... não foram apresentados novos fatos ou provas...".
Como é possível existir tanta negligência profissional, perante o depoimento de três testemunhas? Que provas querem eles mais? Não chegam três testemunhas?
Se as seguradoras tivessem de pagar a dobrar quando tentam deturpar a verdade, com certeza que não existiria tanta negligência!!
Paralelamente a esta queixa, irá ser também apresentada queixa ao ISP e ao CIMPAS. e em última instância ao tribunal.

Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2014
14 de fevereiro 2014
Exmº. Senhor Luís Pedro Marcelo Silva,

Após termos sido alertados pelo Portal da Queixa, o que nos mereceu a maior atenção, tomámos conhecimento de que V. Exa. publicou uma reclamação contra esta seguradora, expressando uma apreciação diferente da dos nossos técnicos, o que lamentamos. Aproveitamos para o relembrar de que a Liberty Seguros cumpre escrupulosamente os termos contratados nas suas apólices bem como os prazos e obrigações determinadas pelo Dec. Lei 291/2007 (ramo Automóvel).

Embora não possamos divulgar publicamente o conteúdo dos nossos processos de sinistro (Dec. Lei nº 67/98, de 26 de Outubro – Proteção dos Dados Pessoais) recomendamos que nos contacte através dos canais privilegiados para esse efeito:

• (www.libertyseguros.pt) - Portal da Liberty Seguros, onde poderá comunicar e/ou reclamar os temas que tomar por convenientes.
• Centro de Contacto (808 243 000 – chamada gratuita) atendimento telefónico personalizado, providenciado por uma equipa de profissionais altamente qualificados.
• Se, ainda assim, pretender efetuar uma reclamação formal junto das instituições reguladoras da atividade seguradora (Instituto de Seguros de Portugal ou APS/CIMPAS - Serviço de Provedoria) poderá fazê-lo, com a garantia de que terá uma resposta institucional detalhada e adequada.

Com os nossos melhores cumprimentos e em nome de toda a equipa Liberty Seguros, subscrevo-me cordialmente,

Carlos J. L. Santos
Luís Silva
1 de março 2014
Até à presente data, e após ter enviado o processo do sinistro para o Cimpas no dia 11 de Fevereiro, e novamente por me pedirem , no dia 18 de Fevereiro o Documento Único da minha viatura,ainda não tive mais qualquer resposta da Seguradora Liberty ou do Cimpas. Aguardo serenamente.
24 de junho 2014

Pois é, passados já 6 longos meses ( 23 de Dezembro de 2013) do acidente, em que um veículo segurado pela companhia de seguros Liberty me veio embater. Estava eu parado quando o veículo me veio embater a fazer marcha-atrás tendo eu TRÊS testemunhas que a seguradora não considera. A seguradora só me quer pagar 50%. Estou à espera da data de ir a julgamento com a Seguradora. É um abuso e falta de responsabilidade perante quem não tem culpa nenhuma. Se me querem vencer pelo cansaço encontraram a pessoa errada. Chegou a hora de tornar publica esta vergonha. As televisões e jornais adoram estes filmes!!! Má publicidade a uma seguradora tão lindinha!!!!